A assistente social Camila Taquetti é a nova responsável pela Assessoria em Serviço Social, no CRESS-ES. E a gente aproveitou para fazer uma entrevista com ela, falando um pouco mais sobre esse importante trabalho.
Camila formou-se pela UFES, em 2006. Logo depois, começou a trabalhar no Projovem Urbano, ligado à Prefeitura de Vitória, que “por algum tempo, conciliei com o exercício profissional na Prefeitura de Vila Velha”, conta a Assistente Social.
Em 2008, ela ingressou no mestrado em Política Social, também na UFES. E, recentemente, concluiu o doutorado. “Minha mais longa experiência na área foi como docente do curso de Serviço Social da Salesiana (hoje Unisales). Na docência, construímos muitos projetos de extensão universitária e pesquisas de iniciação científica, com ênfase na discussão sobre juventude, políticas públicas e participação social”, explica Camila.
CRESS-ES
Recém chegada à equipe do CRESS-ES, Camila já identificou as múltiplas funções da Assessoria em Serviço Social. “Presta um importante suporte técnico e/ou político em matéria de Serviço Social ao Conselho Pleno, às Comissões e ao NUCRESS”, cita. E ainda aponta o papel de articulação nas temáticas transversais entre as Comissões do CRESS e as deliberações do conjunto CFESS/CRESS.
Entre as funções, ainda cabem à assessora o planejamento de reuniões, a construção de calendário anual de atividades e a execução delas. Assim como participar dos eventos nacionais da categoria.
“Também está nas funções da Assessoria em Serviço Social compor comissões organizadoras dos eventos locais promovidos pelo CRESS/ES; elaborar materiais diversos de sistematização em matéria de Serviço Social, em apoio às comissões temáticas, entre outros; além de atuar em diversas frentes junto à Coordenação Técnica para encaminhamento das demandas da Diretoria e do Conselho Pleno, e das Comissões de Instrução de Processos Éticos e de Orientação e Fiscalização”, reforça Camila.
Atendimento
As demandas são, em maioria, feitas pelos/as conselheiros/as; incluindo as Comissões do CRESS-ES, acompanhadas pela assessoria, além da dinâmica interna institucional. Juntamente com as coordenações de Comissões Temáticas, explica Camila, tudo que diz respeito à dinâmica desses espaços cabem à Assessoria em Serviço Social, “em termos de proposições de pauta, realização de eventos e atividades, produção de materiais ou posicionamentos em matéria de Serviço Social, além da organização e o encaminhamento de providências”, entre outros andamentos.
Mas a categoria também pode entrar em contato com a Assessoria em Serviço Social. “Durante a pandemia, enquanto estivermos em home office, o atendimento será exclusivamente pelo e-mail assessoria@cress-es.org.br”, alerta. Lembrando que, em tempos de normalidade, além do e-mail, será possível retomar o atendimento também pelo telefone, pelo número 3222-0444.
Assistentes sociais que não estejam exercendo sua profissão podem solicitar o cancelamento do registro profissional. O cancelamento é feito na plataforma dos serviços online. Segue link com orientações para tal procedimento: http://www.cress-es.org.br/cancelamento-do-registro-profissional/. E ao fazer a solicitação até o dia 28 de dezembro, você consegue evitar a cobrança da anuidade de 2024. Lembrando que a […]
28/11/2023 as 8:00
No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no […]
27/11/2023 as 9:49
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo. Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. […]
27/11/2023 as 7:30
No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza a última reunião do ano de 2023. O encontro será presencial e está previsto para começar a partir das 15 horas, na sede do CRESS/ES com momentos especiais, sendo: 1. Debate sobre o texto “Desafios para o Serviço […]
24/11/2023 as 11:00