A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo.
Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. E as leituras indicadas podem contribuir com as análises das equipes sobre as condições de vida das mulheres atendidas nas políticas públicas, o que requer senso crítico e ética sobre questões como negligência familiar, termo muito adotado nos acompanhamentos às famílias e cuidadoras.
O primeiro dos textos é o material desenvolvido e publicado pela Oxfam Brasil, com o título “Tempo de Cuidar: O trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade”. A Oxfam é uma confederação internacional de 19 organizações trabalhando em rede em mais de 90 países, como parte de um movimento global pela transformação, com o objetivo de construir um futuro livre da injustiça da pobreza. Mais informações, visite www.oxfam.org.br.
Na lista também está incluída a resenha do livro “Familismo, direitos e cidadania: contradições da política social”, escrita pelo pesquisador e professor Claudio Henrique Miranda Horst e publicada na Revista Argumentum.
Horts também é autor, junto com a assistente social Emilly Msrques Tenorio, do artigo “Reflexões sobre a inserção profissional de assistentes sociais na conciliação de conflitos e mediação familiar”, publicado na Revista Serviço Social & Sociedade.
E ainda há mais dois artigos para sugestão de leitura. O primeiro escrito pela professora e pesquisadora Nancy Fraser, na Revista de Filosofia (Natal) e com o título “Contradições entre capital e cuidado”. E o segundo, com o título “Serviço Social e avaliações de negligência: debates no campo da ética profissional”, foi escrito pela pesquisadora, assistente social e mestra em Serviço Social Thais Peinado Berberian, sendo publicado na Revista Serviço Social & Sociedade.
Boa leitura!
Tempo de Cuidar: O trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade > clique aqui!
Resenha do livro “Familismo, direitos e cidadania: contradições da política social” > clique aqui!
Artigo “Reflexões sobre a inserção profissional de assistentes sociais na conciliação de conflitos e mediação familiar” > clique aqui!
Artigo “Contradições entre capital e cuidado” > clique aqui!
Artigo “Serviço Social e avaliações de negligência: debates no campo da ética profissional” > clique aqui!
03/04/2025 as 2:22
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32
32 anos do Código de Ética do Serviço Social! São 32 anos desde que a categoria profissional se entendeu como trabalhadora, logo pertencendo à classe trabalhadora e compondo ativamente os espaços de luta e resistência. 13 de março é dia de celebração, porque tivemos que ultrapassar muitas barreiras para manter o Projeto Profissional vivo e […]
13/03/2025 as 11:07