Começa o Encontro Descentralizado da Região Sudeste | CRESS-17

Começa o Encontro Descentralizado da Região Sudeste

19/07/2013 as 5:33

Manifestações que sacodem o Brasil e eleições do Conjunto CFESS/CRESS são destaques na mesa de abertura do evento, que acontece em Belo Horizonte – MG

Mais de 70 assistentes sociais participam do encontro

O 42º Encontro Descentralizado da Região Sudeste começou na tarde desta sexta-feira, 19, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e vai até este domingo, 21.

Na mesa de abertura do evento, a presidente o CRESS-17, Aline Pandolfi, destacou a importância do encontro, como instância de discussão e de deliberação.

Aline aproveitou ainda para informar que, ao mesmo tempo em que a abertura do evento ocorria, a capital do Estado do Espírito Santo vivia mais um dia de manifestação. Ela frisou que “a força dessas manifestações é uma resposta às violências de toda ordem que atingem a classe trabalhadora”.

Com relação às manifestações, a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, apontou que o Conjunto vive um momento importante e especial, que requisita uma análise política desses acontecimentos. “Esses movimentos têm limitações e questões. Mas também apontam possibilidades. A limitação do ‘fora partido’ é fruto do quê? ”, questionou.

Mais sobre as manifestações

Para o presidente do CRESS-MG, Leonardo Reis, as manifestações que ocorrem pelo Brasil, mesmo com as suas contradições, são importantes “para sabermos que existe um movimento de fato, frente à atual cultura política, de desmandos. Mostra que existe inquietações e uma solicitação da sociedade por mudanças”.

Já 1ª secretária do CRESS-SP, Mauricléia dos Santos, lembrou a realização do Dia Nacional de Luta, ocorrido no dia 11 de julho, em todo o Brasil, e organizado pelas centrais sindicais. Mauricléia ainda chamou a atenção e alertou para a continuidade da repressão aos movimentos que têm saído às ruas.

Presidente do CRESS-17, Aline Pandolfi, informou que, ao mesmo tempo em que a abertura do evento ocorria, a capital do Estado do Espírito Santo vivia mais um dia de manifestação

Segundo o presidente do CRESS-RJ, Charles Toniolo, os movimentos que têm ocorrido no Brasil manifestam a busca pelo direito de participação política. “Precisamos disputar esses espaços para dar a direção das políticas que a gente defende”.

Eleições

Alguns dos representantes dos Conselhos Regionais e do Federal lembraram que este é o último encontro descentralizado das atuais gestões. E que a reformulação do código eleitoral está na pauta do encontro.

“Necessariamente faremos balanços de processos e de resultados. Precisamos pensar também as nossas sucessões, pensar sujeitos comprometidos em manterem a direção de ruptura com a atual sociabilidade em busca de uma nova sociedade”, defendeu Sâmia.

De acordo com o presidente do CRESS-MG, é importante “construir nas bases esse processo de transição e garantir que a agenda crítica seja preservada”.

Vitórias

Durante a abertura do descentralizado, a presidente do CFESS ainda destacou algumas recentes vitórias do Conjunto.

“Conseguimos a aprovação do PL da Educação na Comissão de Educação da Câmara, depois de bater pontos por várias semanas lá. E agora vamos bater ponto na Comissão de Constituição de Justiça, que é a última antes do projeto ser encaminhado ao plenário para votação. Tivemos também os vetos aos pontos que discordávamos no Ato Médico, após intensas articulações nas últimas semanas”, informou Sâmia.