O CFESS lançou nesta quarta-feira (20/1) o Plano de Metas e Planejamento Orçamentário 2021 da entidade. O documento, disponível no Portal Transparência do CFESS, apresenta a síntese do conjunto de ações que o Conselho Federal pretende realizar neste ano, elaborado a partir de um debate virtual coletivo com os CRESS e a com categoria de assistentes sociais em 2020, por meio da Consulta Pública e da Plenária Nacional CFESS-CRESS, e do programa da gestão 2020-2023 “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social”.
Baixe o Plano de Metas e Planejamento Orçamentário CFESS 2021
Para que você, assistente social, entenda a importância do Planejamento e, principalmente, de acompanhar por ele as próximas ações do CFESS, fizemos uma breve entrevista pingue-pongue com o Grupo de Trabalho que sistematizou o documento, fruto também do esforço coletivo de todas as comissões e trabalhadores/as do Conselho Federal.
Por que existe um Plano de Metas e Planejamento Orçamentário do CFESS?
GT – A elaboração desse documento vai para além da formalidade de cumprirmos as exigências legais dos órgãos de controle de uma autarquia pública como o CFESS. O planejamento é imprescindível para materializarmos nossas ações, construídas coletivamente, no âmbito do Conjunto CFESS-CRESS, direcionadas à defesa do trabalho profissional, e que têm rebatimentos diretos na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Além disso, por meio dele, reforçamos nossos mecanismos de transparência e nossos processos democráticos e participativos.
O que o/a assistente social encontra nesse documento?
GT – Por meio do Plano, a categoria pode acompanhar as atividades que pretendemos realizar nos diferentes âmbitos de atuação, desde aquelas que fazem parte da essência do CFESS, como a defesa e a valorização da profissão quanto à ética profissional, orientação e fiscalização, normatização do exercício profissional, defesa da seguridade social, entre outras atividades, consideradas transversais ou de relações interinstitucionais. É também por meio dele que a categoria acompanha e fiscaliza as atividades realizadas e a aplicação do recurso arrecadado através do tributo anual (anuidade).
Por que é considerado um documento coletivo?
GT – Porque tudo que está no plano/planejamento foi debatido com os CRESS e com a categoria em 2020, por meio da Consulta Pública que realizamos e da Plenária Nacional, que substituiu, em razão da pandemia, nosso Encontro Nacional CFESS-CRESS, maior espaço deliberativo que reúne assistentes sociais de todos os estados, da base e das gestões. Além disso, o documento incorpora também nosso programa da gestão, eleita democraticamente.
É fácil de entender o Plano de Metas?
A elaboração é sempre um desafio, porque significa traduzir em uma linguagem contábil-orçamentária a riqueza do debate político/pedagógico que envolve a dinâmica da nossa profissão. Por isso, buscamos aliar a dimensão política do Serviço Social às exigências legais e regimentais em um texto didático, ilustrado e intuitivo, pelo qual a categoria pode entender o sentido da ação, o prazo para execução, quem executará e o investimento necessário.
Como foi planejar neste contexto da pandemia da Covid-19?
GT – Não só o Serviço Social, mas mundo enfrenta desde março de 2020 essa pandemia, que trará ainda impactos por anos. Esta é a realidade imposta e que pode ocasionar alterações e demandar adequações ao nosso planejamento. Por isso, temos o desafio coletivo de lidar com as incertezas e projetar o futuro ainda que sob condições adversas. Desafios que o Conjunto CFESS-CRESS e as/os assistentes sociais têm mostrado coragem e condições para enfrentar, com os pés fincados no chão, mas mantendo o otimismo e a esperança.
Texto e Imagens: CFESS.
Neste mês de agosto, o CRESS-ES INDICA a leitura da 35ª edição da Revista Oikos: “Família e Política Social”! Com reflexões críticas sobre a relação histórica entre famílias e políticas sociais na realidade brasileira, o dossiê busca contribuir para fortalecer, a partir de mediações teóricas metodológicas, os estudos e o trabalho com famílias nas políticas […]
27/08/2024 as 3:08
O Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste aconteceu na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), de 24 a 26 de julho. O CRESS-ES marcou presença com uma delegação composta por 15 pessoas, entre conselheiras/os da gestão, integrantes da base e trabalhadoras/es do Conselho. Neste ano, a 51ª edição do Encontro contou com a […]
29/07/2024 as 6:46
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE) tem o prazer de convidá-la/o a participar da pesquisa intitulada como “Tendências do trabalho de assistentes sociais na educação básica pública do Brasil”. A pesquisa tem como objetivo principal compreender e analisar o trabalho profissional de assistentes sociais que atuam na área da […]
22/07/2024 as 3:37
No dia 13 de julho, sábado, o CRESS-ES realizou uma atividade preparatória para o Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste, que contou com a participação de conselheiras/os e trabalhadoras/es da entidade e profissionais da base do Serviço Social. A atividade precede o Encontro que acontecerá de 24 a 27 de julho, no Rio de […]
17/07/2024 as 7:10