Seis anos se passaram após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), no dia 05 de novembro de 2015. Já se foram seis anos e, até hoje, ninguém foi preso ou responsabilizado criminalmente pelas 19 mortes. Também não houve punição aos crimes ambientais cometidos, nem pela destruição que atingiu mais de 45 municípios, em Minas Gerais e no Espírito Santo, desabrigando centenas de famílias e devastando o Rio Doce com uma lama tóxica que chegou ao oceano.
Ninguém foi julgado, até o momento! O crime de homicídio foi retirado do processo. As comunidades destruídas seguem sem amparo e sem previsão de reconstrução das áreas atingidas. E para piorar, os acordos orquestrados pelas mineradoras envolvidas, junto ao Estado, estão ignorando a participação das pessoas atingidas.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) segue na luta! Atualmente, o grupo realiza a Jornada “Atingidos em Luta por Justiça. 6 anos Mariana e 3 anos Brumadinho” (clique aqui!).
A batalha é contra as maiores mineradoras do mundo, que deixaram e seguem deixando um rastro de violações de direitos, de doenças, de impactos ambientais e econômicos, além de todo o desrespeito às vítimas dos dois crimes.
As ações simbólicas, realizadas pelo MAB, seguem até janeiro de 2022. O movimento dos atingidos luta para que a voz dos/as atingidos/as seja ecoada. Acompanhe as atualizações do movimento: confira!
A gestão “É preciso estar atenta e forte” convida a categoria a relembrar a entrevista feita, em 2020, com o defensor público do Espírito Santo, Rafael Portella, que é coordenador do Núcleo de Atuação em Desastres e Grande Empreendimentos (NUDEGE); e com o participante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), João Paulo Lyrio Izoton, que é mestre em Ciências Sociais e morador de Regência, em Linhares (ES).
Confira a entrevista >> clique aqui!
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00
A categoria de Assistentes Sociais do Espírito Santo esteve reunida, nesta terça-feira (17/05), para celebrar o Dia do/da Assistente Social, data celebrada no dia 15 de Maio. Com a presença das professoras Eblin Farage (UFF) e Maria Helena Elpídio (UFES), a mesa principal tratou sobre a importância da participação do Serviço Social nas lutas da […]
19/05/2022 as 3:47
O CFESS lançou no dia 30 de abril uma pesquisa sobre o perfil da comunicação do CFESS, com o objetivo de conhecer e entender como a categoria de assistentes sociais tem buscado e recebido informações sobre a profissão. Com a pesquisa, o Conselho quer compreender também as preferências sobre o acesso ao conteúdo produzido pelo […]
19/05/2022 as 10:37
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado hoje, dia 18 de maio, é uma das lutas que, há muito tempo, fazem parte da agenda política de Assistentes Sociais. E muito dessa relação se constrói porque parte da nossa categoria está presente atuando profissionalmente, em instituições que acolhem e atendem pessoas que vivem com transtornos mentais, […]
18/05/2022 as 10:28