Manifestações que sacodem o Brasil e eleições do Conjunto CFESS/CRESS são destaques na mesa de abertura do evento, que acontece em Belo Horizonte – MG
Mais de 70 assistentes sociais participam do encontro
O 42º Encontro Descentralizado da Região Sudeste começou na tarde desta sexta-feira, 19, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e vai até este domingo, 21.
Na mesa de abertura do evento, a presidente o CRESS-17, Aline Pandolfi, destacou a importância do encontro, como instância de discussão e de deliberação.
Aline aproveitou ainda para informar que, ao mesmo tempo em que a abertura do evento ocorria, a capital do Estado do Espírito Santo vivia mais um dia de manifestação. Ela frisou que “a força dessas manifestações é uma resposta às violências de toda ordem que atingem a classe trabalhadora”.
Com relação às manifestações, a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, apontou que o Conjunto vive um momento importante e especial, que requisita uma análise política desses acontecimentos. “Esses movimentos têm limitações e questões. Mas também apontam possibilidades. A limitação do ‘fora partido’ é fruto do quê? ”, questionou.
Mais sobre as manifestações
Para o presidente do CRESS-MG, Leonardo Reis, as manifestações que ocorrem pelo Brasil, mesmo com as suas contradições, são importantes “para sabermos que existe um movimento de fato, frente à atual cultura política, de desmandos. Mostra que existe inquietações e uma solicitação da sociedade por mudanças”.
Já 1ª secretária do CRESS-SP, Mauricléia dos Santos, lembrou a realização do Dia Nacional de Luta, ocorrido no dia 11 de julho, em todo o Brasil, e organizado pelas centrais sindicais. Mauricléia ainda chamou a atenção e alertou para a continuidade da repressão aos movimentos que têm saído às ruas.
Presidente do CRESS-17, Aline Pandolfi, informou que, ao mesmo tempo em que a abertura do evento ocorria, a capital do Estado do Espírito Santo vivia mais um dia de manifestação
Segundo o presidente do CRESS-RJ, Charles Toniolo, os movimentos que têm ocorrido no Brasil manifestam a busca pelo direito de participação política. “Precisamos disputar esses espaços para dar a direção das políticas que a gente defende”.
Eleições
Alguns dos representantes dos Conselhos Regionais e do Federal lembraram que este é o último encontro descentralizado das atuais gestões. E que a reformulação do código eleitoral está na pauta do encontro.
“Necessariamente faremos balanços de processos e de resultados. Precisamos pensar também as nossas sucessões, pensar sujeitos comprometidos em manterem a direção de ruptura com a atual sociabilidade em busca de uma nova sociedade”, defendeu Sâmia.
De acordo com o presidente do CRESS-MG, é importante “construir nas bases esse processo de transição e garantir que a agenda crítica seja preservada”.
Vitórias
Durante a abertura do descentralizado, a presidente do CFESS ainda destacou algumas recentes vitórias do Conjunto.
“Conseguimos a aprovação do PL da Educação na Comissão de Educação da Câmara, depois de bater pontos por várias semanas lá. E agora vamos bater ponto na Comissão de Constituição de Justiça, que é a última antes do projeto ser encaminhado ao plenário para votação. Tivemos também os vetos aos pontos que discordávamos no Ato Médico, após intensas articulações nas últimas semanas”, informou Sâmia.
03/04/2025 as 2:22
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32
32 anos do Código de Ética do Serviço Social! São 32 anos desde que a categoria profissional se entendeu como trabalhadora, logo pertencendo à classe trabalhadora e compondo ativamente os espaços de luta e resistência. 13 de março é dia de celebração, porque tivemos que ultrapassar muitas barreiras para manter o Projeto Profissional vivo e […]
13/03/2025 as 11:07