Loading
Quinta-feira, 18 de julho de 2019
http://www.cress-es.org.br/site/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/482483nota_informativa_destaque.jpglink
http://www.cress-es.org.br/site/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/873152recadastramento_2017.jpglink
http://www.cress-es.org.br/site/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/986493PicsArt_01_07_04.15.09.jpglink
http://www.cress-es.org.br/site/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/240286Gestao_destaque.jpglink

Intervenção do CRESS-ES em processos seletivos e concursos

O CRESS-17ª Região, por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI construiu uma nota explicativa apresentando informações acerca das intervenções adotadas no acompanhamento de oferta de vagas em concursos See details

NOTA SOBRE O NOVO DIP

Prezadas/os Assistentes Sociais,   O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 17ª Região/ES se serve da presente nota para prestar novos esclarecimentos à categoria de Assistentes Sociais do estado do See details

IDENTIDADE DE GÊNERO: CRESS-ES apresenta Termo de Orientação

O CRESS-ES divulga Termo de Orientação sobre "respeito à identidade de gênero e a utilização do nome social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais".   See details

Conselheiras e Conselheiros

A gestão “Tempos de Resistir” (2017/2020) conta com as/os seguintes conselheiras/os:   Presidente: Pollyana Tereza Ramos Pazolini   Vice-Presidente: Sabrina Lúcia Pinto da Silva 1ª Secretária: Patrícia Maria Sousa de Jesus2ª Secretária: Emily Marques Tenorio1ª See details

Intervenção do CRESS-ES em processos seletivos e concursos NOTA SOBRE O NOVO DIP IDENTIDADE DE GÊNERO: CRESS-ES apresenta Termo de Orientação Conselheiras e Conselheiros
    


Encontro Sociojurídico: profissional deve se reconhecer como trabalhador/a. E fazer a luta coletiva! PDF Imprimir E-mail
Seg, 25 de Março de 2013 14:14

“Não faça sua luta sozinha, faça no grupo, pois ela não se individualiza”, sugeriu debatedora

 

O I Encontro Estadual de Assistentes Sociais e Psicólogos da Área Sociojurídica discutiu o trabalho na área Sociojurídica e a violência ao trabalhador, na última mesa do evento, realizada na tarde desta sexta-feira, 22 de março, no auditório Manoel Vereza, na Ufes, em Vitória.

 

O presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS-RJ), Charles Toniolo de Souza, explicou que as/os assistentes sociais e as/os psicólogas/os devem se reconhecer como trabalhadoras e trabalhadores.

 

“A gente precisa se reconhecer como trabalhador, porque quando faz isso, a gente reconhece o outro como trabalhador. Se reconheça como trabalhador para se organizar, ir para os sindicatos, associações. Se não tiver associação, funde uma”, frisou o presidente alertando para necessidade de organziação coletiva da classe.

 

Segundo Charles, a questão social está cada vez mais despolitizada. “Isso se inicia lá no século 20, na nova ofensiva do capital, e nós não nos reconhecemos mais como trabalhadores/as. E passamos a nos tornar colaboradores/as”, analisou.

 

E nesse papel de colaboração, a/o profissional acaba reproduzindo a lógica da sua instituição.

 

“Uma vez que os/as trabalhadores/as são contratados/as, eles/as se tornam agentes daquela instituição. E são contratados/as para que, a partir do seu saber, contribuam para que a instituição alcance seus objetivos. Com isso, a gente vai reproduzindo a lógica da coerção e da repressão no nosso cotidiano. Por isso, é preciso ter clareza para se situar onde se estar para pensar nas alternativas”, analisou.

 

Charles também falou sobre a importância do fortalecimento dos espaços coletivos, como o próprio Encontro Sociojurídico.

 

“Fortalecer os espaços coletivos, as comissões dos conselhos, seminários é fundamental para construirmos espaços de enfrentamento. E precisamos ocupar os espaços da sociedade civil de defesa dos direitos humanos”, disse.

 

Lute em grupo!

“Não faça sua luta sozinha, faça no grupo, pois ela não se individualiza”, sugeriu a psicóloga Grayce Lourdes Amboss Merçon Leonardo, que apresentou a relação da Psicologia com as outras profissões no campo Sociojurídico.

 

Essa luta coletiva se faz necessária para transformar realidades como se via no início da relação da Psicologia com o Direito no campo Sociojurídico.

 

“O diagnóstico psicológico da época servia para classificar os indivíduos. Esse encontro da Psicologia com o Direito foi desastroso. Num primeiro momento, a Psicologia foi chamada pelos seus estudos. Saber se a testemunha falava a verdade, era o que se precisava na época”, contou.

 

Para ela, o compromisso ético da Psicologia vai na contramão da instituição judiciária.  “A instituição preza pela norma, pela disciplina. Trabalhamos na contramão do que ela quer”, pontuou.

 

Desafios

Segundo Grayce, a tarefa da Psicologia Jurídica é de muita responsabilidade e de grande desafio.

 

“Precisamos estar inseridos numa instituição disciplinar e nunca perder o ponto de vista de quem é nosso cliente - aquele que procura o Judiciário, o usuário”, revelou.

 

Ela também alertou para que a/o psicóloga/os que atua na Psicologia Jurídica não se exponha à violência, que é a apropriação indevida do seu fazer profissional por parte de outros.

 

“A Psicologia Jurídica tem que estar comprometida com o resgate da cidadania, da dignidade humana e da vida na resolução de conflitos. Tal postura evitará que a instituição judiciária se aproprie de forma errônea dos recursos psicológicos”, argumentou.

 

Após o debate, o I Encontro Sociojurídico foi encerrado.

 

LAST_UPDATED2
 

Direto do Conselho

  • 0
  • 1
  • 2
prev
next

Intervenção do CRESS-ES em processos sel

O CRESS-17ª Região, por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI construiu uma nota explicativa apresentando informações acerca das intervenções adotadas no acompanhamento de oferta de vagas em concursos ...

Direto do Conselho | Quarta-feira, 11 Outubro 2017

Leia mais

Melhorias no sistema de PABX

  A Gestão "Tempos de Resistir" tem ciência das dificuldades enfrentadas pela categoria no acesso ao CRESS via contato telefônico. Após análise dos problemas, foram realizadas melhorias no sistema PABX com aq...

Direto do Conselho | Terça-feira, 26 Setembro 2017

Leia mais

IDENTIDADE DE GÊNERO: CRESS-ES apresenta

O CRESS-ES divulga Termo de Orientação sobre "respeito à identidade de gênero e a utilização do nome social nos diferentes espaços ...

Direto do Conselho | Sexta-feira, 6 Janeiro 2017

Leia mais
next
prev

Agenda

Não há eventos correntes.

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner