O dia 29 de Janeiro é comemorado como o Dia Nacional da Visibilidade Trans e o CRESS-17ª Região, através da gestão “Não vou me adaptar” 2014 à 2017, como parte integrante da luta contra a violência à travestis, transexuais e transgêneros e na luta pela garantia de direitos à essa população, vem à público manifestar apoio ao movimento LGBT.
A transfobia se revela por discursos e atitudes de ódio, violência física, psicológica, chegando ao assassinato de pessoas transexuais e travestis. Com isso, faz-se necessário um profundo debate político sobre a desconstrução da heterossexualidade e do binarismo de gênero (masculino ou feminino) como únicas formas de manifestação da sexualidade permitida e aceita na sociedade. Além disso, torna-se ação estratégica para a perspectiva da garantia de direitos dessa população lutarmos todos os dias contra todos os tipos de preconceito e discriminação à população LGBT, considerando o respeito à diversidade de orientação sexual e identidade de gênero, além de apoiar as lutas em torno da despatologização da transexualidade, ampliação do processo transexualizador no SUS e atendimento com qualidade na rede pública, garantia do nome social nos espaços públicos de privados. Entendemos que a identidade de gênero é a expressão de construções sócio-históricas que marcam a singularidade de indivíduos que não se reconhecem nos papéis de gênero socialmente instituídos como masculino e feminino.
O Serviço Social tem historicamente lutado a favor dos direitos dessa população e, diante disso, orientamos a todas/os profissionais acessarem a Resolução CFESS nº 615/2011, que “dispõe sobre a inclusão e uso do nome social da assistente social travesti e do/a assistente social transexual nos documentos de identidade profissional” e também o Termo de Orientação produzido pelo CRESS 17ª região aos assistentes sociais acerca do respeito à identidade de gênero e a utilização do nome social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais das/os assistentes sociais.”
Imprescindível que a categoria se aproprie de informações que subsidie a atuação e o compromisso ético da profissão na defesa do acesso aos direitos e contra toda forma de preconceito!
No dia 28 de setembro é celebrado o Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto, e o CRESS/ES traz duas sugestões de leituras para as/os assistentes sociais capixabas, contribuindo para o debate e fortalecendo as lutas em defesa dos direitos das mulheres. A primeira sugestão é a nota técnica “A […]
28/09/2023 as 7:30
Atenção, categoria. Agora é possível acessar aos Serviços Online do CRESS/ES e ter acesso total à sua situação financeira junto ao Conselho, inclusive para ter conhecimento se está ou não em dívida ativa. Acesse o site https://cress-es.implanta.net.br/servicosonline/ confira. Caso você esteja em dívida ativa, não será possível emitir novos boletos pelos Serviços Online. Para solucionar […]
27/09/2023 as 8:00
Atenção, categoria! O telefone fixo do CRESS/ES vem apresentando alguns defeitos, o que está dificultando o contato junto ao Conselho. O serviço de manutenção já foi acionado e o atendimento será restabelecido em breve. Enquanto isso, orientamos a todas/os que façam contato via email: cress@cress-es.org.br.
26/09/2023 as 3:58
A Oficina Regional da ABEPSS Leste, realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, contou com a participação das conselheiras Lívia Silva de Queiroz e Rayanne Rocha Marcelino. O evento, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG), envolveu as Unidades de Formação Acadêmica dos estados de Espírito Santo, […]
25/09/2023 as 8:00