28 de junho – Dia Nacional do Orgulho LGBT: A luta pelos direitos e combate à violência contra a população LGBT também é do Serviço Social! | CRESS-17

28/06/2018 as 3:40

Arte: Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)

A gestão “Tempos de Resistir” reafirma o compromisso do conjunto CFESS-CRESS com a luta e defesa das pautas na garantia de direitos e da vida da população LGBT. Hoje, dia 28 de Junho, é o Dia Nacional do Orgulho LGBT. Cotidianamente, ouvimos casos de violência contra essa população e, não à toa, o movimento possui algumas datas de demarcação de luta: Dia da visibilidade de trans e travestis, Dia da visibilidade bi, Dia da visibilidade lésbica, Dia de combate à violência contra LGBTs, Dia do orgulho LGBT, Dia do orgulho lésbico.

Essas datas tem por objetivo demarcar a importância e necessidade de, ainda hoje, fazer-se “visível” e se orgulhar de ser quem é, porque o preconceito e a discriminação ainda tem ameaçado, matado e desumanizado essa população. O que antes era motivo de vergonha, hoje deve ser motivo de orgulho e visibilidade – pelas conquistas que já tivemos até aqui, mas também pensar que ainda temos muito a avançar!

O dia de hoje conquista um significado político em 1969, em Nova York, quando cerca de 200 LGBTs que freqüentavam o bar Stonewall Inn, resistiram à diuturna violência de policiais. Foi e tem sido uma resistência no intuito de desconstruir a naturalização do sistema de dominação ideológica que instituiu a heterossexualidade como obrigatória/compulsória e tornar um marco da luta pela dignidade dessas pessoas, na perspectiva da igualdade de direitos e emancipação de todas pessoas com respeito à sua individualidade e à diversidade humana.

Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, Organização Não-Governamental que trata dos direitos LGBTs, até o primeiro trimestre desse ano, tivemos registrada a morte de, pelo menos, 153 pessoas LGBTs no Brasil, vítimas de preconceito contra a identidade de gênero e orientação sexual. Esse número é alarmante, se considerarmos que no ano todo de 2017 foram registradas a morte de 169 pessoas. Isso não pode continuar assim!

O CRESS-17 apóia todas as estratégias que contribuem na luta por uma sociedade fundada na liberdade, igualdade, com respeito e valorização da diversidade humana, e, por isso, posiciona-se criticamente contra todas as formas de exploração e opressão. Além disso, acreditamos que é necessário falar sobre preconceitos, discriminações e violências na formação e no exercício profissional, pautando sempre uma experiência educativa e transformadora, já que faz parte do compromisso ético-político profissional a defesa pelos direitos à vida, à visibilidade e também atender, com qualidade, as demandas sociais da população LGBT.

* Confira no site do CFESS o Código de Ética e publicações que fundamentam o posicionamento da categoria! http://www.cfess.org.br/visualizar/menu/local/regulamentacao-da-profissao