Documento informa sobre o reenvio das cédulas para a votação por correspondência
De acordo com o previsto no art. 20 do código eleitoral do Conjunto CFESS/CRESS foi definido para as eleições do CRESS-17 o sistema de votação misto, ou seja, voto por correspondência e presencial.
Diante disso, para fins de cumprir o previsto no referido código no art. 70, aos profissionais que residem fora das zonas eleitorais presenciais deveria ter sido remetido o seguinte material:
A) Cédulas oficiais devidamente rubricadas por membro da Comissão Regional Eleitoral;
B) Envelope comum, sem identificação;
C) Sobrecarta oficial para retorno ao CRESS, constando nome por extenso do remetente, seu endereço e número de registro no CRESS.
No entanto, após envio dos documentos para o voto por correspondência (foram remetidos no dia 19 de fevereiro de 2014), a Comissão Regional Eleitoral percebeu, no dia 25 de fevereiro de 2014, o não atendimento ao disposto no código nacional eleitoral no art.70, em especial a não assinatura por representante da Comissão Regional Eleitoral na cédula oficial de votação e o envio de envelope em branco para depósito do voto.
Sendo assim, imediatamente a Comissão Regional Eleitoral remeteu consulta à comissão nacional eleitoral (isso foi feito no dia 25 de fevereiro de 2014), solicitando informações sobre o ocorrido e quais providências deveriam ser tomadas. O retorno foi dado às partes envolvidas no processo eleitoral, ou seja, diretoria do CRESS-17, Comissão Regional Eleitoral e representantes das chapas concorrentes em âmbito regional, no dia 12 de março de 2014, informando que o processo deveria ser cancelado, convocando-se novas eleições.
Contudo, buscando uma forma de reverter a decisão proferida pela comissão nacional eleitoral quanto ao cancelamento das eleições, reuniram-se no dia 13 de março de 2014 representantes da diretoria do CRESS-17 (Aline Fardin Pandolfi e Josicleia Stelzer), representantes da chapa 1 “Não vou me Adaptar” (Wanusa Pereira e Camila Costa Valadão), representantes da chapa 2 “Trabalho, União e Luta: Resgatando a Força das/os Assistentes Sociais” (Semiramis Helena Campos Defendente e Wallace Rosa Gomes), representante da chapa única ao CFESS “Tecendo na Luta a Manhã Desejada” (Juliana Melim) e representantes da Comissão Regional Eleitoral (Janaina Gomes Farias Soledade, Luciano Azevedo e Arine Monteiro Petersen), tendo sido firmado um acordo entre as partes que toda documentação referente ao voto por correspondência fosse remetida novamente, o que foi feito no dia 14 de março de 2014.
Logo, às/aos profissionais do interior o prazo para postagem dos votos foi ampliado para o dia 02 de abril de 2014, haja vista que tivemos uma alteração no calendário eleitoral em virtude da greve dos correios em alguns Estados. E quanto aos profissionais de Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra foi mantido o calendário do voto presencial nos dias 19, 20 e 21 de março de 2014, das 9 às 17 horas.
Comissão Regional Eleitoral – CRESS-17ª Região/ES.
32 anos do Código de Ética do Serviço Social! São 32 anos desde que a categoria profissional se entendeu como trabalhadora, logo pertencendo à classe trabalhadora e compondo ativamente os espaços de luta e resistência. 13 de março é dia de celebração, porque tivemos que ultrapassar muitas barreiras para manter o Projeto Profissional vivo e […]
13/03/2025 as 11:07
O CFESS e o CRESS-PE realizarão, nos dias 4 e 5 de abril de 2025, a primeira edição do ‘Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista’, que ocorrerá no Centro de Eventos Recife da Faculdade Pernambucana de Saúde, em Recife (PE). As inscrições para o evento serão abertas na segunda-feira (24/2) e poderão ser […]
26/02/2025 as 9:09
Atenção, categoria! O Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo comunica o retorno da plataforma de Serviços Online, bem como o funcionamento da sede, em Vitória, das 12 às 18 horas. No dia 7 de fevereiro o CRESS-ES iniciou o processo de migração para um novo sistema de armazenamento de dados. Essa é uma […]
13/02/2025 as 2:24
Não fique em débito, assistente social! Caso tenha deixado de quitar alguma anuidade, procure pelo CRESS-ES o mais rápido possível e regularize a sua situação. Débitos de anos anteriores com o Conselho poderão ser inscritos em dívida ativa e/ou ter essa dívida encaminhada ao cartório de protesto de título. Reforçamos que essa decisão é uma […]
05/02/2025 as 6:02