CRESS-ES participa de reunião ordinária do Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Executivo do Município de Guarapari | CRESS-17

CRESS-ES participa de reunião ordinária do Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Executivo do Município de Guarapari

02/08/2019 as 1:49

Compartilhe:

Na última quarta (31) aconteceu a segunda reunião ordinária do Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Executivo do Município de Guarapari/ES – FAPEMG, instituído em junho deste ano. A reunião contou com a participação da conselheira do CRESS-ES, assistente social Emilly Marques Tenório, que contribuiu com sua experiência enquanto membro enquanto membro do Fórum dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Poder Judiciário/ES.

“A organização coletiva das/os trabalhadores/as fortalece a profissão e a qualidade dos serviços prestados à população, além de possibilitar uma análise da conjuntura e as estratégias necessárias para enfrentá-la. Também é importante o Fórum (FAPEMG) se articular a outros espaços, com o Fórum Capixaba dos/as trabalhadores/as do SUAS (FETSUAS) e com o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública, por exemplo”, reforçou, durante a reunião, Emilly Tenório.

Participação

Vale salientar que o Fórum é integrado por profissionais que compõem a equipe técnica interdisciplinar e/ou multidisciplinar de ensino superior, e os Especialistas em Saúde I (Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista).

O Fórum tem como finalidade reunir os profissionais efetivos dessas áreas, entre outras categorias, tendo em vista o encaminhamento de questões pertinentes ao exercício profissional, a representação dos profissionais das respectivas áreas junto à instituição, bem como aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população, primando pelo fortalecimento da cidadania e defesa dos Direitos Humanos.

Importância

A conquista do Fórum foi celebrada pelos participantes, durante a reunião. “O Fórum representa um marco dos movimentos e lutas realizadas pelos profissionais no município, fruto de um desejo latente, que atende os anseios da criação de um espaço formal, para discutir mais profundamente as questões pertinentes ao exercício profissional e aprimorar a qualidade dos serviços prestados no âmbito municipal”, afirmou Maiana Coutinho dos Santos, secretária Administrativa do FAPEMG.

Opinião compartilhada com a assistente social Carolina Thomaz da Silva. “É gratificante participar do FAPEMG para construir coletivamente e fortalecer os profissionais de Serviço Social, Psicologia e das demais categorias integrantes do Fórum, junto as suas condições e processos de trabalho dando atenção, não somente, para nossas ações profissionais, mas lançando esse olhar sobre a nossa atuação, bem como qualificando nosso atendimento”.

Reunião

Durante a reunião, no dia 31 de julho, foram votadas as seguintes pautas de discussões: 1) Condições de Trabalho; 2) Transparência / Publicização no Financiamento; 3) Necessidade de implantação dos serviços de CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil); e 4) Impactos nos serviços do município com o desmonte do INSS.

O quinto ponto de pauta: a Relação dos serviços da assistência e da saúde junto ao Judiciário, teve decidido, durante a reunião, como primeiro assunto a ser discutido na próxima Reunião Ordinária, as Condições de Trabalho. O último ponto de pauta ainda demandou a formação do primeiro Grupo de Trabalho do Fórum, que volta a se reunir no dia 23 de setembro de 2019.

“O evento foi bem organizado, com palestrante que agregou e acrescentou, perante o novo momento que os técnicos do município vivem. Os técnicos de Psicologia tiveram uma boa representatividade, assim como de outras categorias. Foi um espaço democrático,  com debate de forma construtiva e saudável, que viabilizou a fala e participação coletiva. Proporcionou, também,  a elaboração conjunta do planejamento estratégico das ações, para os grupos temáticos”, salientou o psicólogo João Luiz Vidal Junior.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região