Neste sábado, dia 05 de outubro, as/os assistentes sociais se reuniram durante a 2ª Assembleia Ordinária de 2019, chamada pelo CRESS-ES, realizada na sala 305, do ED III, no CCJE da Ufes.
Como primeiro ponto de pauta, foi falado sobre o papel dos conselhos e a importância da defesa da regulamentação da profissão. Em especial diante de legislações regressivas que podem fragilizar a autarquia e, consequentemente, desproteger as/os profissionais. A exposição foi feita pela conselheira presidenta, Pollyana Pazolini, e pelo assessor jurídico André Louzada.
Em seguida, foram repassados pelas conselheiras Patrícia Souza e Carla de Oliveira, os temas e assuntos tratados durante o 48° Encontro Descentralizado e Nacional, realizados, respectivamente, em São Paulo e no Pará. Durante esse momento, ainda foi aberto para que as/os profissionais que participaram do evento nacional pudessem compartilhar suas experiências.
Clique aqui para ver matéria do Encontro Nacional.
A assistente social Bruna de Andrade Martins, pela primeira vez integrante da delegação do ES, explicou sua participação. “Fui ao encontro cheia de receios de não conseguir contribuir e fui muito bem recebida, a delegação me ajudou sempre que eu precisava e que mostrou o quanto o conselho é importante para nossa categoria. Foi um imenso aprendizado e indico que colegas assistentes sociais também tenham essa experiência de participar dos encontros do conjunto CFESS-CRESS e ter dimensão do trabalho que é feito”, disse.
Convidamos a todos/as a lerem a Carta de Belém. O documento foi aprovado pelas/os assistentes sociais participantes do 48º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado entre os dias 5 e 8 de setembro de 2019, em Belém do Pará. Seu conteúdo representa o posicionamento crítico e político do Serviço Social sobre a conjuntura brasileira
Voto Online
Durante o segundo ponto de pauta, ainda foi falado sobre a mudança do código eleitoral do conjunto CFESS-CRESS, um dos tantos assuntos aprovados pela plenária do Encontro Nacional, e que será adotado já para as próximas eleições.
Agora, o processo será por meio do voto online, o que contribui, diretamente, com a redução dos custos operacionais, além de colaborar com a democratização ao acesso do voto, mesmo não sendo obrigatório.
Ao optar pelo voto online, aumenta-se a importância da campanha do recadastramento, visto que a/o assistente social irá receber login e senha para votação pelo e-mail cadastrado. Para tal, é fundamental que a categoria acesse ao site da Campanha “Viva sua Identidade” e faça a atualização dos dados. É rápido e simples!
Seguindo na temática das eleições, o terceiro ponto de pauta, coordenado pelo conselheiro Rander Prates, tratou da definição da Comissão Eleitoral, responsável por convocar as próximas eleições do CRESS-ES. Foram escolhidos como titulares as/os assistentes sociais João Paulo Valdo, Aline Barreto e Michely Mezadri.
Orçamento
O Plano de Metas do CRESS-ES para 2020 foi o quarto ponto de pauta tratado durante a 2ª Assembleia Ordinária das/dos Assistentes Sociais, sendo aprovado o planejamento orçamentário do conselho, para o próximo ano, em todas as atividades. A conselheira tesoureira, Ivana Ananias, apresentou o planejamento político-orçamentário, incluindo ações previstas com custos e sem custos, para a plenária.
Por fim, a assembleia aprovou, por unanimidade, o acréscimo do índice do INPC (3,16%), não acarretando reajuste real da anuidade, que passa a ser de R$ 500,07. Foram ressaltados os descontos para quem optar pagar o valor de forma integral. Há opção de 15%, 10% ou 5% de desconto, dependendo do mês que o valor integral será quitado. Ainda há opção de parcelar a anuidade em seis meses.
Participação
As/Os conselheiras/os agradecem a presença de todas/os, nesta assembleia, em especial as/os assistentes sociais que se manifestaram ao longo do nosso encontro. Ouvir a categoria defender a importância do CRESS-ES é o melhor retorno para quem defende a profissão.
Um exemplo de fala, que ocorreu durante a assembleia, é a do assistente social Christian Freitas, que atua na Política de Assistência Social da Prefeitura de Colatina.
“Durante essa gestão eu precisei duas vezes do CRESS-ES. Muitos não entendem a sua importância, ou não querem compreender o quanto o conselho defende os interesses da categoria. Quando falo isso, é porque vejo muitos profissionais reclamando do CRESS, e eu sempre fui bem atendido. É fácil reclamar, mas poucos enxergam o quanto vocês trabalham por todos, e sem receber nada. Vão questionar o aumento da anuidade porque não conseguem compreender o tamanho do CRESS-ES nem sua importância. Vir à Assembleia é importante exatamente para que a gente tenha ideia desse tamanho, do volume de ações e de serviços do conselho, para começar a dar valor e importância a quem nos defende”, disse.
A Marilza Francisca Benizio, assistente social do abrigo de idosos Abel Lino Portela, também se pronunciou durante a assembleia.
“As pessoas ainda não entendem o alcance do CRESS. Foi o conselho quem me ajudou quando eu precisei. É claro que o aumento pesa no bolso, não importa que seja pouco e que seja apenas o acréscimo que corresponde a inflação, as pessoas vão achar ruim. Ninguém gosta. Mas se a gente não contribuir com o CRESS-ES, ele acaba. E o conselho não pode acabar. Ele é fundamental para nossa categoria e é quem pode nos defender”, falou.
Foi ressaltado em assembleia, ainda, que a temática para as comemorações do Dia do/a Assistente Social, em 2020, deliberada no encontro nacional, será: “A valorização do Serviço Social no contexto de ataque às liberdades democráticas e aos direitos, com ênfase na dimensão pedagógica do trabalho profissional na organização popular e na luta antirracista”.
Reafirmamos, portanto: “A voz resiste, a fala insiste, quem viver verá” (Belchior, tema do 48º Encontro Nacional CFESS-CRESS).
Neste mês de agosto, o CRESS-ES INDICA a leitura da 35ª edição da Revista Oikos: “Família e Política Social”! Com reflexões críticas sobre a relação histórica entre famílias e políticas sociais na realidade brasileira, o dossiê busca contribuir para fortalecer, a partir de mediações teóricas metodológicas, os estudos e o trabalho com famílias nas políticas […]
27/08/2024 as 3:08
O Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste aconteceu na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), de 24 a 26 de julho. O CRESS-ES marcou presença com uma delegação composta por 15 pessoas, entre conselheiras/os da gestão, integrantes da base e trabalhadoras/es do Conselho. Neste ano, a 51ª edição do Encontro contou com a […]
29/07/2024 as 6:46
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE) tem o prazer de convidá-la/o a participar da pesquisa intitulada como “Tendências do trabalho de assistentes sociais na educação básica pública do Brasil”. A pesquisa tem como objetivo principal compreender e analisar o trabalho profissional de assistentes sociais que atuam na área da […]
22/07/2024 as 3:37
No dia 13 de julho, sábado, o CRESS-ES realizou uma atividade preparatória para o Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sudeste, que contou com a participação de conselheiras/os e trabalhadoras/es da entidade e profissionais da base do Serviço Social. A atividade precede o Encontro que acontecerá de 24 a 27 de julho, no Rio de […]
17/07/2024 as 7:10