A 1ª Assembléia Ordinária do Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região – CRESS/ES, ocorrida em 16 de Junho de 2018 (sábado), às 8h30min (primeira chamada), na sala 408 do ED IV, situada no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo contou com a participação 25 profissionais.
Confira os pontos debatidos:
Na ordem do dia trouxemos a proposição de discutir com a categoria possíveis encaminhamentos sobre a Campanha do triênio 2017/2020 “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”. A presidenta do CRESS 17ª Região Pollyana Pazolini fez uma retrospectiva das ultimas três campanhas do conjunto e argumentou sobre importância de sensibilizar os/as assistentes sociais sobre temas em torno da violação de direitos como expressão da violência, no contexto da desigualdade social, e divulgar uma cultura política de defesa dos direitos humanos, numa perspectiva anticapitalista, que já estão previstos nos princípios do Código de Ética Profissional e estão em consonância com o projeto ético político, como por exemplo, os princípios: empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças; e opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero;
Pollyana informou aos presentes que existe uma previsão para o lançamento nacional da campanha em agosto de 2018, no Seminário Nacional de Assistência Social que será realizado em Fortaleza/CE, e expôs as diversas atividades e ações já realizadas pela Gestão “Tempos de Resistir” relacionadas com a campanha e trouxe como proposta a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com conselheiros, trabalhadores/as do CRESS e profissionais de base, que terá como responsabilidade pensar estratégias, ações permanentes e formações continuadas sobre a temática.
A primeira Assembléia tinha como objetivo central a prestação de contas do exercício de 2017 à categoria, neste sentido reunimos na apresentação todas as atividades realizadas pelas comissões temáticas: Seguridade Social, Ética e Direitos Humanos, Comunicação, Formação e Trabalho Profissional e os Núcleos Descentralizados do CRESS-NUCRESS, além de apresentar as atividades e dados das comissões de Inadimplência e da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI).
O material da apresentação em power point está disponível a categoria como forma de garantir a transparência das nossas ações, assim como os dados do exercício de 2017 estão disponíveis no site como forma de garantir a atenção à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).
Link da apresentação: Apresentação 1ª Assembléia Ordinária CRESS 17ª Região [Modo de Compatibilidade]
Por fim, foi eleita e definida a delegação capixaba que representará o CRESS-17 no Encontro Descentralizado da Região Sudeste e no Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. Foram apresentados como candidatos/as 07 (sete) profissionais de base e a eleição ocorreu com 22 votos válidos e 01 (um) voto nulo.
Entre os integrantes da delegação Capixaba haverá 05 (cinco) profissionais de base, 04 (quatro) conselheiros/as e 02 (dois) trabalhadores/as do CRESS-17:
Delegados/as de base titulares:
Gisele Souza Ribeiro
Leila Marchezi Tavares Menandro
Isabel Cristina Santos
Sandra Kátia dos Santos
Monique Simões Cordeiro
Delegados/as de base Suplentes:
Luna Alves de Souza Rodrigues
Carolina Brito de Oliveira
Delegadas/os da Gestão Titulares:
Emilly Marques
Elielma Griggo
Carla de Oliveira
Sabrina Lúcia
Delegadas/os da Gestão Suplentes:
Rander Prates
Sabrina Moraes
Pollyana Pazolini
E os trabalhadores/as do CRESS:
Raquel Araujo Martini
João Bruno Vieira
A Assembléia entendeu a importância de garantir a presença desses trabalhadores do Conselho nos Encontros. Sendo fundamental para que eles conheçam ainda mais o funcionamento do Conjunto, suas políticas e ações. Afinal são eles que tocam grande parte das ações do Conselho no dia a dia.
Agradecemos as/os assistentes sociais pelo compromisso e participação na Assembléia, que é a instância máxima de deliberação da categoria.
Assistentes sociais que não estejam exercendo sua profissão podem solicitar o cancelamento do registro profissional. O cancelamento é feito na plataforma dos serviços online. Segue link com orientações para tal procedimento: http://www.cress-es.org.br/cancelamento-do-registro-profissional/. E ao fazer a solicitação até o dia 28 de dezembro, você consegue evitar a cobrança da anuidade de 2024. Lembrando que a […]
28/11/2023 as 8:00
No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no […]
27/11/2023 as 9:49
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo. Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. […]
27/11/2023 as 7:30
No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza a última reunião do ano de 2023. O encontro será presencial e está previsto para começar a partir das 15 horas, na sede do CRESS/ES com momentos especiais, sendo: 1. Debate sobre o texto “Desafios para o Serviço […]
24/11/2023 as 11:00