Participantes destacaram a importância das informações para a prática profissional
De 6 a 8 de agosto, o CRESS-17, por meio de sua Comissão de Seguridade Social, realizou, em parceria com o INSS/ES, o curso “Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias”.
O objetivo é formar representantes de entidades da sociedade civil organizada e de categorias profissionais para atuarem como disseminadores das informações previdenciárias, junto ao segmento que representam.
Ele foi ministrado no auditório da Gerência Executiva do INSS, em Vitória. E com 20 horas de duração, foi muito bem avaliado pelos participantes e organizadores.
A assistente social da Sejus, Suely Rodrigues Dias Brandão, afirmou que o curso “foi de grande valia”, principalmente “com relação ao auxílio reclusão e salário maternidade”. “Foi ótimo. Gostaria que tivesse novos para aprimorar mais ainda. É muita informação importante”, avaliou Suely.
Para a assistente social do Sindicato dos Estivadores do Espírito Santo, Nilzete dos Santos, o curso foi “muito proveitoso”.
“Conseguiram passar as informações do INSS de forma técnica e fizeram um link muito legal com a prática profissional. Deixaram que o plenário participasse colocando desafios, exemplos. Levo daqui mais conhecimento para a minha prática profissional, até mesmo para a minha comunidade, igreja”, afirmou Nilzete.
Ela ainda destacou o alto nível da equipe técnica responsável pelo curso, “todas as nossas perguntas tiveram respostas”, frisou.
Outra profissional que elogiou o curso foi a assistente social dos Correios, Fátima do Amaral Teixeira.
“O curso foi excelente para a nossa prática. O Serviço Social dos Correios é destinado aos empregados. Somos sempre demandados para questões diversas. Esses conhecimentos enriquecem nossa prática porque melhoram nossa intervenção junto aos empregados”, avaliou.
Todo o estado
A coordenadora do Programa de Educação Previdenciária (PEP), Helenir Conti Figueiredo, ressaltou que com o curso as/os profissionais “puderam conhecer melhor o programa e vão repassar as informações para as pessoas que elas/eles atendem”.
Ela ainda evidenciou a importância dessa edição do curso contar com profissionais de todo o estado.
Um exemplo dessa abrangência é a participação da assistente social da Prefeitura Municipal de São Mateus e da Prefeitura Municipal de Jaguaré Camila Côgo. Ela considerou o curso muito importante e de extrema qualidade.
“Essas questões são do nosso dia a dia. Foram discutidas e esclarecidas muitas dúvidas. É importante para o assistente social que lida diretamente com o usuário. Eu trabalho com o programa Incluir, que busca a erradicação da pobreza, e tem como foco principal, dentro dos atendimentos, a Previdência Social, benefícios, pensões, aposentadorias”, apontou.
Agradecimentos e convite
Ao final do curso, a conselheira do CRESS-17 Maristela Pozzi fez os agradecimentos em nome do Conselho.
“Agradeço muito ao PEP que se dispôs a essa parceria com o CRESS. Com isso conseguimos trazer profissionais do norte e do sul do estado. Agradeço também aos instrutores, que são os servidores do INSS e são ocupadíssimos. Eles vêm aqui e depois têm que ir fazer o serviço deles”, lembrou.
Maristela aproveitou para reforçar que a Comissão de Seguridade do Conselho, responsável pela realização do curso, em parceria com o INSS, se reúne na última sexta-feira de cada mês e convidou a todas e todos para participarem das reuniões.
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32