Com a alteração, cargo passa de assistente intermediário em serviço social para educador social
A Prefeitura Municipal de Itapemirim (PMI) reviu e alterou a nomenclatura do cargo de assistente intermediário em serviço social para a de educador social, no processo seletivo simplificado nº 02/2013.
A mudança foi realizada por meio da lei complementar nº 157/2013 (Clique aqui e confira a lei) e foi uma resposta às cobranças realizadas pela Comissão de Fiscalização (COFI) do CRESS-17.
A COFI enviou notificação à PMI, em 20 de março de 2013, questionando a nomenclatura utilizada, e reiterou a questão em 09 de agosto de 2013. Em setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) respondeu os questionamentos via ofício (Clique aqui e confira o documento), informando sobre a alteração e a ampliação, de nove para 13, das vagas para o cargo de educador social.
“Essa retificação realizada pela municipalidade vem atender aos questionamentos da categoria na defesa da profissão e é fruto da intervenção da COFI que, dentre suas atribuições, analisa e fiscaliza os editais de processos seletivos e concursos, conforme prevê a Lei que Regulamenta a Profissão, bem como a Resolução CFESS n° 512/2017, que dispõe sobre a Política Nacional de Fiscalização (PNF)”, destacou a comissão.
Ainda segundo a COFI, é importante ressaltar que a denominação de “assistente social” é privativa dos habilitados com diploma de graduação em serviço social, oficialmente reconhecido, e devidamente registrados no Conselho Regional da profissão, conforme artigos 2º e 3º da Lei 8.662/93.
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32