No dia 27 de junho, o INSS realizou, em Vitória, importante Reunião Técnica formativa para seus/suas assistentes sociais lotados/as no Espírito Santo. Na ocasião, a assistente social Marinete Cordeiro, do INSS/RJ, realizou oficina sobre Parecer Social e Avaliação Social, na qual esteve presente a COFI (Comissão de Orientação e Fiscalização) do CRESS-ES, representada pela conselheira Emily Marques Tenorio e a agente fiscal Sislene Gomes.
Marinete Cordeiro considerou bastante importante a categoria se reunir para refletir sobre os instrumentos utilizados na Previdência para concessão de benefícios assistenciais e previdenciários representados pelo Parecer Social e pela Avaliação Social. “Muitas vezes no trabalho cotidiano acabamos fazendo essas análises sem repensar e reavaliar para saber a coerência no momento em que emitimos uma opinião, que considere as discussões macro das três dimensões do fazer profissional”, disse.
Para ela, o momento foi bastante enriquecedor pela oportunidade de trazer a concepção de totalidade e de refletir o que a categoria está produzindo, com que comprometimento e qual é a necessidade de aperfeiçoamento nos aspectos técnico, teórico e ético. “É muito interessante e um esforço muito grande do Serviço Social do INSS fazer uma reunião técnica em uma conjuntura dessas, que envolve deslocamento de profissionais, ações com gestores/as para liberar trabalhadores/as e orçamento para pagar as diárias de quem vem de longe. Acho que demonstra o compromisso que temos com a qualidade do trabalho profissional, que nada mais é que o compromisso com a população usuária. É um momento feliz para todos/as nós, e estamos aqui para contribuir nesse processo, com destaque para a participação do CRESS, mostrando que está onde a categoria está”, afirmou.
A conselheira Emilly Tenorio reafirmou a relevância dos espaços coletivos para debate do exercício profissional, principalmente em um contexto de corte dos direitos sociais e precarização das políticas sociais públicas. Reforçou os espaços das assembleias da categoria e das comissões temáticas como importantes lócus de debates e de articulação política na defesa da profissão e dos interesses da classe trabalhadora. “A COFI está à disposição da categoria para prestar orientações e trabalhar na perspectiva preventiva com os/as profissionais diante das demandas que são levadas ao conselho. Quando isso ocorre em um espaço coletivo, como nessa reunião, a troca é ainda mais potente”, finalizou.
Na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, o atendimento do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h às 14h. As/Os trabalhadoras/es do CRESS-ES farão uma reunião, neste dia, das 14h às 18h. Nos demais dias da semana (de terça à sexta), o atendimento presencial será realizado das 12h às 18h. Lembrando que os contatos […]
27/05/2022 as 2:51
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) deliberou por manifestar-se quanto ao cumprimento da supervisão direta de estágio direcionada de maneira impositiva por gestores, sobretudo na política de assistência social. “Temos recebido queixas por parte da categoria sobre essa questão e é algo que traz muita apreensão para profissionais que já estão sobrecarregados ou mesmo […]
26/05/2022 as 7:00
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicou, recentemente, a Resolução CFESS nº 992, de 22 de março de 2022, que estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional da/o Assistente Social. Tal conduta é válida tanto na relação com as/os usuários quanto com outras/os assistentes sociais […]
24/05/2022 as 7:00
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00