O Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo, por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, acompanhou a audiência pública que tinha como tema “Por uma nova política sobre drogas – Um olhar racial”. A audiência ocorreu na última quarta-feira (05) no Plenário Dirceu Gomes da Assembléia Legislativa do Espírito Santo (ALES). Essa audiência foi articulada por alguns coletivos do Movimento Negro Capixaba e contou com apoio das comissões de Cidadania e Direitos Humanos e Política Sobre Drogas da ALES.
Dentre os convidados que compunham a mesa estava a professora doutora Fabiola Leal, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenadora do Fênix, grupo de estudos acadêmico que tem como proposta central debater e produzir conhecimento para a área da saúde mental e drogas. Coube a ela fazer uma análise da política de drogas do Espírito Santo, que é pautada no modelo proibicionista. Ela explicou que há duas vertentes que não dialogam: a política do Ministério da Justiça e a Política de Saúde. Ressaltou ainda que é necessária uma revisão desse modelo proibicionista, sendo fundamental para essa discussão a questão racial, e denunciou o extermínio de jovens e negros capixabas. Hoje o Espírito Santo é o Estado que mais mata esses segmentos da população.
Desta audiência pública foi encaminhada a criação do Observatório Popular de Políticas sobre Drogas e de um Grupo de Trabalho para tratar sobre o tema, que será coordenado pelas referidas comissões da ALES.
O Conjunto CFESS-CRESS delibera coletivamente a direção social da profissão e possui uma posição favorável à legalização e regulamentação do plantio, cultivo, produção, comercialização e consumo de drogas, com ênfase na Política de Redução de Danos para situações de uso prejudicial, submetida a controle estatal.
Entendendo a importância desse debate, a Comissão de Ética e Direitos Humanos continuará acompanhando essa discussão.
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00
A categoria de Assistentes Sociais do Espírito Santo esteve reunida, nesta terça-feira (17/05), para celebrar o Dia do/da Assistente Social, data celebrada no dia 15 de Maio. Com a presença das professoras Eblin Farage (UFF) e Maria Helena Elpídio (UFES), a mesa principal tratou sobre a importância da participação do Serviço Social nas lutas da […]
19/05/2022 as 3:47
O CFESS lançou no dia 30 de abril uma pesquisa sobre o perfil da comunicação do CFESS, com o objetivo de conhecer e entender como a categoria de assistentes sociais tem buscado e recebido informações sobre a profissão. Com a pesquisa, o Conselho quer compreender também as preferências sobre o acesso ao conteúdo produzido pelo […]
19/05/2022 as 10:37
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado hoje, dia 18 de maio, é uma das lutas que, há muito tempo, fazem parte da agenda política de Assistentes Sociais. E muito dessa relação se constrói porque parte da nossa categoria está presente atuando profissionalmente, em instituições que acolhem e atendem pessoas que vivem com transtornos mentais, […]
18/05/2022 as 10:28