Nos últimos meses, de setembro a dezembro de 2021, o projeto de extensão “Os Fundamentos do Trabalho da/o Assistente Social no Espírito Santo”, parceria entre o Grupo de Pesquisa Lótus (Grupo de Estudos Fundamentos da Política Social e Serviço Social) – vinculado ao Departamento do curso de Serviço Social da UFES – e o CRESS-ES, realizou um curso de formação continuada à categoria. As/os participantes puderam atualizar seus conhecimentos sobre os fundamentos do trabalho profissional e fortalecer o Serviço Social em diversos espaços sócio-ocupacionais, principalmente no contexto da pandemia.
O curso “Os fundamentos do trabalho profissional do/a assistente social no Espírito Santo em tempos de pandemia por Covid-19” encerrou as atividades no dia 08 de dezembro. E foi exatamente o tema central da formação que chamou a atenção da assistente social Adriana Sales Carneiro, trabalhadora da Política de Assistência Social – Média Complexidade da Prefeitura de Vitória.
“Meu interesse começou já na importância dada ao debate acerca dos fundamentos do Serviço Social na atualidade, perpassada pela pandemia do novo coronavírus e os rebatimentos e impactos na atuação do/a assistente social, independentemente de sua área de ação. Além das pessoas envolvidas na formação, em especial as professoras Andréa (Monteiro Dalton) e Jeane (Andreia Ferraz Silva), que são profissionais atualizadas e comprometidas com o debate”, reforça Carneiro.
A assistente social Claudia Ney França da Silva, servidora pública municipal e que trabalha na Unidade Regional de Saúde de Serra Dourada, da Prefeitura da Serra, também já se interessou na formação a partir do título do curso. “Isso pelo fato de minha rotina de trabalho ter seguido ‘normal’ dentro da anormalidade do período que vivemos”, disse Silva.
Para ela, o mais relevante no curso oferecido pela parceria do Grupo Lótus com o CRESS-ES foi a mudança na perspectiva do que fazer sobre as demandas surgidas com a Covid-19 para o Serviço Social. “Em todos os cursos que fiz, durante a pandemia, sempre vinha uma pergunta: o que vamos fazer? O grande diferencial desse curso foi que ele começou a nos dar respostas. Ele nos chamou atenção aos fundamentos da profissão e, também, de que não trabalhamos sozinhas/os dentro do contexto da área técnica de Serviço Social. Nossas demandas são coletivas e no coletivo vamos buscar as respostas”.
Carneiro também destaca a capacidade do curso em responder as angústias e os questionamentos das/os profissionais como um ponto relevante do curso. “Também destaco a qualidade do ensino oferecido, com um aporte teórico bem estruturado e com ótimas fundamentações que nos ajudaram a pensar no plano de trabalho”, comentou.
Curso
Para o desenvolvimento do curso, o Grupo Lótus e o CRESS-ES consideraram algumas questões centrais: Como atuar nestes espaços para além do atendimento às demandas institucionais? Como fortalecer a organização coletiva em torno de uma determinada concepção de serviço social? Como criar estratégias para qualificar o trabalho profissional? Diante disso, foi desenvolvido um processo de formação continuada de assistentes sociais atuantes nos diversos espaços sócio-ocupacionais, numa perspectiva crítico-propositiva, visando aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos do Serviço Social e suas particularidades no estado do Espírito Santo.
O curso foi dividido em quatro módulos, com encontros quinzenais entre os meses de setembro e dezembro de 2021. A formação foi realizada totalmente online em virtude da pandemia, e contou com as facilitadoras Andrea Monteiro Dalton e Jeane Andreia Ferraz Silva, ambas professoras do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); e de Eblin Joseph Farage, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Por parte do CRESS-ES, a formação ainda contou com a contribuição da assistente social e agente fiscal, Sislene Pereira Gomes; e do assistente social e conselheiro do CRESS-ES, Carlos Augusto da Silva Costa, ambos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI).
Carlos Augusto considerou que o curso foi uma importante estratégia realizada pelo CRESS-ES e pelo Grupo Lótus para compreender a complexidade do exercício profissional na contemporaneidade, a partir das novas exigências colocadas pelo contexto da pandemia. O conselheiro ressaltou que o debate promovido sobre o projeto de trabalho do Serviço Social nas instituições, com base nos fundamentos e normativas profissionais, foi considerado fundamental pelas/os participantes para construção de intervenções qualificadas em seus espaços de trabalho, sobretudo neste momento em que as requisições institucionais indevidas se intensificaram aos profissionais.
Por esse motivo, o conselheiro considerou que a parceria com a universidade, por meio do Grupo Lótus, constituiu um importante espaço para o fortalecimento do exercício das/os assistentes sociais nas instituições.
Iniciando 2025, em janeiro o CRESS-ES INDICA o curso “Letramento racial para trabalhadores do SUS”. O curso aborda como o racismo em nossa sociedade também é produzido e reproduzido dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante as aulas, discutem-se a estrutura, o funcionamento e as expressões do racismo, além de abordar práticas antirracistas como […]
03/01/2025 as 4:21
Os boletos da anuidade de 2025, para cota única, foram encaminhados à categoria por e-mail. SAIBA COMO PARCELAR! O Conselho apresenta um passo a passo de como solicitar o parcelamento da sua anuidade. Efetuar o pagamento até a data limite é crucial para evitar a aplicação de juros e multa. 1. Acesse a plataforma de Serviços […]
19/12/2024 as 11:05
Se você não está exercendo a profissão, faça o cancelamento do seu registro profissional! Ao realizar a solicitação até o dia 30 de dezembro de 2024, será possível evitar a cobrança da anuidade de 2025. O cancelamento é feito pela plataforma de serviços online, disponível no site do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito […]
16/12/2024 as 2:27
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS Espírito Santo divulga o Parecer Técnico nº 028/2024, que está disponível na íntegra pelo site do Conselho. O documento trata da consulta realizada pelo Grupo de Trabalho de Assistentes Sociais da Atenção Primária à Saúde de Vila Velha (APS) à COFI do CRESS-ES, acerca de requisições […]
09/12/2024 as 6:40