CRESS-ES envia ofício sobre vacinação aos/às gestores/as públicos do Estado e dos Municípios | CRESS-17

30/03/2021 as 1:16

O Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região (CRESS-ES) enviou para gestores/as das Secretarias Estaduais de Saúde e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento, assim como para as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social do Espírito Santo, um ofício referente à vacinação em nosso estado. O documento ainda foi enviado para as entidades de controle social dessas políticas públicas.

O documento apresenta a posição do Conjunto CFESS/CRESS em relação à vacinação universal, por entender que o processo de imunização é uma estratégia coletiva em saúde, devendo ocorrer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a toda população.

Afirma, ainda, junto a esses/as gestores/as, que as/os Assistentes Sociais também são profissionais que atuam na área da saúde, compondo a equipe de profissionais de nível superior que compõem o atendimento à população usuária dos serviços de saúde. O que pode ser confirmado por meio da Resolução nº 218/1997, do Conselho Nacional de Saúde; e da Resolução CIB SUS-ES 013/2021, da Comissão Intergestores Bipartite.

Dessa forma, o CRESS-ES afirma e defende a necessidade da vacinação das/dos Assistentes Sociais que atuam na política de saúde, conforme o Plano Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 do Espírito Santo, de janeiro de 2021. E ainda defende a inclusão das/os trabalhadoras/es da Política de Assistência Social entre os grupos prioritários nas próximas fases imediatas de vacinação. Em especial, por ser reconhecida entre os serviços essenciais da linha de frente da pandemia, conforme a Portaria nº 100, de 14 de julho de 2020.

Por meio do ofício enviado aos/às gestores/as estaduais e municipais, e às entidades de controle social dessas políticas públicas, o CRESS-ES ratifica o posicionamento de diversas entidades de trabalhadores/as e de gestores/as da Assistência Social, em âmbito nacional, estadual e municipal, que têm como pleito comum a incorporação dos/as profissionais da Assistência Social entre os grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19.

Ofício Circular 32/2021