Durante o Mês de Maio, especialmente nas comemorações do Dia do/da Assistente Social, o Conjunto CFESS-CRESS reafirmou o Projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e comunidades tradicionais.
Dessa forma, reforçamos a inserção da categoria na luta e na resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, comunidades de fundo de pasto, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, praieiros, jangadeiros, pantaneiros, caatingueiros, trabalhadores/as do campo, ciganos, entre tantos outros, que estão diretamente conectados com o meio ambiente.
Para esses povos e essas comunidades, natureza e vida se misturam. São uma só. E compreender essas culturas contribui para que o trabalho de assistentes sociais, com esses povos e essas comunidades, seja realizado com respeito e atenção necessários.
É preciso estar atentas/os para as lutas e demandas dessas comunidades e desses povos, a exemplo da questão territorial, tão desrespeitada nesses últimos anos. Acompanhamos, por exemplo,os constantes ataques e as invasões a terras indígenas, tanto por posseiros quanto por garimpeiros e madeireiros, não havendo sequer proteção e fiscalização por parte do atual governo.
Também precisamos estar atentas/os às movimentações promovidas por governos municipais, estaduais e federal, que por meio de decretos e projetos de lei apresentam propostas favorecendo o agronegócio e, consequentemente, o desmatamento. A floresta, assim como as matas, os mangues, as praias e os rios também são a moradia de muitos desses povos, e o principal, senão o único, meio de sobrevivência.
Trazer esse debate é um aprendizado a mais para todas/os nós. Uma oportunidade para conhecer a história de povos que constroem e lutam pela preservação da natureza e da vida. De que forma os/as Assistentes Sociais podem intervir e contribuir para a sobrevivência e a resistência de povos originários e comunidades tradicionais de nosso país?
Aproveitamos a reflexão para sugerir dois conteúdos à categoria:
Live com Helena Silvestre, durante o XII Encontro Capixaba de Assistentes Sociais.
O 14º Encontro Capixaba de Assistentes Sociais será realizado no próximo dia 12 de maio, junto com o Seminário de Seguridade Social. As atividades serão realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e já estão com inscrições abertas: clique aqui e se inscreva! Ao todo, são ofertadas 220 vagas, sendo 200 para assistentes sociais […]
17/03/2023 as 5:00
Na próxima quarta-feira, dia 22 de março, vai ter a ‘Oficina – Questão Racial e Serviço Social: caminhos para uma prática antirracista’, no NUCRESS VIRTUAL. O evento começa às 18h30, e será um espaço de diálogo com as/os assistentes sociais do Espírito Santo que atuam nos municípios do interior do estado. A oficina será ministrada […]
17/03/2023 as 7:00
As eleições para o Conjunto CFESS-CRESS 2023-2026 seguem até esta quinta-feira, dia 16 de março. E, neste ano, o quórum a ser atingido pelo CRESS 17ª Região/ES deve ser de 447 votos, considerando o levantamento de 2.977 assistentes sociais aptos a votar, emitido no dia 16 de janeiro de 2023. Para participar da votação, as/os […]
15/03/2023 as 5:31
Atenção, assistentes sociais! Falta pouco para as Eleições CFESS-CRESS 2023-2026, que ocorrem na próxima semana (14, 15 e 16 de março), por meio do site www.votaassistentesocial.com.br. Para que você exerça seu direito ao voto: é preciso ficar atenta/o ao seu e-mail e celular cadastrados no CRESS. Por meio deles, você irá receber a senha de votação, que […]
13/03/2023 as 11:00