CRESS-17 completa 30 anos
Vamos relembrar o início dessa história?

Em julho de 1983, uma assembleia criou o então Conselho Regional de Assistência Social do Espírito Santo - 17ª Região CRAS-17ª), atualmente, Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo - 17ª Região (CRESS-17ª).

Nessa assembleia foi indicada uma diretoria provisória para assumir o Conselho recém-emancipado do, na época, CRAS 6ª Região – Minas Gerais. Essa comissão tinha como presidente a assistente social Joana Nunes da Silva e respondeu pela jurisdição do Espírito Santo até 02 de julho de 1984, quando foi empossada a primeira diretoria eleita para o Conselho no Estado por meio do voto direto.

Em 22 de julho 2013, essa assembleia histórica completa três décadas. O CRESS-17 foi atrás dessa história e realizou uma entrevista com a primeira assistente social que assinou como presidente do Conselho da 17ª Região.

Joana Nunes da Silva entrou para a delegacia (nome usado antes da emancipação) do Espírito Santo em 1979. Formada em Serviço Social, em 1975, pela Ufes, ela trabalhou no então Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) até se aposentar, em 1994.

Confira na entrevista mais informações sobre a criação do Conselho da 17ª Região em tempos de ditadura, e em que a Ufes era a única faculdade de Serviço Social no Estado.

Clique aqui e confira a entrevista Clique aqui para acessar o site do CRESS-17.