CFESS e CRESS-17 participaram do evento que lotou o auditório da Assembléia Legislativa, no dia 26 de maio

O auditório de eventos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) ficou lotado na noite de 26 de maio de 2011. Cerca de 200 assistentes sociais e estudantes de Serviço Social participaram da audiência pública sobre a implantação da Lei Federal 12.317/2010 (Lei das 30 horas). Uma comissão efetiva, composta por profissionais e com a participação do deputado estadual Roberto Carlos, foi criada.
Essa comissão promoverá uma série de ações voltadas para os órgãos que ainda descumprem a Lei das 30 horas. A audiência foi realizada pela Comissão de Cidadania da Casa, por solicitação do deputado Roberto Carlos.
A mesa do debate contou com representantes das secretarias de Estado de Gestão e Recursos Humanos e da Saúde. Também presentes a promotora e diretora de Apoio da Cidadania Comunitária do Ministério Público Estadual (MPES), Sandra Maria Ferreira, a membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) Naiara Campos, além de representantes do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e do Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região/ES (CRESS-17).

A audiência pública foi realizada por iniciativa de um grupo de assistentes sociais que foi à Ales buscando um espaço para discutir a aplicação da Lei das 30 horas.
Vídeo lembra a luta do Conjunto
Antes do início dos trabalhos da audiência, um vídeo produzido pela assessoria de Comunicação do Conselho Federal mostrou toda a luta do Conjunto CFESS/CRESS para aprovação da Lei 12.317/2010.
A conselheira do CFESS Juliana Iglesias Melim lembrou a expressão dessa conquista para categoria.
“Essa luta expressa o compromisso ético dos assistentes sociais brasileiros com os serviços prestados pelos assistentes sociais. E não é uma luta corporativa. É uma vitória não só dos assistentes sociais do Espírito Santo ou do Brasil, é uma vitória da classe trabalhadora, que é o que nós somos”, explicou.
Ela também destacou que a alteração que a Lei das 30 horas promoveu na legislação da profissão.
“A Lei das 30 horas altera a Lei Federal 8.662/1993, que regulamenta o exercício do assistente social em todo o Brasil. E se ela altera a regulamentação da profissão não vejo justificativa para uns órgãos implementarem e outros não”, concluiu a conselheira.
O CRESS-17 foi representado pelo seu assessor Jurídico, o advogado Saulo Salvado Salmão.
Tribuna popular da Ales e Amunes
A audiência também serviu para abrir novos espaços de luta contra os locais que ainda não adotaram as 30 horas. O deputado Roberto Carlos convidou a conselheira do CFESS Juliana Iglesias Melim para fazer uso da tribuna popular da Ales em defesa da lei. A data ainda será marcada.
Alem disso, foi levantada a possibilidade de uma reunião com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) para se discutir a implantação das 30 horas nas prefeituras que ainda não adotaram a redução da carga horária sem redução salarial, como prevê a lei.
A conselheira Juliana Iglesias Melim se colocou à disposição, enquanto CFESS, para participar dessa reunião, caso ela venha a ocorrer. O deputado Roberto Carlos ficou de solicitar à Comissão de Direitos Humanos da Ales para que esta proponha à Amunes uma reunião para discutir a situação.
Observatório das 30 horas
As ações do CRESS-17 referentes à mobilização em torno da Lei das 30 horas foram lembradas na audiência. Entre elas, a reunião do Conselho com o Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT-ES), o Observatório das 30 horas, seção do site do Conselho com todas as notícias relacionadas ao cumprimento ou não da lei, etc.
Atenção, categoria! O CRESS-ES comunica o retorno gradual dos Serviços Online! Em maio de 2025, os sistemas informatizados dos Conselhos Regionais e Federal ficaram inoperantes, afetando o atendimento à base em quase todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. Desde então, as solicitações da categoria são atendidas pelos canais oficiais de e-mail do CRESS-ES. Após […]
14/10/2025 as 11:27
Informamos que o CRESS-ES está com instabilidades em suas linhas telefônicas. Dessa forma, o atendimento pelo telefone fixo está suspenso. Profissionais podem contatar o Conselho comparecendo presencialmente à sede, em Vitória, ou por e-mail. E-mails do CRESS-ES Demandas gerais para o Conselho – cress@cress-es.org.br. Boletos, Negociação e assuntos correlatos – cobranca@cress-es.org.br. Registro, Cancelamento, Reinscrição e assuntos correlatos – registro@cress-es.org.br. Orientação […]
03/04/2025 as 2:22
A formação profissional não se encerra com a graduação. É por meio do estudo constante e da prática cotidiana que assistentes sociais constroem e aprimoram sua atuação e qualificação no exercício da profissão. Mas o ponto de partida começa nas Universidades, durante o processo acadêmico de estudantes, que une a base teórica à prática de […]
14/11/2025 as 1:09
CRESS-ES em Cachoeiro de Itapemirim: o NUCRESS da Região Sul está chegando! INSCREVA-SE AQUI. Os Núcleos Descentralizados são estratégias históricas do Conjunto CFESS-CRESS, com o objetivo de estimular a organização da categoria, a descentralização das demandas e a interiorização das ações do Conselho. Isso possibilita maior articulação e envolvimento de profissionais do interior do Estado com […]
10/11/2025 as 11:47
As instituições da nossa categoria profissional no Espírito Santo convidam para o Fórum Estadual de Estágio, com o tema central: “Trabalho, Conservadorismo e os impactos no estágio em Serviço Social: construindo resistências”. O evento acontece no dia 11 de novembro, das 8h30 às 16h30, no Salão Rosa do CCJE/UFES. A atividade é resultado da histórica […]
29/10/2025 as 11:40
O CFESS publicou, nesta semana, a Convocação das Eleições CFESS-CRESS 2026-2029, documento que apresenta o edital e calendário eleitoral completo e marca o início oficial do processo que elegerá democraticamente as próximas gestões dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Serviço Social para o triênio 2026-2029. Clique e conheça a seção especial ‘Eleições’ no site do […]
29/10/2025 as 11:32