1º de maio: Conselho lança questionário para mapear informações sobre os vínculos de trabalho das/os AS | CRESS-17

01/05/2013 as 8:01

Dados serão utilizados para fortalecer o debate sobre as condições e relações de trabalho, bem como para subsidiar projetos da atual gestão

O CRESS-17, por meio de sua comissão temática Observatório do Trabalho, lança hoje, 1º de Maio – Dia do/a Trabalhador/a, o “Mapeamento dos espaços sócio-ocupacionais das/os assistentes sociais no ES”.

Trata-se de um questionário online para promover um levantamento de informações relativas aos vínculos de trabalho das/os profissionais registradas/os no Conselho.

“Considerando o processo de intensificação das transformações no mundo do trabalho e suas repercussões no exercício profissional da/o assistente social, estimamos atualizar as informações relacionadas aos espaços sociocupacionais ocupados, com vistas a fortalecer o debate, no âmbito do Observatório do Trabalho, sobre as condições e relações de trabalho vivenciadas pelas/os profissionais capixabas”, explicou a conselheira e coordenadora do Observatório do Trabalho, Josicleia Zanelato.

O questionário poderá ser respondido pelas/os assistentes sociais devidamente inscritas/os no CRESS-17 que estejam inseridas/os no mercado de trabalho. Clique aqui e responda.

O instrumento ficará disponível no site do Conselho até o dia 31 de julho. A partir dessa data, o Observatório do Trabalho compilará os dados para fortalecer o debate sobre as condições e relações de trabalho vivenciadas pelas/os profissionais capixabas, bem como para subsidiar posteriores projetos da Gestão Resistir para Transformar.

Maio

Josicleia destacou que diante dos objetivos do mapeamento não haveria data melhor para se lançar o questionário do que o 1º de maio – Dia da/o Trabalhadora/or. “As transformações no mundo do trabalho impactam diretamente as/os trabalhadoras/es. Nessa data, sindicatos e outras entidades comemoram a luta da classe trabalhadora e fomentam a reflexão em torno dessas transformações, seus impactos e os desafios que elas trazem”, avaliou.

A conselheira ainda ressaltou a relação do projeto com a campanha deste ano do Conjunto CFESS/CRESS para a comemoração do 15 de maio – Dia da/o Assistente Social: “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”.

“Na maioria dos casos, as transformações no mundo do trabalho são para aumentar a exploração das/os trabalhadoras/es, como terceirizações, flexibilizações, diminuição de direitos, falta de profissionais. A campanha do maio deste ano denuncia isso. E com o mapeamento queremos ver como está a situação no Estado”, apontou a coordenadora do Observatório do Trabalho.

Participação

Para que os objetivos desse mapeamento sejam alcançados é fundamental a participação/colaboração das/os assistentes sociais atuantes no mercado de trabalho capixaba.

“Contamos com a participação das/os assistentes sociais para que a sistematização das informações correspondentes seja a mais fidedigna possível”, convocou Josicleia.

Para responder o questionário clique aqui.