A 16ª edição do Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores/as do Ética em Movimento, realizado pelo CFESS, terminou neste sábado (10), em São Paulo. O curso reuniu assistentes sociais das Comissões de Ética e Direitos Humanos (CEDH) do CFESS e dos CRESS e possibilitou a apreensão crítica da natureza histórica e política da ética social e profissional, bem como dos direitos humanos.
A conselheira Emilly Tenorio participou representando o CRESS-ES nessa edição e assumiu a tarefa de multiplicar os conhecimentos junto a categoria. “O curso Ética em Movimento possui trajetória histórica dentro do conjunto CFESS-CRESS, existindo desde os anos 2000 e formando diversos multiplicadores e multiplicadoras em cada regional. O debate da ética frente ao cenário neoconservador nos desafia em nosso cotidiano a todo tempo e precisa adquirir centralidade em nosso exercício profissional, para além das dimensões normativas da profissão”, afirma Emilly.
O curso, coordenado pela CEDH/CFESS, foi dividido em quatro módulos – Ética e História; Ética e Trabalho Profissional; Ética e Direitos Humanos; e Ética e instrumentos processuais – ministrados respectivamente pelas professoras Lúcia Barroco (PUC-SP), Cristina Brites (UFF/Rio das Ostras), Silvana Mara de Morais dos Santos (UFRN) e Sylvia Terra (assessora jurídica/CFESS).
As professoras que ministram as aulas expositivas e dialogadas perpassaram por temas como mediações morais e vida cotidiana, questão social, neoconservadorismo e irracionalismo, concepções de direitos humanos, desafios éticos face à defesa intransigente dos direitos humanos, entre outros, além de possibilitar um debate sobre o atual Código de Ética Processual. Além das aulas, ocorrem também apresentações de filmes e documentários.
“Estamos vivendo um contexto difícil de mudanças no cenário nacional e aprofundamento da barbárie e da desigualdade social, por isso garantir a continuidade desse projeto tão relevante para nossa profissão também é um compromisso ético com a direção social da nossa categoria”, complemeta Emily Tenorio.
Homenagem a Marylucia Mesquita
O Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores/as do Ética em Movimento não se encerra com o término das aulas expositivas. Pelo contrário, os/as participantes devem agora se preparar para dividir os aprendizados em suas respectivas regiões, por meio de projetos que devem ser aprovados pelas diretorias dos CRESS e apreciado pela CEDH/CFESS.
É costume as turmas do curso escolherem um nome para representá-las. Neste ano, os/as participantes homenagearam a assistente social e ex-conselheira do CFESS, Marylucia Mesquita, morta em 2017.
Marylucia Mesquita foi uma das fundadoras do projeto Ética em Movimento, nos anos 2000, e coordenou a CEDH/CFESS (2011-2014). Sempre ressaltou a relevância do Curso: “ao provocar a sensibilidade ética dos sujeitos profissionais que lidam cotidianamente com a violação de direitos como violência, convida corações e mentes a se despirem dos preconceitos, das armaduras do conservadorismo e do atalho imediatista que permeia o exercício profissional.
“Não é demais lembrar que, em tempos de barbárie sob o capital, torna-se imprescindível reafirmar princípios e valores no horizonte da emancipação humana, bem como reconhecer e fortalecer as conquistas históricas dos movimentos sociais comprometidos com uma ordem societária anticapitalista, não patriarcal, antirracista e não heterossexista”, disse em entrevista em 2013.
Com informações do CFESS
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32