Saúde não se vende! Loucura não se prende! | CRESS-17

Saúde não se vende! Loucura não se prende!

18/05/2022 as 10:28

Compartilhe:

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado hoje, dia 18 de maio, é uma das lutas que, há muito tempo, fazem parte da agenda política de Assistentes Sociais. E muito dessa relação se constrói porque parte da nossa categoria está presente atuando profissionalmente, em instituições que acolhem e atendem pessoas que vivem com transtornos mentais, seus familiares e cuidadores.

Além disso, o Serviço Social tem seu posicionamento histórico em defesa de um modelo de atenção que esteja orientado pela Reforma Psiquiátrica e que contribua enquanto política pública referenciada, garantindo e protegendo os direitos dessas pessoas, assim como a liberdade dessas/os usuárias/os, sempre atuando com respeito e dignidade.

Dessa forma, a gestão “É preciso estar atenta e forte” do CRESS/ES reafirma a possibilidade de articulação do Projeto Ético-Político do Serviço Social com os princípios que norteiam a Luta Antimanicomial, buscando uma sociedade igualitária e que comporte a todas/os, agindo sempre contra todas as formas de preconceito e em respeito à diversidade.

Convidamos à categoria a lerem a nova edição do CFESS Manifesta, publicada recentemente pelo Conselho Federal, e que trata sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Confira aqui!

E, também, para revistarem a edição anterior do CFESS Manifesta, publicada em maio de 2021, em que relata os recentes retrocessos colocados às políticas de saúde mental no Brasil, bem como os movimentos de resistência e os principais desafios para Assistentes Sociais e para todos/as que integram a Luta Antimanicomial. Confira aqui!

O CRESS/ES também publicou, nos últimos dois anos, duas entrevistas com assistentes sociais que atuam na causa e/ou em instituições que acolhem pessoas com transtorno mental. Em 2020, a entrevista foi com Rachel Gouveia Passos (clique aqui!) e no ano passado a conversa foi com Tércia Gomes Helmer (confira!).

Documentos:

CFESS Manifesta (2022) >> http://www.cfess.org.br/arquivos/2021-CfessManifestaAntimanicomial.pdf

CFESS Manifesta (Maio 2021) >>http://www.cfess.org.br/arquivos/2021-CfessManifestaAntimanicomial.pdf

Entrevista com Rachel Gouveia Passos >>http://www.cress-es.org.br/cress-es-entrevista-rachel-gouveia-passos-dia-nacional-da-luta-antimanicomial/

Entrevista com Tércia Gomes Helmer >>http://www.cress-es.org.br/cress-es-entrevista-tercia-gomes-helmer-assistente-social-do-caps-de-santa-maria-de-jetiba/

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região