Acontece nos dias 18 e 19 de julho, deste ano, o III Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Humanos. O evento, organizado pelo CRESS/ES, por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, terá como tema “Um presente ultrapassado: Avanço do conservadorismo e os impactos nos direitos humanos”. As inscrições para o evento acontecem de 01 a 17 de julho.
“Os direitos humanos compõem a agenda de lutas da categoria a nível nacional, constituindo-se num dos principais eixos dos últimos encontros do conjunto CFESS/CRESS”, explica a conselheira Sabrina Moraes, coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS/ES.
O seminário será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), com as oficinas acontecendo nas salas de aula e as mesas principais no Auditório Manoel Vereza. No primeiro dia, as atividades acontecem das 17h30 às 22h, reservando o período completo para o segundo dia de atividades, das 9h às 18h.
Urgência
O seminário foi deliberado durante o 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em Brasília, em 2017, dentro do triênio 2017-2020.
“O atual contexto nacional e estadual, marcado cotidianamente pela violação dos direitos humanos de amplos segmentos da população, com o extermínio da juventude negra, amplamente denunciado pelos movimentos sociais, além das violações às crianças, às/aos adolescentes, às/aos idosas/os, às mulheres, às pessoas com deficiência, aos gays, às lésbicas, às/aos bissexuais e às/aos transgêneros, etc, coloca para nós, profissionais, o compromisso ético e político de refletir sobre essa realidade, de buscar as alternativas em prol da defesa dos direitos humanos, tanto no âmbito do nosso cotidiano profissional como na articulação com a luta mais geral dos movimentos sociais”, reforça Moraes.
Nas reflexões que podem ser desenvolvidas durante o seminário, ficam algumas questões apontadas pelo CRESS às/aos participantes: É possível afirmar que a nossa sociedade, como está construída, reconhece a todas/todos como humanas/os? Os direitos humanos são pra quem? Direitos humanos para quais humanos? Direitos humanos para humanos direitos?
Com o objetivo de trazer a reflexão a esse tema tão urgente, a realização do seminário convoca as/os assistentes sociais capixabas para, coletivamente, construírem alternativas a esse modelo de sociedade, no cotidiano do exercício profissional, nas relações com as/os usuárias/os dos serviços e com os movimentos sociais organizados.
Confira a programação!
SEMINÁRIO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS – UFES
18 de Julho
17h30 – Credenciamento – Auditório Manoel Vereza
18h30 – Mesa de abertura
19h – Mesa principal: Um presente ultrapassado: avanço do conservadorismo e a defesa intransigente dos direitos humanos.
20h – Debate
22h – Encerramento
19 de Julho
9h – Mesa 2: Racismo Institucional – Auditório Manoel Vereza
14h às 17h – Oficinas Temáticas (SALAS NO CCJE)
18h – Mesa 3: Organizando a nossa indignação: A importância dos movimentos sociais diante do avanço do conservadorismo – Auditório Manoel Vereza
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00
A categoria de Assistentes Sociais do Espírito Santo esteve reunida, nesta terça-feira (17/05), para celebrar o Dia do/da Assistente Social, data celebrada no dia 15 de Maio. Com a presença das professoras Eblin Farage (UFF) e Maria Helena Elpídio (UFES), a mesa principal tratou sobre a importância da participação do Serviço Social nas lutas da […]
19/05/2022 as 3:47
O CFESS lançou no dia 30 de abril uma pesquisa sobre o perfil da comunicação do CFESS, com o objetivo de conhecer e entender como a categoria de assistentes sociais tem buscado e recebido informações sobre a profissão. Com a pesquisa, o Conselho quer compreender também as preferências sobre o acesso ao conteúdo produzido pelo […]
19/05/2022 as 10:37
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado hoje, dia 18 de maio, é uma das lutas que, há muito tempo, fazem parte da agenda política de Assistentes Sociais. E muito dessa relação se constrói porque parte da nossa categoria está presente atuando profissionalmente, em instituições que acolhem e atendem pessoas que vivem com transtornos mentais, […]
18/05/2022 as 10:28