A assistente social Camila Taquetti é a nova responsável pela Assessoria em Serviço Social, no CRESS-ES. E a gente aproveitou para fazer uma entrevista com ela, falando um pouco mais sobre esse importante trabalho.
Camila formou-se pela UFES, em 2006. Logo depois, começou a trabalhar no Projovem Urbano, ligado à Prefeitura de Vitória, que “por algum tempo, conciliei com o exercício profissional na Prefeitura de Vila Velha”, conta a Assistente Social.
Em 2008, ela ingressou no mestrado em Política Social, também na UFES. E, recentemente, concluiu o doutorado. “Minha mais longa experiência na área foi como docente do curso de Serviço Social da Salesiana (hoje Unisales). Na docência, construímos muitos projetos de extensão universitária e pesquisas de iniciação científica, com ênfase na discussão sobre juventude, políticas públicas e participação social”, explica Camila.
CRESS-ES
Recém chegada à equipe do CRESS-ES, Camila já identificou as múltiplas funções da Assessoria em Serviço Social. “Presta um importante suporte técnico e/ou político em matéria de Serviço Social ao Conselho Pleno, às Comissões e ao NUCRESS”, cita. E ainda aponta o papel de articulação nas temáticas transversais entre as Comissões do CRESS e as deliberações do conjunto CFESS/CRESS.
Entre as funções, ainda cabem à assessora o planejamento de reuniões, a construção de calendário anual de atividades e a execução delas. Assim como participar dos eventos nacionais da categoria.
“Também está nas funções da Assessoria em Serviço Social compor comissões organizadoras dos eventos locais promovidos pelo CRESS/ES; elaborar materiais diversos de sistematização em matéria de Serviço Social, em apoio às comissões temáticas, entre outros; além de atuar em diversas frentes junto à Coordenação Técnica para encaminhamento das demandas da Diretoria e do Conselho Pleno, e das Comissões de Instrução de Processos Éticos e de Orientação e Fiscalização”, reforça Camila.
Atendimento
As demandas são, em maioria, feitas pelos/as conselheiros/as; incluindo as Comissões do CRESS-ES, acompanhadas pela assessoria, além da dinâmica interna institucional. Juntamente com as coordenações de Comissões Temáticas, explica Camila, tudo que diz respeito à dinâmica desses espaços cabem à Assessoria em Serviço Social, “em termos de proposições de pauta, realização de eventos e atividades, produção de materiais ou posicionamentos em matéria de Serviço Social, além da organização e o encaminhamento de providências”, entre outros andamentos.
Mas a categoria também pode entrar em contato com a Assessoria em Serviço Social. “Durante a pandemia, enquanto estivermos em home office, o atendimento será exclusivamente pelo e-mail assessoria@cress-es.org.br”, alerta. Lembrando que, em tempos de normalidade, além do e-mail, será possível retomar o atendimento também pelo telefone, pelo número 3222-0444.
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00
A categoria de Assistentes Sociais do Espírito Santo esteve reunida, nesta terça-feira (17/05), para celebrar o Dia do/da Assistente Social, data celebrada no dia 15 de Maio. Com a presença das professoras Eblin Farage (UFF) e Maria Helena Elpídio (UFES), a mesa principal tratou sobre a importância da participação do Serviço Social nas lutas da […]
19/05/2022 as 3:47
O CFESS lançou no dia 30 de abril uma pesquisa sobre o perfil da comunicação do CFESS, com o objetivo de conhecer e entender como a categoria de assistentes sociais tem buscado e recebido informações sobre a profissão. Com a pesquisa, o Conselho quer compreender também as preferências sobre o acesso ao conteúdo produzido pelo […]
19/05/2022 as 10:37
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado hoje, dia 18 de maio, é uma das lutas que, há muito tempo, fazem parte da agenda política de Assistentes Sociais. E muito dessa relação se constrói porque parte da nossa categoria está presente atuando profissionalmente, em instituições que acolhem e atendem pessoas que vivem com transtornos mentais, […]
18/05/2022 as 10:28