Assistimos à conquista do processo de envelhecimento e ao aumento da expectativa de vida da população brasileira, em contrapartida vivenciamos uma conjuntura de retrocessos, de cortes de direitos e políticas públicas que impactam de maneira trágica a população envelhecida.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, o Dia Internacional do Idoso, comemorado hoje (1º de outubro), marca a importância da luta por políticas públicas de qualidade que proporcionem um processo de envelhecimento com qualidade de vida, autonomia, independência e participação ativa na família e na comunidade, conforme preconizado no estatuto da pessoa idosa.
A Política Nacional do Idoso (1994), o Estatuto da Pessoa Idosa (2003), e a Política Nacional de Saúde da pessoa Idosa (2006s) são importantes instrumentos para o cumprimento dos direitos fundamentais dessa população.
“Não é razoável que tantos esforços sejam feitos para prolongar a vida humana, se não forem dadas condições adequadas para vivê-la” (Marcelo Salgado).
Durante o 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, os CRESS do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, produziram e aprovaram a Carta de Vitória/ES, um documento de avaliação e também de mobilização, a ser compartilhado com toda a categoria. Confira o conteúdo completo da carta >> clique aqui!
12/08/2022 as 5:00
Para este dia 12 de agosto, quando se celebra o Dia Internacional da Juventude, a gestão “É preciso estar atenta e forte” reuniu alguns textos que fortalecem a importância de se estar ao lado da juventude, em defesa de seus direitos e das políticas sociais que promovem o acesso e a garantia de serviços e […]
12/08/2022 as 8:00
Durante os dias 05 e 07 de agosto, a cidade de Vitória/ES recebeu o 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, reunindo os CRESS do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo para avaliação das ações realizadas pela região no triênio 2020-2023. Com o tema Trabalhadoras do Brasil: “É preta, é pobre e […]
11/08/2022 as 5:13
Neste domingo, dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha (nº 11.340 / 2006) completa 16 anos, marco do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A gestão “É preciso estar atenta e forte” pontua a urgência de se assegurar o direito das mulheres a uma vida sem violência, sendo este […]
07/08/2022 as 7:45