O CRESS-17 é uma das entidades que compõe a organização das atividades, junto a outras instituições, coletivos, sindicatos e fóruns.
A concentração será a partir das 13 horas, na Pracinha de Jucutuquara, em Vitória. De lá, as mulheres seguirão em caminhada até o Palácio Anchieta/Centro.
“Mulheres em luto na luta” é o tema do 8 de Março deste ano que unifica a pauta de mulheres do campo, da cidade, quilombolas, ribeirinhas e das florestas do estado. Com músicas, cartazes e performances, as manifestantes vão lembrar o feminicídio, sobretudo, de mulheres negras, e exigir ainda a revogação da Reforma Trabalhista que flexibiliza salários, aumenta a jornada e retrocede em direitos conquistados na CLT.
E por quê marchamos?
Reforma trabalhista. Você sabia que as consequências da Reforma Trabalhista são mais perversas para as mulheres? Sabia que elas são maioria nos postos de trabalho mais precários? Que só em 2017 mais de 120 mulheres foram assassinadas no ES? Essas são algumas das denúncias que serão feitas pela marcha à população capixaba. Conheçam as pautas!
Reforma da previdência. Mesmo com a retirada da proposta da Reforma da Previdência da pauta, as mulheres entendem que é preciso garantir o arquivamento da PEC 287/16. Elas são as mais prejudicadas com as reformas, inclusive a Trabalhista (2017), que aprofundam a crueldade com as mulheres.
Legalização do aborto. As capixabas também lutam contra PEC 181/2011, que proíbe o aborto em todos os casos, inclusive os já previstos pela legislação brasileira, como o estupro ou gravidez que gere risco de morte para a gestante.
Fim dos assassinatos de mulheres. O Brasil está entre os 5 países com maior índice de feminicídio. E o ES tem a segunda taxa do país no índice de homicídio de mulheres negras e jovens (9,3 feminicídios a cada 100 mil mulheres). Além disso, o país é onde mais se cometem assassinatos de travestis e transexuais no mundo.
Contra o racismo! Pelo fim da discriminação ou qualquer tipo de violência por ser lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual ou transgênero! Pela vida das mulheres trans e pelo fim da violência contra mulheres indígenas, quilombolas, mulheres do campo e atingidas por barragens!
Ao final do evento, será protocolado carta-manifesto junto ao governo contendo as reivindicações das mulheres capixabas. A marcha é uma realização do Fórum de Mulheres do ES, coletivos feministas, de entidades sindicais, populares e mulheres independentes.
Nos reuniremos nesse 04 de março (domingo), a partir das 14 horas, no Parque Moscoso, Centro de Vitória/ES para uma tarde cultural de luta, com música, poesia, teatro e muitas intervenções!
A atividade antecede o nosso grande ato do dia 08 de Março.
Na luta contra o machismo e a violência, usamos vários instrumentos, a arte é um deles!
Vamos celebrar nossa resistência no domingo e nos fortalecer para o dia 08!
Divulgação. Durante todo mês de março serão desenvolvidas várias atividades que podem ser acompanhadas pelas redes sociais. Ajude a divulgar o 8 de Março acessando o instagram, o facebook e o site. Confira, compartilhe, marque os amigos/as!
Mulheres em luto na luta!
Serviço:
Ato Cultural – #prePARA
Data: 04/03/2018 (domingo)
Horário: a partir das 14 horas
Local: Parque Moscoso
8 de Março – Mulheres em luto na luta
Data:08/03/2018 (quinta-feira)
Horário: a partir das 13 horas
Local (concentração):Pracinha de Jucutuquara, Vitória
Fonte: Organização do 8 de Março 2018
Contato: 8demarcounificadas@gmail.com
Iniciando 2025, em janeiro o CRESS-ES INDICA o curso “Letramento racial para trabalhadores do SUS”. O curso aborda como o racismo em nossa sociedade também é produzido e reproduzido dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante as aulas, discutem-se a estrutura, o funcionamento e as expressões do racismo, além de abordar práticas antirracistas como […]
03/01/2025 as 4:21
Os boletos da anuidade de 2025, para cota única, foram encaminhados à categoria por e-mail. SAIBA COMO PARCELAR! O Conselho apresenta um passo a passo de como solicitar o parcelamento da sua anuidade. Efetuar o pagamento até a data limite é crucial para evitar a aplicação de juros e multa. 1. Acesse a plataforma de Serviços […]
19/12/2024 as 11:05
Se você não está exercendo a profissão, faça o cancelamento do seu registro profissional! Ao realizar a solicitação até o dia 30 de dezembro de 2024, será possível evitar a cobrança da anuidade de 2025. O cancelamento é feito pela plataforma de serviços online, disponível no site do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito […]
16/12/2024 as 2:27
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS Espírito Santo divulga o Parecer Técnico nº 028/2024, que está disponível na íntegra pelo site do Conselho. O documento trata da consulta realizada pelo Grupo de Trabalho de Assistentes Sociais da Atenção Primária à Saúde de Vila Velha (APS) à COFI do CRESS-ES, acerca de requisições […]
09/12/2024 as 6:40