Nas próximas três semanas, a gestão “É preciso estar atenta e forte” vai oferecer o Ciclo de Debates “Cola que lá vem a pala: Proteção integral e atuação profissional junto à população infanto-juvenil”. Os encontros vão acontecer nos dias 18 e 23 de agosto, e no dia 01 de setembro. Todas as atividades começarão a partir das 19h, de forma remota, com o/a assistente social podendo participar de um, dois ou dos três momentos. Haverá somente um link de inscrição para os três debates.
O primeiro ciclo, no dia 18 de agosto, acontece a Mesa 01: “Juventudes e Resistência Social: um bate papo a partir da ontologia do ser social”. Este espaço fará um debate dos fundamentos que envolvem a população infanto-juvenil, partindo da ontologia do ser social, seguindo numa conversa sobre as tendências contemporâneas da participação política e social das juventudes. Tendo como facilitadoras as assistentes sociais Hingridy Fassarella, mestre em Política Social pela UFES, doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, conselheira do CRESS, presidenta do conselho do PROVITA ES; e Camila Taquetti, assessora em Serviço Social do CRESS/ES e mestre e doutora em Política Social pela UFES.
A Mesa 02, no dia 23 de agosto, terá como tema “Serviço Social e atuação profissional com Adolescentes e Jovens”, que contará com profissionais que atuam nas políticas de atendimento a essa população. No debate estarão Larisse Nunes, assistente social, pós-graduada em Gestão da Política de Assistência Social, mestranda em Política Social pela UFES, conselheira fiscal e coordenadora da comissão de Ética e Direitos Humanos no CRESS/ES; e Bárbara Leite, assistente social do TJES, mestre em Política Social pela UFES e doutoranda em Serviço Social pela UFRJ.
O terceiro e último encontro, no dia 01 de setembro, vai tratar sobre a metodologia do depoimento especial e de escuta especializada, com o tema “Violência, gerações e instrumentos de garantia de direitos: Depoimento especial e escuta especializada”. Para o debate, estão convidados os assistentes sociais Maurílio Castro de Matos, mestre em Serviço Social pela UFRJ, doutor em Serviço Social pela PUC/SP e professor na Faculdade de Serviço Social da UERJ; e Giovane Antônio Scherer, mestre e doutor em Serviço Social pela PUC/RS e professor no departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da UFRGS.
As inscrições para participar do Ciclo de Debates estão disponíveis no Sympla. O evento tem como público alvo principal os/as profissionais, com previsão de 20% das vagas reservadas para estudantes. Lembrando que os/as participantes vão se inscrever em apenas um link para poder participar dos três encontros, não sendo obrigatório estar presente nos três. Cada participante pode optar por assistir a um, dois ou aos três debates. No final do ciclo serão emitidos certificados, equivalentes ao número de horas de cada inscrito/a.
Programação completa
Ciclo de Debates “Cola que lá vem a pala: Proteção integral e atuação profissional junto à população infanto-juvenil”
Mesa 01
Juventudes e Resistência Social: um bate papo a partir da ontologia do ser social
Data: 18/08/21
Horário: 19h
Via Google Meet.
Facilitadoras:
Hingridy Fassarella, Assistente Social, mestre em Política Social pela UFES, doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, conselheira do CRESS/ES, Presidenta do conselho do PROVITA ES.
Camila Taquetti, Assistente Social, Assessoria em Serviço Social do CRESS/ES, mestre e doutora em Política Social pela UFES
Mesa 02
Serviço Social e atuação profissional com Adolescentes e Jovens
Data: 23/08/21
Horário: 19h
Via Google Meet.
Facilitadoras:
Larisse Nunes, Assistente Social, pós-graduada em Gestão da Política de Assistência Social, mestranda em Política Social pela UFES, conselheira fiscal e coordenadora da comissão de Ética e Direitos Humanos no CRESS/ES.
Bárbara Leite, Assistente Social Judiciária, mestre em Política Social pela UFES e doutoranda em Serviço Social pela UFRJ.
Mesa 03
Violência, gerações e instrumentos de garantia de direitos : Depoimento especial e escuta especializada
Data: 01/09/21
Horário: 19h.
Via Google Meet.
Facilitadores:
Maurílio Castro de Matos, Assistente Social, mestre em Serviço Social pela UFRJ, doutor em Serviço Social pela PUC/SP e professor na Faculdade de Serviço Social da UERJ.
Giovane Antônio Scherer, Assistente Social, mestre e doutor em Serviço Social pela PUC/RS e professor no departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da UFRGS.
Inscrição via Sympla: https://www.sympla.com.br/ciclo-de-debates-sobre-protecao-integral-e-atuacao-profissional-junto-a-populacao-infanto-juvenil__1309881.
No mês de maio, os sistemas informatizados dos Conselhos Regionais e Federal ficaram inoperantes, afetando o atendimento à categoria em quase todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. Após intensos esforços do CFESS, os sistemas estão retornando ao funcionamento de forma gradual. No entanto, informamos que os Serviços Online do CRESS-ES AINDA ESTÃO SUSPENSOS. Dessa forma, […]
03/06/2025 as 1:21
Informamos que o CRESS-ES está com instabilidades em suas linhas telefônicas. Dessa forma, o atendimento pelo telefone fixo está suspenso. Profissionais podem contatar o Conselho comparecendo presencialmente à sede, em Vitória, ou por e-mail. E-mails do CRESS-ES Demandas gerais para o Conselho – cress@cress-es.org.br. Boletos, Negociação e assuntos correlatos – cobranca@cress-es.org.br. Registro, Cancelamento, Reinscrição e assuntos correlatos – registro@cress-es.org.br. Orientação […]
03/04/2025 as 2:22
MÊS DE ASSISTENTES SOCIAIS! Nesta semana, o CRESS-ES participou de duas sessões solenes realizadas em homenagem à categoria. No dia 26, a atividade aconteceu na Prefeitura de Vitória, no Auditório Zemar Moreira Lima. O proponente da sessão foi o vereador Professor Jocelino. Já no dia 29, o Conselho esteve na Assembleia Legislativa, cuja sessão teve […]
31/05/2025 as 9:17
Recentemente, a retirada das famílias da “Ocupação Vila Esperança”, localizada no bairro Jabaeté, no município de Vila Velha/ES, foi amplamente divulgada. A ocupação em questão surgiu em 2016 como resposta à falta de moradia digna na região. Ao longo desses anos, o que antes era uma região abandonada se transformou em um espaço produtivo, rico, […]
30/05/2025 as 6:05
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) informa que, a partir desta terça-feira (27 de maio), após intensos e coordenados esforços para solucionar a indisponibilidade dos sistemas informatizados que afetou o funcionamento de alguns Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), os serviços que estavam suspensos serão retomados gradualmente. As equipes do CFESS e dos CRESS, […]
27/05/2025 as 4:37