A gestão “É preciso estar atenta e forte” reconhece a saúde como um direito universal. E, dessa forma, defende a saúde enquanto um serviço público, gratuito e de qualidade, destinado para atender a todas as pessoas.
Hoje, dia 07 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data instituída em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a sociedade acerca dos distintos fatores que afetam a saúde de todos/as nós. Mas a data também nos marca a importância de defendermos e lutarmos por uma saúde que seja, de fato, universal.
Nos últimos dois anos, a população mundial convive com a pandemia da Covid-19. São milhões de pessoas mortas, em nosso planeta, e mais de 650 mil somente no Brasil. Mas essa situação de crise sanitária também trouxe à tona as mazelas constantes do sistema capitalista. Apesar de “novo”, o vírus expôs velhos problemas sociais e estruturais, a exemplo das péssimas condições de trabalho, que se torna cada vez mais precarizado; assim como o racismo como questão determinante no acesso à saúde.
Em nosso país, a primeira vítima da Covid-19 foi uma mulher negra, de 57 anos, trabalhadora doméstica, que sofria de doenças crônicas e que era obrigada a seguir trabalhando. Diferentes pesquisas feitas no Brasil apontam que as pessoas negras foram as que mais morreram por Covid-19 e, também, as que menos foram vacinadas.
E se não fosse o Sistema Único de Saúde (SUS) a situação poderia ter sido ainda pior. Por isso que, neste dia de conscientização, o CRESS/ES reafirma o compromisso em defender o SUS e em lutar por um serviço de qualidade, que atenda a todas as pessoas e que garanta, ainda, a vacinação universal.
É fundamental que nossa luta, enquanto categoria, seja pela garantia do direito à saúde, envolvendo a participação social e eliminando barreiras ao acesso para essa política pública. A saúde pública deve e precisa ser eixo orientador e foco principal do Estado, com fortalecimento nos investimentos destinados para o setor e com valorização e reconhecimento das/os profissionais que atuam nesse serviço, incluindo Assistentes Sociais.
O SUS é um patrimônio do povo brasileiro!
A Comissão Regional Eleitoral informa a inscrição da chapa única “Quem escolhe a luta não recusa a travessia” para as Eleições CFESS-CRESS – Triênio 2023-2026. A inscrição ocorreu dentro do prazo regimental. Os nomes, números de registro em ordem de cargos pode ser conferido no final da matéria. Considerando o calendário eleitoral, o prazo para […]
20/01/2023 as 5:55
Confira a primeira lista com o número de inscrição das/dos assistentes sociais que atuam no Espírito Santo e estão aptas/os para votar nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS, nos dias 14, 15 e 16 de março de 2023. A lista atualizada será publicada, quinzenalmente, até o dia da votação. É importante que as/os profissionais confiram a […]
16/01/2023 as 4:31
As entidades representativas da categoria de Assistentes Sociais – Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO – repudiam todos os atos terroristas que ocorreram nesse domingo, 08 de janeiro de 2023, na capital do Brasil – Brasília. Esses atos terroristas, sem precedentes, evocam uma tentativa fracassada, mas perigosa, de golpe de Estado com ataque frontal às liberdades […]
09/01/2023 as 10:41
O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-ES) vem a público manifestar-se em favor da realização de concurso público para o provimento de vagas para todas as categorias profissionais visando o fortalecimento da política de socioeducação por meio da ampliação do quadro de servidores efetivos no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo – IASES. Confira a […]
05/01/2023 as 9:49