Ética em Movimento em Cachoeiro de Itapemirim reforça a interiorização das ações do CRESS-17 | CRESS-17

16/07/2016 as 10:03

De 6 a 8 de julho, Cachoeiro de Itapemirim, município no sul do Estado, recebeu o curso “Ética em Movimento”, realizado pelo CRESS-17.

Segundo a conselheira do CRESS-17 Ana Paula Brito Mozer o curso foi ótimo, com profissionais participativos, reflexivos e que buscaram o diálogo com as palestrantes.

As conselheiras do CRESS-17 Naara de Lima Campos, Camila Valadão e Michely Mezadri, a agente de fiscalização Sislene Pereira Gomes e a assessora em Serviço Social do Conselho, Tuanne Almeida de Souza, foram as multiplicadoras dessa edição do curso.

Michely, que participou do “Curso de capacitação para agentes multiplicadores do Ética em Movimento”, oferecido pelo CFESS, e ficou responsável por multiplicar o tema no Estado, avaliou positivamente a atividade.

Mesmo o curso tendo módulos diferentes, eles foram bem articulados, graças às articulações entre os multiplicadores que têm a mesma linha de trabalho”, apontou. Ela ressaltou também o interesse das participantes no debate e ainda lembrou que está previsto uma nova edição do curso para setembro, em Vitória.

Bem elaborado

A assistente social, coordenadora de projetos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cachoeiro de Itapemirim, Ana Claudia da Silva Costa Araújo participou do curso e elogiou a elaboração da atividade.

O curso de Ética e Movimento foi muito bem elaborado técnica e metodologicamente, uma grande oportunidade reflexiva entre as dimensões teóricas-metodológicas, normativas e práxis profissional num contexto de grandes desafios e consequências do capitalismo sobre a classe trabalhadora”, destacou.

Ela frisou ainda a importância do conteúdo do curso para o dia-a-dia profissional. “Refletir, questionar e aprofundar as questões que perpassam entre a prática cotidiana do exercício profissional e o homem enquanto ser social que constrói e se constrói em sociedade é de suma importância para o compromisso ético-político do profissional e a qualidade do serviço. Respeito, qualidade e responsabilidade é o nosso compromisso profissional firmado no Código de Ética. Liberdade, equidade e democracia é o nosso compromisso ético com todos os usuários da políticas sociais e serviços sociais. Enfrentamento das contradições postas à profissão, a partir de uma visão crítica e fundamentada é o nosso compromisso entre o projeto social e o projeto profissional na construção de uma nova sociedade. Desafio? Tempos difíceis? ‘Que tempos são esses, em que é necessário defender o óbvio?’. É o nosso tempo. Tempo de luta”, concluiu Ana Claudia.

Interiorização

O trabalho de interiorização das ações do CRESS-17, que levou essa edição do curso para Cachoeiro de Itapemirim, também foi destacado pela conselheira suplente e multiplicadora Michely Mezadri.

Essa é uma decisão política da gestão que tem a compreensão da importância de estar próxima aos profissionais de fora da Grande Vitória. Além de ser fundamental levar as discussões sobre ética para o interior. E, agora, as profissionais que participaram do curso tem a missão de multiplicá-lo na região na qual atuam”, disse.

A profissional Ana Claudia também falou sobre a importância da realização do curso na região sul. “É uma forma de garantir e ampliar a participação dos assistentes sociais, oportunizando o fortalecimento e o respaldo de suas ações na direção de um projeto em defesa dos interesses da classe trabalhadora, de modo acessível, ou seja, mais próximo de suas residências, viabilizando a redução de custos com transporte e hospedagem”, disse.