Evento contou com a presença de rerpesentantes do CFESS, da Abepss, do CRESS-17 e da Ufes
O Fórum Capixaba de Supervisores de Estágio promoveu nessa quinta-feira, 12, o debate “A centralidade do estágio na formação profissional – O que você precisa saber sobre a supervisão direta de estágio em Serviço Social”.
O evento foi mais uma atividade dentro da programação especial do mês de Maio – Mês da/do Assistente Social e aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, em Vitória.
A mesa contou com a presença da professora do Departamento de Serviço Social e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Silvia Neves Salazar, da professora e vice presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) Leste, Maria Helena Elpídio Abreu, da conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Juliana Iglesias Melim e da conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi) do CRESS-17, Sabrina Lúcia Pinto da Silvia. A mediação ficou por conta da conselheira do CRESS-17, Elisângela Marchesi.
A professora Silvia Salazar destacou a centralidade do estágio na formação profissional no contexto de fragilidade dos espaços de formação, que visam o mecanicismo e o produtivismo.
“Nós temos que retomar a concepção de estágio dentro de uma concepção pedagógica, onde o estágio é o processo de aprendizagem do estudante dentro do processo de trabalho do assistente social”, frisou a professora.
Já a vice presidente da Abepss Leste, Maria Helena, reforçou que a centralidade do estágio na formação profissional do estudante é fundamental e que isso requer um olhar crítico.
A conselheira do CFESS Juliana Iglesias Melim ressaltou o atual cenário político brasileiro e os problemas a serem enfrentados diante das medidas que governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) está anunciando. Ela ainda enfatizou que “o perfil do assistente social que queremos formar é uma responsabilidade de toda a categoria”.
Para a conselheira e coordenadora da Cofi do CRESS-17, Sabrina Lúcia Pinto da Silvia, o fórum é um espaço no qual a categoria e os estudantes podem expor as suas dificuldades e experiências de enfrentamento às demandas que estão postas no campo da formação profissional.
“O fórum é um momento importante para a categoria, sobretudo nessa relação que esta estabelecida entre o supervisor de campo, o supervisor acadêmico e o estudante, por considerar que esse processo de formação, de fato, precisa ser um trabalho conjunto que tem na sua centralidade uma série de desafios que precisam ser superados”, analisou a conselheira.
Após as exposições das palestrantes foi aberto um bloco para as perguntas e as colocações do público presente. Muitos expuseram dúvidas e experiências profissionais.
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) deliberou por manifestar-se quanto ao cumprimento da supervisão direta de estágio direcionada de maneira impositiva por gestores, sobretudo na política de assistência social. “Temos recebido queixas por parte da categoria sobre essa questão e é algo que traz muita apreensão para profissionais que já estão sobrecarregados ou mesmo […]
26/05/2022 as 7:00
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicou, recentemente, a Resolução CFESS nº 992, de 22 de março de 2022, que estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional da/o Assistente Social. Tal conduta é válida tanto na relação com as/os usuários quanto com outras/os assistentes sociais […]
24/05/2022 as 7:00
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00
A categoria de Assistentes Sociais do Espírito Santo esteve reunida, nesta terça-feira (17/05), para celebrar o Dia do/da Assistente Social, data celebrada no dia 15 de Maio. Com a presença das professoras Eblin Farage (UFF) e Maria Helena Elpídio (UFES), a mesa principal tratou sobre a importância da participação do Serviço Social nas lutas da […]
19/05/2022 as 3:47