Com a alteração, cargo passa de assistente intermediário em serviço social para educador social
A Prefeitura Municipal de Itapemirim (PMI) reviu e alterou a nomenclatura do cargo de assistente intermediário em serviço social para a de educador social, no processo seletivo simplificado nº 02/2013.
A mudança foi realizada por meio da lei complementar nº 157/2013 (Clique aqui e confira a lei) e foi uma resposta às cobranças realizadas pela Comissão de Fiscalização (COFI) do CRESS-17.
A COFI enviou notificação à PMI, em 20 de março de 2013, questionando a nomenclatura utilizada, e reiterou a questão em 09 de agosto de 2013. Em setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) respondeu os questionamentos via ofício (Clique aqui e confira o documento), informando sobre a alteração e a ampliação, de nove para 13, das vagas para o cargo de educador social.
“Essa retificação realizada pela municipalidade vem atender aos questionamentos da categoria na defesa da profissão e é fruto da intervenção da COFI que, dentre suas atribuições, analisa e fiscaliza os editais de processos seletivos e concursos, conforme prevê a Lei que Regulamenta a Profissão, bem como a Resolução CFESS n° 512/2017, que dispõe sobre a Política Nacional de Fiscalização (PNF)”, destacou a comissão.
Ainda segundo a COFI, é importante ressaltar que a denominação de “assistente social” é privativa dos habilitados com diploma de graduação em serviço social, oficialmente reconhecido, e devidamente registrados no Conselho Regional da profissão, conforme artigos 2º e 3º da Lei 8.662/93.
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00
A categoria de Assistentes Sociais do Espírito Santo esteve reunida, nesta terça-feira (17/05), para celebrar o Dia do/da Assistente Social, data celebrada no dia 15 de Maio. Com a presença das professoras Eblin Farage (UFF) e Maria Helena Elpídio (UFES), a mesa principal tratou sobre a importância da participação do Serviço Social nas lutas da […]
19/05/2022 as 3:47
O CFESS lançou no dia 30 de abril uma pesquisa sobre o perfil da comunicação do CFESS, com o objetivo de conhecer e entender como a categoria de assistentes sociais tem buscado e recebido informações sobre a profissão. Com a pesquisa, o Conselho quer compreender também as preferências sobre o acesso ao conteúdo produzido pelo […]
19/05/2022 as 10:37
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado hoje, dia 18 de maio, é uma das lutas que, há muito tempo, fazem parte da agenda política de Assistentes Sociais. E muito dessa relação se constrói porque parte da nossa categoria está presente atuando profissionalmente, em instituições que acolhem e atendem pessoas que vivem com transtornos mentais, […]
18/05/2022 as 10:28