Dia Nacional da Visibilidade Trans | CRESS-17

Dia Nacional da Visibilidade Trans

29/01/2018 as 9:42

O dia 29 de Janeiro é comemorado como o Dia Nacional da Visibilidade Trans e o CRESS-17ª Região, através da gestão “Tempos de Resistir” 2017-2020, como parte integrante da luta contra a violência à travestis, transexuais e transgêneros e na luta pela garantia de direitos à essa população, vem à público manifestar apoio ao movimento LGBT.

A transfobia se revela por discursos e atitudes de ódio, violência física, psicológica, chegando ao assassinato de pessoas transexuais e travestis. A Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA publicou um importante relatório com o mapa de assassinatos dessa população em 2017. Assassinatos que aconteceram contra a população Trans, pela condição de serem quem são.

O Serviço Social tem historicamente lutado a favor dos direitos dessa população e, diante disso, orientamos a todas/os profissionais acessarem ao caderno Assistente Social no Combate ao preconceito – Transfobia, a Resolução CFESS nº 615/2011, que “dispõe sobre a inclusão e uso do nome social da assistente social travesti, do/a assistente social transexual nos documentos de identidade profissional” e também o Termo de Orientação produzido pelo CRESS 17ª região aos assistentes sociais acerca do respeito à identidade de gênero e a utilização do nome social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais das/os assistentes sociais.

Vale destacar que o CRESS 17ª região, afirmando seu compromisso com a pauta LGBT, compõe o Conselho Estadual LGBT, onde tem acompanhado as principais lutas, reivindicações e pautas dessa população no estado.