Hoje, 10 de outubro, é o dia Mundial da Saúde Mental. Desde 1992 essa data é lembrada pela importância do cuidado às pessoas em sofrimento psíquico, o que contribui para demarcar os princípios da Reforma Psiquiátrica no Brasil.
Em tempos atuais de pandemia, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados, já que a situação vivenciada pode afetar também a saúde mental das pessoas, fazendo aumentar, significativamente, sintomas relacionados à ansiedade, insegurança, medo, tristeza, dentre outros, provocados pelo isolamento social e, também, pelas precárias condições de vida que, principalmente nesse momento histórico, foram agravadas consideravelmente à grande parte da população brasileira.
Em decorrência dessa grave crise econômica, política e sanitária que vivenciamos, tem-se intensificado a precariedade e a informalidade do trabalho, o número de desempregados/as, bem como tem crescido exponencialmente o número de usuárias/os dos serviços e benefícios básicos da política de assistência social. A população negra é que tem mais sofrido com todo esse processo, visto que estão, em sua maioria, nos trabalhos precários e informais e, assim, ainda mais expostos a toda essa dinâmica imposta pela pandemia do novo coronavírus. Além disso, a intensificação do trabalho doméstico das mulheres e o cuidado com os/as filhos/as, as condições do trabalho remoto ou teletrabalho, desempenhado por parcela das/os trabalhadoras/es que têm a oportunidade de trabalhar em casa, nesse momento, entre outras várias situações, também têm influenciado significativamente a forma de viver das pessoas, bem como impactado sua saúde mental.
Nossa profissão, predominantemente composta por mulheres, que em seu exercício profissional atende, em sua maioria, mulheres, precisa estar ainda mais atenta a toda essa realidade. Entender esse processo que estamos vivenciando é de suma importância para qualificar nossa prática, bem como a compreensão sobre a realidade do público que atendemos.
Ainda é necessário observar os sintomas e não deixar de buscar atendimento nos serviços existentes na rede de saúde, dentre eles: Unidades Básicas de Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento e o Pronto Socorro Psiquiátrico (24h), este localizado em Cariacica, anexo ao Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC).
Atento à conjuntura atual, o CRESS/ES vem reafirmar seu posicionamento por um modelo de atenção à saúde mental direcionado pelos princípios da Reforma Psiquiátrica, o qual propõe a reorganização do cuidado por meio de uma política pública referenciada na garantia de direitos, do acesso a este cuidado, da autonomia e da liberdade das/os usuários/as, do respeito às pessoas que vivem em sofrimento psíquico, bem como seus familiares, e do compromisso profissional com essa bandeira de luta. Além disso, demarcar a importância de participação da categoria na luta política antimanicomial e em defesa da saúde mental na perspectiva dos direitos humanos.
Não deixe de acessar a Cartilha Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19. Recomendações Gerais, produzida pela FIOCRUZ.
Assista ao Seminário Nacional de Serviço Social e Saúde Mental, realizado pelo CFESS em 2018, em Brasília (DF).
Links importantes:
>>> Cartilha Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19. Recomendações Gerais.
Neste mês de agosto, o CRESS-ES INDICA a leitura da 35ª edição da Revista Oikos: “Família e Política Social”! Com reflexões críticas sobre a relação histórica entre famílias e políticas sociais na realidade brasileira, o dossiê busca contribuir para fortalecer, a partir de mediações teóricas metodológicas, os estudos e o trabalho com famílias nas políticas […]
27/08/2024 as 3:08
O Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste aconteceu na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), de 24 a 26 de julho. O CRESS-ES marcou presença com uma delegação composta por 15 pessoas, entre conselheiras/os da gestão, integrantes da base e trabalhadoras/es do Conselho. Neste ano, a 51ª edição do Encontro contou com a […]
29/07/2024 as 6:46
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE) tem o prazer de convidá-la/o a participar da pesquisa intitulada como “Tendências do trabalho de assistentes sociais na educação básica pública do Brasil”. A pesquisa tem como objetivo principal compreender e analisar o trabalho profissional de assistentes sociais que atuam na área da […]
22/07/2024 as 3:37
No dia 13 de julho, sábado, o CRESS-ES realizou uma atividade preparatória para o Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste, que contou com a participação de conselheiras/os e trabalhadoras/es da entidade e profissionais da base do Serviço Social. A atividade precede o Encontro que acontecerá de 24 a 27 de julho, no Rio de […]
17/07/2024 as 7:10