Sediado no Espírito Santo, 52º Encontro Descentralizado reúne assistentes sociais em defesa da democracia | CRESS-17

Sediado no Espírito Santo, 52º Encontro Descentralizado reúne assistentes sociais em defesa da democracia

30/07/2025 as 9:19

Compartilhe:

O 52º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, realizado entre 25 e 27 de julho, reuniu delegações dos Conselhos Regionais do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, além de representantes do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), em Vila Velha (ES).

As delegações, eleitas em assembleias, foram compostas por representantes das entidades, trabalhadoras e trabalhadores dos CRESS e assistentes sociais da base. O Encontro teve como objetivo avaliar as ações estabelecidas no início do triênio, em 2023.

Com o tema “Na defesa da democracia – Nossas bandeiras pulsam liberdade no Sudeste”, o evento aconteceu no Hotel Quality, na Praia da Costa. No dia anterior à abertura inicial, em 24 de julho, as delegações participaram dos Fóruns das Comissões Permanentes de Ética (CPEs) e Orientação e Fiscalização (COFI) da Região Sudeste, realizados na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Construção coletiva e crítica mobiliza a categoria

O primeiro dia foi marcado por momentos mais que especiais. Com a apresentação potente do grupo Slam Identidade, as artistas espalharam poesia por todo o Encontro, com apresentações que misturaram crítica social, emoção e arte.

Durante a Mesa de Abertura, com representantes dos Conselhos Regionais, os discursos fizeram referência ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela. Também houve uma menção à assistente social Mauricleia Soares, reconhecida por sua trajetória de luta e dedicação à profissão.

A Mesa ainda contou com representantes do CFESS, da ABEPSS e da ENESSO, fortalecendo a articulação entre as entidades da categoria.

A Mesa Principal, com Suellen Cruz (SEDH/ES) e Daniela Neves de Sousa (UFRN), aprofundou o debate sobre a conjuntura brasileira no Sudeste, abordando os desafios da democracia diante do avanço do neoconservadorismo e da extrema direita.

A palestrante Suellen Cruz iniciou discussões importantes referentes ao esgotamento coletivo e a política do ódio, além de destacar os desafios e as possibilidades da participação social nesse cenário.

O debate continuou com Daniela Neves, que discorreu sobre a concepção da democracia no Serviço Social brasileiro, o sentido da democracia interna do Conjunto CFESS-CRESS e as perspectivas do projeto ético-político.

Ambas as mesas foram transmitidas simultaneamente pelo Instagram e YouTube do CRESS-ES. Clique aqui e assista!

Ainda no primeiro dia, ocorreu a leitura e aprovação do regimento interno do Encontro. À tarde, iniciaram-se os debates dos eixos temáticos da programação.

As discussões continuaram no segundo dia, com aprofundamento nos demais eixos. No último dia, o evento foi encerrado com a realização da Plenária Final e da Mesa de Encerramento.

O 52º Encontro representou mais um espaço de fortalecimento do Serviço Social, encaminhando o Conjunto CFESS-CRESS para o fechamento de mais um ciclo. Agora, as delegações se preparam para integrar o Encontro Nacional, que acontecerá de 4 a 7 de setembro, em Campo Grande (MS).

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região