Assistentes sociais comemoram o Dia Mundial do Serviço Social | CRESS-17

Assistentes sociais comemoram o Dia Mundial do Serviço Social

15/03/2011 as 6:13

Compartilhe:

Tema de 2011 é “Vozes do Serviço Social se unem para responder à crise global”!


Material comemorativo ao dia Mundial do Serviço Social, nas versões espanhol e inglês (Fonte: FITS)

 

A terceira terça-feira de março de assistentes sociais de todo o planeta é data para comemorar e marcar posicionamento. Isto porque a Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) instituiu a data como o Dia Mundial de Serviço Social.

Portanto, neste 15 de março, “as vozes do Serviço Social mundial” se unem para responder à crise global e construir uma agenda unificada da profissão, como diz o próprio tema da campanha deste ano lançada pela federação.

Em sua página oficial, a FITS elogiou o trabalho dos/as assistentes sociais, afirmando que os/as profissionais “estão qualificados/as para a análise das estruturas das condições sociais e buscam alterá-las para promover uma vida mais digna para todos os povos, em todas as comunidades”.

O presidente da Federação, Gary Bailey, em vídeo gravado para o dia Mundial do Serviço Social, fez críticas ao modelo de desenvolvimento mundial. “Bilhões foram gastos para salvar os bancos em todo o mundo. É injusto e escandaloso que o preço por essa ajuda deve ser pago pelas pessoas mais pobres e vulneráveis do mundo. Por exemplo, enquanto bilhões foram gastos para estabilizar os bancos, o orçamento total para o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas foi reduzido pela metade”, disse.

Para a representante da América Latina e Caribe na FITS, Laura Accoto, é um desafio grande para a profissão a defesa dos direitos sociais e humanos num contexto de avanço do neoliberalismo. “É hora de renovar nosso compromisso com os direitos humanos, especialmente com os direitos sociais, econômicos e culturais do povo latino-americano e caribenho. Em 2010, América Latina e Caribe foram fortemente prejudicados por desastres naturais, agravando a pobreza e a desigualdade das pessoas mais vulneráveis na nossa sociedade. Só uma profissão articulada e comprometida com o desenvolvimento econômico social fará diferença. Constituirmo-nos em ferramentas e veículos de equidade e justiça social para crescer e mudar nossa região”, afirmou Accoto.

Segundo a presidente do CFESS e integrante do comitê da FITS, Ivanete Boschetti, a data deve ser lembrada e divulgada, pois é uma forma de mobilizar profissionais dos mais distantes pontos do planeta e socializar posicionamentos. “O dia do/a assistente social no mundo é mais que uma simples comemoração corporativa. É uma possibilidade de dizer que projeto temos para a profissão e para a sociedade. Por isso, nós do Brasil, reafirmamos mundialmente nosso Projeto ético-político profissional, comprometido com os direitos da classe trabalhadora, com a universalização dos direitos e das políticas sociais, com a denúncia e a recusa a todas as formas de barbárie e discriminação e com a defesa de uma sociedade não mercantil”, defendeu Ivanete.

Atualmente, a FITS conta com 800 mil assistentes sociais registrados/as de 92 organizações inscritas. Na América Latina, são 10 organizações integrantes (incluindo o CFESS) e cerca de 180 mil profissionais.

Definição do conceito da profissão em nível internacional

Em junho de 2010, o CFESS esteve em Hong Kong para a 20ª Conferência Mundial de Serviço Social. No evento, o Conselho Federal apresentou uma proposta para a definição da profissão sintonizada com o Projeto ético-político profissional brasileiro, por avaliar que a atual definição da FITS está distante dos fundamentos teóricos, éticos e metodológicos que orientam o Serviço Social brasileiro.

 

“Defendemos um Serviço Social comprometido com a construção de uma nova sociabilidade e não uma profissão que tenha por objetivo a integração social no capitalismo”, afirmou Ivanete. “A nossa perspectiva de direitos humanos não se confunde com a perspectiva burguesa e reivindica a igualdade de condições e a emancipação humana, o que implica romper com a desigualdade e lutar pela socialização da riqueza. A luta por direitos é uma mediação para a construção de uma nova sociedade, e não um fim em si mesmo”, conclui a presidente do CFESS.

Entretanto, os/as participantes decidiram se debruçar mais sobre a questão, adiando a decisão para a próxima Conferência, em 2012, na Suécia. Enquanto isso, workshops serão realizados para debater o tema. Um deles acontecerá no Brasil, no segundo semestre de 2011.

Assista ao vídeo com a mensagem do presidente da FITS, Gary Bailey (em inglês)

Assista ao vídeo com a mensagem da representante da América Latina e Caribe na FITS, Laura Acotto (em espanhol)

Saiba mais informações sobre a representação da América Latina na FITS (em espanhol)

Visite o site da FITS (em inglês)

Leia o manifesto do CFESS com a proposta de conceito mundial para o Serviço Social

Relembre a participação do CFESS na 20ª Conferência Mundial

*Fonte: Conselho Federal de Serviço Social – CFESS.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região