Seis anos se passaram após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), no dia 05 de novembro de 2015. Já se foram seis anos e, até hoje, ninguém foi preso ou responsabilizado criminalmente pelas 19 mortes. Também não houve punição aos crimes ambientais cometidos, nem pela destruição que atingiu mais de 45 municípios, em Minas Gerais e no Espírito Santo, desabrigando centenas de famílias e devastando o Rio Doce com uma lama tóxica que chegou ao oceano.
Ninguém foi julgado, até o momento! O crime de homicídio foi retirado do processo. As comunidades destruídas seguem sem amparo e sem previsão de reconstrução das áreas atingidas. E para piorar, os acordos orquestrados pelas mineradoras envolvidas, junto ao Estado, estão ignorando a participação das pessoas atingidas.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) segue na luta! Atualmente, o grupo realiza a Jornada “Atingidos em Luta por Justiça. 6 anos Mariana e 3 anos Brumadinho” (clique aqui!).
A batalha é contra as maiores mineradoras do mundo, que deixaram e seguem deixando um rastro de violações de direitos, de doenças, de impactos ambientais e econômicos, além de todo o desrespeito às vítimas dos dois crimes.
As ações simbólicas, realizadas pelo MAB, seguem até janeiro de 2022. O movimento dos atingidos luta para que a voz dos/as atingidos/as seja ecoada. Acompanhe as atualizações do movimento: confira!
A gestão “É preciso estar atenta e forte” convida a categoria a relembrar a entrevista feita, em 2020, com o defensor público do Espírito Santo, Rafael Portella, que é coordenador do Núcleo de Atuação em Desastres e Grande Empreendimentos (NUDEGE); e com o participante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), João Paulo Lyrio Izoton, que é mestre em Ciências Sociais e morador de Regência, em Linhares (ES).
Confira a entrevista >> clique aqui!
O CRESS-ES selecionou indicações importantes de leitura, que aprofundam e enriquecem o debate sobre a necessidade da formação e do trabalho anticapacitista no Serviço Social. Os textos são de autoria do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dialogam com a temática que será abordada na atividade “Nossa liberdade é anticapacitista: desafios da formação e […]
19/09/2024 as 3:40
A 2ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo está chegando! Por isso, a gestão “Quem escolhe a luta não recusa a travessia” (2023-2026) convoca a categoria de assistentes sociais para participarem da assembleia, a ser realizada no dia 5 de outubro (sábado), às 8h30 (primeira chamada), no Salão Rosa […]
18/09/2024 as 3:06
De 5 a 8 de setembro, o CRESS-ES participou do 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento acontece anualmente, com representantes do CFESS e dos Conselhos Regionais de Serviço Social, além da participação de outras entidades da área. Neste ano, o Encontro abordou o tema “O amanhã não […]
17/09/2024 as 12:28
Neste mês de agosto, o CRESS-ES INDICA a leitura da 35ª edição da Revista Oikos: “Família e Política Social”! Com reflexões críticas sobre a relação histórica entre famílias e políticas sociais na realidade brasileira, o dossiê busca contribuir para fortalecer, a partir de mediações teóricas metodológicas, os estudos e o trabalho com famílias nas políticas […]
27/08/2024 as 3:08