A gestão “É preciso estar atenta e forte” reconhece a saúde como um direito universal. E, dessa forma, defende a saúde enquanto um serviço público, gratuito e de qualidade, destinado para atender a todas as pessoas.
Hoje, dia 07 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data instituída em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a sociedade acerca dos distintos fatores que afetam a saúde de todos/as nós. Mas a data também nos marca a importância de defendermos e lutarmos por uma saúde que seja, de fato, universal.
Nos últimos dois anos, a população mundial convive com a pandemia da Covid-19. São milhões de pessoas mortas, em nosso planeta, e mais de 650 mil somente no Brasil. Mas essa situação de crise sanitária também trouxe à tona as mazelas constantes do sistema capitalista. Apesar de “novo”, o vírus expôs velhos problemas sociais e estruturais, a exemplo das péssimas condições de trabalho, que se torna cada vez mais precarizado; assim como o racismo como questão determinante no acesso à saúde.
Em nosso país, a primeira vítima da Covid-19 foi uma mulher negra, de 57 anos, trabalhadora doméstica, que sofria de doenças crônicas e que era obrigada a seguir trabalhando. Diferentes pesquisas feitas no Brasil apontam que as pessoas negras foram as que mais morreram por Covid-19 e, também, as que menos foram vacinadas.
E se não fosse o Sistema Único de Saúde (SUS) a situação poderia ter sido ainda pior. Por isso que, neste dia de conscientização, o CRESS/ES reafirma o compromisso em defender o SUS e em lutar por um serviço de qualidade, que atenda a todas as pessoas e que garanta, ainda, a vacinação universal.
É fundamental que nossa luta, enquanto categoria, seja pela garantia do direito à saúde, envolvendo a participação social e eliminando barreiras ao acesso para essa política pública. A saúde pública deve e precisa ser eixo orientador e foco principal do Estado, com fortalecimento nos investimentos destinados para o setor e com valorização e reconhecimento das/os profissionais que atuam nesse serviço, incluindo Assistentes Sociais.
O SUS é um patrimônio do povo brasileiro!
32 anos do Código de Ética do Serviço Social! São 32 anos desde que a categoria profissional se entendeu como trabalhadora, logo pertencendo à classe trabalhadora e compondo ativamente os espaços de luta e resistência. 13 de março é dia de celebração, porque tivemos que ultrapassar muitas barreiras para manter o Projeto Profissional vivo e […]
13/03/2025 as 11:07
O CFESS e o CRESS-PE realizarão, nos dias 4 e 5 de abril de 2025, a primeira edição do ‘Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista’, que ocorrerá no Centro de Eventos Recife da Faculdade Pernambucana de Saúde, em Recife (PE). As inscrições para o evento serão abertas na segunda-feira (24/2) e poderão ser […]
26/02/2025 as 9:09
Atenção, categoria! O Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo comunica o retorno da plataforma de Serviços Online, bem como o funcionamento da sede, em Vitória, das 12 às 18 horas. No dia 7 de fevereiro o CRESS-ES iniciou o processo de migração para um novo sistema de armazenamento de dados. Essa é uma […]
13/02/2025 as 2:24
Não fique em débito, assistente social! Caso tenha deixado de quitar alguma anuidade, procure pelo CRESS-ES o mais rápido possível e regularize a sua situação. Débitos de anos anteriores com o Conselho poderão ser inscritos em dívida ativa e/ou ter essa dívida encaminhada ao cartório de protesto de título. Reforçamos que essa decisão é uma […]
05/02/2025 as 6:02