Hoje (29/01) é o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais! E o CRESS-ES reafirma o compromisso do Serviço Social com a luta em defesa dos direitos das pessoas trans. E o debate em torno da transexualidade põe em destaque a necessidade do respeito à diversidade humana.
A transfobia se revela por discursos e atitudes de ódio, violência física, psicológica, chegando ao assassinato de pessoas transexuais e travestis.
O Serviço Social tem historicamente lutado a favor dos direitos dessa população. E vale destacar que o CRESS-ES, afirmando seu compromisso com a pauta LGBT, compõe o Conselho Estadual LGBT, onde tem acompanhado as principais lutas, reivindicações e pautas dessa população no estado.
Para contribuir um pouco mais nesse debate, separamos alguns conteúdos produzidos por este Conselho e pelo CFESS, nos últimos anos, como forma de ajudar na orientação a nossa categoria.
A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito, lançada pelo CFESS em 2016, tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.
E em um dos cadernos, traz reflexões sobre a transfobia (clique aqui para conhecer). É fundamental que o/a assistente social e outros/as profissionais respeitem o direito do uso do nome social pelas pessoas trans, direito previsto em Decreto Federal 8.727/2016 (acesse aqui).
Também aproveitamos para reforçar os materiais produzidos pelo CRESS-ES, durante os meses de junho, julho e agosto de 2020. Em especial, para conhecer a nota orientativa escrita, a convite deste Conselho, por Maria Helena Martins, travesti, aluna do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), militante do Levante Popular da Juventude e do Coletivo Universistrava; e por Maria de Almeida Silva, bacharela em Serviço Social e mestra em Política Social pela Ufes.
Serviço Social e população Trans >> http://www.cress-es.org.br/servico-social-e-populacao-trans/
Nomenclatura TRANS >> http://www.cress-es.org.br/nomenclatura-trans-saiba-mais/
Gênero, Sexualidade e Identidade de Gênero >> http://www.cress-es.org.br/genero-sexualidade-e-identidade-de-genero/
Aproveitamos, ainda, para relembrar a entrevista feita, também em 2020, com o assistente social, doutor em Saúde Coletiva e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS / UFRJ), Guilherme Silva de Almeida, falando sobre os direitos de mulheres e homens transexuais e travestis.
Confira >> http://www.cress-es.org.br/o-maior-desafio-das-pessoas-trans-e-inegavelmente-permanecerem-vivas/
03/04/2025 as 2:22
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32
32 anos do Código de Ética do Serviço Social! São 32 anos desde que a categoria profissional se entendeu como trabalhadora, logo pertencendo à classe trabalhadora e compondo ativamente os espaços de luta e resistência. 13 de março é dia de celebração, porque tivemos que ultrapassar muitas barreiras para manter o Projeto Profissional vivo e […]
13/03/2025 as 11:07