Curso “Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias” é bem avaliado | CRESS-17

Curso “Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias” é bem avaliado

17/08/2012 as 5:27

Participantes destacaram a importância das informações para a prática profissional

De 6 a 8 de agosto, o CRESS-17, por meio de sua Comissão de Seguridade Social, realizou, em parceria com o INSS/ES, o curso “Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias”.

O objetivo é formar representantes de entidades da sociedade civil organizada e de categorias profissionais para atuarem como disseminadores das informações previdenciárias, junto ao segmento que representam.

Ele foi ministrado no auditório da Gerência Executiva do INSS, em Vitória. E com 20 horas de duração, foi muito bem avaliado pelos participantes e organizadores.

A assistente social da Sejus, Suely Rodrigues Dias Brandão, afirmou que o curso “foi de grande valia”, principalmente “com relação ao auxílio reclusão e salário maternidade”. “Foi ótimo. Gostaria que tivesse novos para aprimorar mais ainda. É muita informação importante”, avaliou Suely.

Para a assistente social do Sindicato dos Estivadores do Espírito Santo, Nilzete dos Santos, o curso foi “muito proveitoso”.

“Conseguiram passar as informações do INSS de forma técnica e fizeram um link muito legal com a prática profissional. Deixaram que o plenário participasse colocando desafios, exemplos. Levo daqui mais conhecimento para a minha prática profissional, até mesmo para a minha comunidade, igreja”, afirmou Nilzete.

Ela ainda destacou o alto nível da equipe técnica responsável pelo curso, “todas as nossas perguntas tiveram respostas”, frisou.

Outra profissional que elogiou o curso foi a assistente social dos Correios, Fátima do Amaral Teixeira.

“O curso foi excelente para a nossa prática. O Serviço Social dos Correios é destinado aos empregados. Somos sempre demandados para questões diversas. Esses conhecimentos enriquecem nossa prática porque melhoram nossa intervenção junto aos empregados”, avaliou.

Todo o estado

A coordenadora do Programa de Educação Previdenciária (PEP), Helenir Conti Figueiredo, ressaltou que com o curso as/os profissionais “puderam conhecer melhor o programa e vão repassar as informações para as pessoas que elas/eles atendem”.

Ela ainda evidenciou a importância dessa edição do curso contar com profissionais de todo o estado.

Um exemplo dessa abrangência é a participação da assistente social da Prefeitura Municipal de São Mateus e da Prefeitura Municipal de Jaguaré Camila Côgo. Ela considerou o curso muito importante e de extrema qualidade.

“Essas questões são do nosso dia a dia. Foram discutidas e esclarecidas muitas dúvidas. É importante para o assistente social que lida diretamente com o usuário. Eu trabalho com o programa Incluir, que busca a erradicação da pobreza, e tem como foco principal, dentro dos atendimentos, a Previdência Social, benefícios, pensões, aposentadorias”, apontou.

Agradecimentos e convite

Ao final do curso, a conselheira do CRESS-17 Maristela Pozzi fez os agradecimentos em nome do Conselho.

“Agradeço muito ao PEP que se dispôs a essa parceria com o CRESS. Com isso conseguimos trazer profissionais do norte e do sul do estado. Agradeço também aos instrutores, que são os servidores do INSS e são ocupadíssimos. Eles vêm aqui e depois têm que ir fazer o serviço deles”, lembrou.

Maristela aproveitou para reforçar que a Comissão de Seguridade do Conselho, responsável pela realização do curso, em parceria com o INSS, se reúne na última sexta-feira de cada mês e convidou a todas e todos para participarem das reuniões.