Análise de conjuntura, III Encontro Capixaba de Assistente Sociais e manifestação contra o Ato Médico são destaques
No sábado, dia 21 de abril, foi realizada mais uma reunião do Conselho Pleno do CRESS-17, na sede do Conselho, no Centro de Vitória.
A reunião começou às 9 horas com uma análise de conjuntura.
Durante o debate, os conselheiros avaliaram o contexto político-econômico mundial, os rebatimentos no Brasil e no estado do Espírito Santo e suas implicações para os assistentes sociais.
“A análise de conjuntura é um movimento necessário para refletir e pensar propostas para o Serviço Social no Espírito Santo, no intuito de construir e deliberar ações estratégicas a serem encampadas pelo Conselho”, avaliou a presidente Aline Pandolfi.
A reunião continuou à tarde e na pauta estavam vários assuntos.
Um ponto importante foi a conclusão da contratação de um novo profissional, mantendo a proposta da gestão atual de ampliar o número de funcionários do CRESS 17ª Região/ ES visando melhorar o atendimento à categoria.
15 de maio
O 3º Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, que será realizado em maio, em comemoração ao 15 de maio – Dia do Assistente Social, também foi ponto de pauta.
As inscrições para o evento já estão em curso, por meio do site do CRESS. Este ano o tema é “Educação não é mercadoria: Assistentes Sociais na luta por uma educação pública, gratuita, laica, presencial, de qualidade e a serviço da classe trabalhadora”.
Além disso, foram apresentados os materiais (cartaz, banner, adesivo, marca página) de comemoração/divulgação do Dia do Assistente Social enviados pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).
Esses materiais serão enviados para escolas e locais de serviços dos profissionais e distribuídos durante as atividades do mês de maio.
Ato Médico
Outro ponto importante foi a discussão sobre o Ato Médico. O CRESS-17 está participando, junto a outros Conselhos, da construção de uma manifestação contra o Ato. Em breve, serão informados pelos veículos de comunicação do Conselho a data e local da manifestação.
Também foram apresentados e aprovados os pareceres do Conselho Fiscal referentes às contas de janeiro de 2012.
Houve ainda a aprovação de resoluções, sendo a mais importante a de número 56/2012 que cria o Observatório do Trabalho, que, entre os seus objetivos, visa estimular debates acerca das particularidades do exercício profissional dos assistentes sociais nos diferentes espaços sócio-ocupacionais no Espírito Santo. Ele também vai incorporar o Observatório das 30 horas.
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32