Saiba um pouco mais sobre as funções da Assessoria em Serviço Social do CRESS-ES | CRESS-17

09/02/2021 as 8:00

A assistente social Camila Taquetti é a nova responsável pela Assessoria em Serviço Social, no CRESS-ES. E a gente aproveitou para fazer uma entrevista com ela, falando um pouco mais sobre esse importante trabalho.

Camila formou-se pela UFES, em 2006. Logo depois, começou a trabalhar no Projovem Urbano, ligado à Prefeitura de Vitória, que “por algum tempo, conciliei com o exercício profissional na Prefeitura de Vila Velha”, conta a Assistente Social.

Em 2008, ela ingressou no mestrado em Política Social, também na UFES. E, recentemente, concluiu o doutorado. “Minha mais longa experiência na área foi como docente do curso de Serviço Social da Salesiana (hoje Unisales). Na docência, construímos muitos projetos de extensão universitária e pesquisas de iniciação científica, com ênfase na discussão sobre juventude, políticas públicas e participação social”, explica Camila.

CRESS-ES

Recém chegada à equipe do CRESS-ES, Camila já identificou as múltiplas funções da Assessoria em Serviço Social. “Presta um importante suporte técnico e/ou político em matéria de Serviço Social ao Conselho Pleno, às Comissões e ao NUCRESS”, cita. E ainda aponta o papel de articulação nas temáticas transversais entre as Comissões do CRESS e as deliberações do conjunto CFESS/CRESS.

Entre as funções, ainda cabem à assessora o planejamento de reuniões, a construção de calendário anual de atividades e a execução delas. Assim como participar dos eventos nacionais da categoria.

“Também está nas funções da Assessoria em Serviço Social compor comissões organizadoras dos eventos locais promovidos pelo CRESS/ES; elaborar materiais diversos de sistematização em matéria de Serviço Social, em apoio às comissões temáticas, entre outros; além de atuar em diversas frentes junto à Coordenação Técnica para encaminhamento das demandas da Diretoria e do Conselho Pleno, e das Comissões de Instrução de Processos Éticos e de Orientação e Fiscalização”, reforça Camila.

Atendimento

As demandas são, em maioria, feitas pelos/as conselheiros/as; incluindo as Comissões do CRESS-ES, acompanhadas pela assessoria, além da dinâmica interna institucional. Juntamente com as coordenações de Comissões Temáticas, explica Camila, tudo que diz respeito à dinâmica desses espaços cabem à Assessoria em Serviço Social, “em termos de proposições de pauta, realização de eventos e atividades, produção de materiais ou posicionamentos em matéria de Serviço Social, além da organização e o encaminhamento de providências”, entre outros andamentos.

Mas a categoria também pode entrar em contato com a Assessoria em Serviço Social. “Durante a pandemia, enquanto estivermos em home office, o atendimento será exclusivamente pelo e-mail assessoria@cress-es.org.br”, alerta. Lembrando que, em tempos de normalidade, além do e-mail, será possível retomar o atendimento também pelo telefone, pelo número 3222-0444.