O Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio, foi marcado no Espírito Santo pelo VIII Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, uma realização do CRESS 17ª Região. O evento, que reuniu 230 participantes, contou com Oficinas Temáticas sobre a prática da profissão, uma conferência centrada no tema “Na luta de classes não há empate: a importância da organização política da categoria” e terminou com a posse da nova gestão para o triênio 2017-2020 do CRESS-ES, “Tempos de Resistir”. O encontro foi realizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFES.
As oficinas foram realizadas pela manhã e contaram com um grande número de interessados. Entre os temas abordados estavam a relação do serviço social com diversos aspectos e atores da sociedade: Serviço Social e Sindicalização; Política de Assistência Social e Financiamento; Serviço Social e Saúde do Trabalhador; e Reforma Psiquiátrica, Políticas de Saúde Mental e Serviço Social.
Na conferência, as professoras doutoras da UFRJ e UFF Fátima Grave Ortiz e Francine Helfreich traçaram um panorama da importância do questionamento acerca da participação do/a profissional assistente social no atual contexto histórico nacional. Para a professora Fátima, atualmente há uma associação errônea sobre as causas da atual crise econômica. Segundo ela, o país tende a acreditar que o problema desta crise está associado unicamente à corrupção, bastando combater esta para que aquela seja superada. Mas não é assim. “A corrupção é apenas uma das faces da crise, mas não a sua causa. Voltando os olhos apenas para a corrupção, atribuímos à crise um aspecto moral”, enfatizou.
Mesa da conferência
Ela destacou a importância do 15 de maio para todos os/as assistentes sociais, lembrando que “toda luta é necessária e indispensável”. A professora Francine endossou esse posicionamento e foi além. “O momento político e econômico do país é gravíssimo no que diz respeito aos direitos sociais e justiça social. Nossa categoria precisa de união e mobilização”, ressaltou. E convocou os/as profissionais presentes a se engajarem ainda mais na profissão. “Não é apenas o que fazemos na nossa rotina de trabalho. É preciso dedicar um tempo para pensar a profissão, ocupar os espaços nos Conselhos”, destacou.
O debate que se seguiu foi mediado pela conselheira Elisângela Marchesi. E encerrando o evento, houve a cerimônia de posse da nova gestão 2017-2020 “Tempos de Resistir”, com falas da nova presidente, Pollyana Tereza Ramos Pazolini, e da presidente da gestão que saiu, “Não Vou me Adaptar”, Camila Costa Valadão.
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32