47º Encontro Descentralizado CFESS-CRESS da Região Sudeste ocorreu em Vitória-ES, entre os dias 27 e 29 de Julho | CRESS-17

03/08/2018 as 1:50

Entre os dias 27 e 29 de Julho de 2018, ocorreu o 47º Encontro Descentralizado CFESS-CRESS da Região Sudeste, na Escola Agostiniano, localizada no Centro de Vitória/ES. Inicialmente o evento seria realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, contudo devido a falta de energia no local, as atividades foram transferidas.
O Encontro Descentralizado foi precedido dos Fóruns da Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI, e da Comissão Permanente de Ética – CPE, que ocorreram, simultaneamente, na data de 26 de Julho de 2018 no Sindibancários-ES.

O 47º Encontro contou com representantes do CFESS e delegações dos CRESS dos estados do ES, RJ, MG e SP, entre membros das gestões e delegados/as de base eleitos/as nas assembleias, além de trabalhadores/as do Conjunto CFESS-CRESS, totalizando 110 participantes.

Após a mesa de abertura com a participação de todas as entidades, tivemos a Conferência com o tema “Projeto ético político e exercício profissional na contramão da militarização” que contou com a Prof.ª Dr.ª Maria Helena Elpídio (UFES e ABEPSS) como debatedora. A atual conjuntura de retrocessos e contrarreformas em curso no País e seus rebatimentos no processo de trabalho do Serviço Social foram abordados pela palestrante e nortearam as discussões nos grupos de trabalho.

O Encontro deste ano contemplou a etapa de monitoramento das deliberações dos sete eixos do Conjunto CFESS-CRESS para o triênio 2017-2020 com a apresentação de sínteses do que foi realizado até o presente momento pelos CRESS e CFESS. Na noite do dia 27, ocorreu o Eixo de Ética e Direitos Humanos, com destaque para as ações relacionadas a campanha deste triênio, “Assistentes Sociais no combate ao racismo” e o debate sobre o Depoimento Especial.

No sábado, 28 de julho, foram realizados, no período da manhã, simultaneamente, os eixos da Orientação e Fiscalização e da Comunicação e, na parte da tarde, todas as delegações se reuniram para o eixo administrativo-financeiro. No último dia do encontro, foram realizados, simultaneamente, os eixos de Seguridade Social, Formação Profissional/Relações Internacionais.

A Plenária Final apreciou e aprovou as moções apresentadas ao longo do Encontro, seguida da composição de mesa com a participação dos quatro CRESS da Região, CFESS, ABEPSS e ENESSO para a avaliação e encerramento. Importante apontar que a nova metodologia do monitoramento, proporcionou que as sínteses das ações realizadas dentro dos eixos temáticos fossem mais qualitativas e focassem no compartilhamento das dificuldades e estratégias de execução das deliberações.

A mesa da plenária final reafirmou o compromisso da categoria com as suas bandeiras de lutas e com o compromisso ético-político com a defesa da classe trabalhadora. Após o encontro, a Assistente Social Luna Alves de Souza Rodrigues, da Residência Multiprofissional da HUCAM, delegada de base, relatou sobre a sua experiência em ter participado pela primeira vez deste evento:

“Participar do 47º Encontro Descentralizado dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) da Região Sudeste sem dúvidas foi um marco no início da minha trajetória profissional. Pois, demarca minha primeira participação enquanto delegada de base em um encontro organizado pelo conjunto CFESS-CRESS. Acompanhar a etapa de monitoramento das deliberações construídas e aprovadas coletivamente, ano passado, no 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, em Brasília-DF, foi fundamental para entender a implicação e a proporção que as ações têm no exercício profissional dos/das Assistentes Sociais, sem contar no esforço coletivo dos/das militantes que se disponibilizam em construir esse legado para o Serviço Social. Portanto, saio deste encontro mais fortalecida e com a certeza que só a luta e organização coletiva muda a vida, e que em tempos tão adversos é necessário defender e construir em conjunto com as principais entidades (CFESS-CRESS, ABEPSS e ENESSO) a direção social dessa profissão e suas bandeiras de luta”.

A Assistente Social Raquel Araújo, Agente Fiscal do CRESS/ES, também avaliou positivamente o 47º Encontro Descentralizado da Região Sudeste:

“Como trabalhadora do CRESS/ES, posso falar da honra que é participar da delegação do nosso estado. Sabemos o quanto a urgência imposta pelo cotidiano profissional pode ser um obstáculo a permanecer na resistência, principalmente em tempos temerosos como o que vivemos, mas é neste cotidiano também que florescem novas estratégias. Este florescimento ficou nítido no espaço do Encontro Descentralizado: aprendemos e construímos juntos politicamente e pudemos sentir o quanto juntos somos fortes. Reconheço que grande parte do mérito deste sucesso se deve à forma como a gestão Tempos de Resistir se posicionou em relação ao planejamento do evento. Desde o início, todos os CRESS participantes foram chamados a opinar a respeito de cada detalhe e trabalhadores/as do CRESS da região tiveram voz ativa sobre a melhor forma de desenvolver o Encontro. Apesar de ser nova no Conjunto CFESS-CRESS, afirmo sem receio de errar que este Encontro foi histórico. Todos/as os/as trabalhadores/as ali presentes gritaram juntos e se dispuseram a seguir na luta. Que todos saibam: somos assistentes sociais com um projeto ético político em favor da classe trabalhadora e não nos calaremos jamais! Resistiremos até o fim contra os retrocessos e os ataques sofridos pela classe trabalhadora. Floresceremos!”

Participou do Encontro e deseja fazer uma avaliação e/ou comentários? Acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdq_fjFQFchUscQkyin2GAT9exCnVp31jyXGmavnCss1te4DQ/viewform?c=0&w=1