Começa o Encontro Descentralizado da Região Sudeste | CRESS-17

Começa o Encontro Descentralizado da Região Sudeste

19/07/2013 as 5:33

Compartilhe:

Manifestações que sacodem o Brasil e eleições do Conjunto CFESS/CRESS são destaques na mesa de abertura do evento, que acontece em Belo Horizonte – MG

Mais de 70 assistentes sociais participam do encontro

 

O 42º Encontro Descentralizado da Região Sudeste começou na tarde desta sexta-feira, 19, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e vai até este domingo, 21.

 

Na mesa de abertura do evento, a presidente o CRESS-17, Aline Pandolfi, destacou a importância do encontro, como instância de discussão e de deliberação.

 

Aline aproveitou ainda para informar que, ao mesmo tempo em que a abertura do evento ocorria, a capital do Estado do Espírito Santo vivia mais um dia de manifestação. Ela frisou que “a força dessas manifestações é uma resposta às violências de toda ordem que atingem a classe trabalhadora”.

 

Com relação às manifestações, a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, apontou que o Conjunto vive um momento importante e especial, que requisita uma análise política desses acontecimentos. “Esses movimentos têm limitações e questões. Mas também apontam possibilidades. A limitação do ‘fora partido’ é fruto do quê? ”, questionou.

 

Mais sobre as manifestações

Para o presidente do CRESS-MG, Leonardo Reis, as manifestações que ocorrem pelo Brasil, mesmo com as suas contradições, são importantes “para sabermos que existe um movimento de fato, frente à atual cultura política, de desmandos. Mostra que existe inquietações e uma solicitação da sociedade por mudanças”.

 

Já 1ª secretária do CRESS-SP, Mauricléia dos Santos, lembrou a realização do Dia Nacional de Luta, ocorrido no dia 11 de julho, em todo o Brasil, e organizado pelas centrais sindicais. Mauricléia ainda chamou a atenção e alertou para a continuidade da repressão aos movimentos que têm saído às ruas.

 

Presidente do CRESS-17, Aline Pandolfi, informou que, ao mesmo tempo em que a abertura do evento ocorria, a capital do Estado do Espírito Santo vivia mais um dia de manifestação

 

Segundo o presidente do CRESS-RJ, Charles Toniolo, os movimentos que têm ocorrido no Brasil manifestam a busca pelo direito de participação política. “Precisamos disputar esses espaços para dar a direção das políticas que a gente defende”.

 

Eleições

Alguns dos representantes dos Conselhos Regionais e do Federal lembraram que este é o último encontro descentralizado das atuais gestões. E que a reformulação do código eleitoral está na pauta do encontro.

 

“Necessariamente faremos balanços de processos e de resultados. Precisamos pensar também as nossas sucessões, pensar sujeitos comprometidos em manterem a direção de ruptura com a atual sociabilidade em busca de uma nova sociedade”, defendeu Sâmia.

 

De acordo com o presidente do CRESS-MG, é importante “construir nas bases esse processo de transição e garantir que a agenda crítica seja preservada”.

 

Vitórias

Durante a abertura do descentralizado, a presidente do CFESS ainda destacou algumas recentes vitórias do Conjunto.

 

“Conseguimos a aprovação do PL da Educação na Comissão de Educação da Câmara, depois de bater pontos por várias semanas lá. E agora vamos bater ponto na Comissão de Constituição de Justiça, que é a última antes do projeto ser encaminhado ao plenário para votação. Tivemos também os vetos aos pontos que discordávamos no Ato Médico, após intensas articulações nas últimas semanas”, informou Sâmia.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região