O Seminário “O Serviço Social e a questão étnico-racial”, ocorreu nos dias 19 e 20 de junho no auditório Manoel Vereza da UFES. O evento se constituiu como um marco e denunciou que a questão étnico-racial não pode ser secundarizada nem na formação, nem no exercício profissional.
Na plenária houve participação de assistentes sociais, docentes e alunos/as dos cursos de Serviço Social e de militantes dos movimentos sociais. O CRESS-ES marcou presença com a participação de agentes fiscais, da assessora política e de conselheiros/as. A conselheira Sabrina Moraes participou da mesa de abertura no primeiro dia, e a conselheira Silvana Ribeiro da Silva fez parte da mesa sobre racismo institucional no segundo dia.
Na mesa do primeiro dia de evento, foi debatido o tema “Classe e Raça no Serviço Social”, com a professora doutora Roseli Rocha, do IFF/Fiocruz-RJ e com o professor doutor Sérgio Pereira dos Santos, da UFMT. Ambos trouxeram dados sobre a história brasileira e como o sistema escravagista estruturou a nossa realidade. O professor Sérgio indicou que é necessário compreender e romper com a subalternidade da questão étnico-racial no serviço social, e, para isso, compreender e discutir sobre os privilégios sociais que determinadas classes possuem.
A professora Roseli Rocha, além de contribuir na mesa principal da manhã, também foi a palestrante da oficina com os/as docentes do curso no Salão Rosa do CCJE no período da tarde. E em ambos os espaços trouxe dados sobre a inserção da temática étnico-racial no Serviço Social tabulados na sua tese. Para ela, “o racismo no Brasil não é sutil, ele é sofisticado” e, portanto, não é possível inviabilizá-lo nas mediações teórico-metodológicas e nas intervenções profissionais.
O primeiro dia também contou com uma atividade voltada para os/as discentes com uma Roda de Conversa com articuladores/as do Odomodê.
Segundo dia de evento
No segundo dia, a primeira mesa trouxe a discussão sobre “Exercício Profissional e Racismo Institucional”, com Neiriele Marques, assistente social do CEDDH-ES; Meyrieli de Carvalho Silva, assistente social do CREAS-ES; e Silvana Ribeiro da Silva, conselheira do CRESS.
“Debater o serviço social e a questão étnico-racial em um contexto de avanço do conservadorismo e desmonte de direitos sociais reafirma os compromissos éticos dos/as assistentes sociais dispostos no Código de Ética e provoca a reflexão crítica da questão racial como fator estruturante da desigualdade brasileira, assim como a classe”, avaliou Silvana.
Meyrieli reforçou a importância desse tipo de debate. “Promover o diálogo sobre a questão racial no serviço social aponta para uma necessidade latente e relevante para a intervenção do assistente social, além de impulsionar as discussões sobre o racismo como um elemento presente em práticas profissionais e estruturantes na sociedade”, disse.
A segunda mesa do segundo dia colocou em pauta o tema “Formação Profissional e a Questão Étnico-Racial”, com a presença da mestranda do PPGPS – UFES e representante discente da ABEPSS Suellen Cruz e com a presidenta da ABEPSS, a professora doutora Maria Helena Elpídio Abreu. Para Suellen, o evento foi um marco histórico para o serviço social brasileiro. “As reflexões teóricas somadas à experiência concreta do assunto abordado evidenciou a emergência de discutirmos com seriedade a temática étnico-racial, considerando-a estrutural e estruturante na sociedade brasileira. Isso porque, quando falamos da questão social em nosso país, não existe a possibilidade de invisibilizarmos os 388 anos do regime que escravizou a população negra”, avaliou.
O evento foi organizado pelo Departamento de Serviço Social da UFES em parceria com a ABEPSS, o Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (Nemps), o Núcleo de Estudos de Violência e Segurança Pública (Nevi) e o Coletivo de Estudantes Negr@s de Serviço Social. Também contou com o apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) de Serviço Social e o Odomodê.
Assistentes sociais que não estejam exercendo sua profissão podem solicitar o cancelamento do registro profissional. O cancelamento é feito na plataforma dos serviços online. Segue link com orientações para tal procedimento: http://www.cress-es.org.br/cancelamento-do-registro-profissional/. E ao fazer a solicitação até o dia 28 de dezembro, você consegue evitar a cobrança da anuidade de 2024. Lembrando que a […]
28/11/2023 as 8:00
No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no […]
27/11/2023 as 9:49
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo. Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. […]
27/11/2023 as 7:30
No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza a última reunião do ano de 2023. O encontro será presencial e está previsto para começar a partir das 15 horas, na sede do CRESS/ES com momentos especiais, sendo: 1. Debate sobre o texto “Desafios para o Serviço […]
24/11/2023 as 11:00