Conselho Pleno do CRESS-17 se reúne para deliberações importantes | CRESS-17

Conselho Pleno do CRESS-17 se reúne para deliberações importantes

25/04/0201 as 10:50

Análise de conjuntura, III Encontro Capixaba de Assistente Sociais e manifestação contra o Ato Médico são destaques

No sábado, dia 21 de abril, foi realizada mais uma reunião do Conselho Pleno do CRESS-17, na sede do Conselho, no Centro de Vitória.

A reunião começou às 9 horas com uma análise de conjuntura.

Durante o debate, os conselheiros avaliaram o contexto político-econômico mundial, os rebatimentos no Brasil e no estado do Espírito Santo e suas implicações para os assistentes sociais.

“A análise de conjuntura é um movimento necessário para refletir e pensar propostas para o Serviço Social no Espírito Santo, no intuito de construir e deliberar ações estratégicas a serem encampadas pelo Conselho”, avaliou a presidente Aline Pandolfi.

A reunião continuou à tarde e na pauta estavam vários assuntos.

Um ponto importante foi a conclusão da contratação de um novo profissional, mantendo a proposta da gestão atual de ampliar o número de funcionários do CRESS 17ª Região/ ES visando melhorar o atendimento à categoria.

15 de maio

O 3º Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, que será realizado em maio, em comemoração ao 15 de maio – Dia do Assistente Social, também foi ponto de pauta.

As inscrições para o evento já estão em curso, por meio do site do CRESS. Este ano o tema é “Educação não é mercadoria: Assistentes Sociais na luta por uma educação pública, gratuita, laica, presencial, de qualidade e a serviço da classe trabalhadora”.

Além disso, foram apresentados os materiais (cartaz, banner, adesivo, marca página) de comemoração/divulgação do Dia do Assistente Social enviados pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

Esses materiais serão enviados para escolas e locais de serviços dos profissionais e distribuídos durante as atividades do mês de maio.

Ato Médico

Outro ponto importante foi a discussão sobre o Ato Médico. O CRESS-17 está participando, junto a outros Conselhos, da construção de uma manifestação contra o Ato. Em breve, serão informados pelos veículos de comunicação do Conselho a data e local da manifestação.

Também foram apresentados e aprovados os pareceres do Conselho Fiscal referentes às contas de janeiro de 2012.

Houve ainda a aprovação de resoluções, sendo a mais importante a de número 56/2012 que cria o Observatório do Trabalho, que, entre os seus objetivos, visa estimular debates acerca das particularidades do exercício profissional dos assistentes sociais nos diferentes espaços sócio-ocupacionais no Espírito Santo. Ele também vai incorporar o Observatório das 30 horas.