O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) tomou conhecimento na manhã desta quarta-feira, 9 de outubro de 2019, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), de que a Presidência da República vetou o Projeto de Lei 3688/2000, que visa a inserir o Serviço Social e a Psicologia na rede básica de Educação.
A atuação destes/as profissionais na rede básica de ensino representa um salto qualitativo no processo de aprendizado e formação social dos/as estudantes. Contribui para o fortalecimento do ensino público, na perspectiva de viabilizar direitos e combater as mazelas sociais que se expressam nas escolas.
Nesse sentido, o CFESS, juntamente com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), vem informar que já está tomando providências e articula estratégias, no sentido de sensibilizar o Congresso Nacional, que aprovou a Lei nas duas casas (Câmara dos Deputados e Senado), a derrubar o veto do Presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Nesta quinta-feira (10/10), os Conselhos se reunirão com a relatora do projeto, deputada Jandira Feghali (PC do B/RJ) e também estão previstas reuniões e audiências com parlamentares, inclusive com a base do governo que votou favorável ao projeto. Os Conselhos também farão divulgação de material elucidativo sobre a importância da inserção destas duas profissões na educação básica do país.
Em uma conjuntura de retrocessos e cortes em todas as áreas, principalmente na Educação, o veto imposto pelo presidente não é uma surpresa, pelo contrário, reforça o projeto de governo de desmantelar as políticas sociais do país.
Assim, é fundamental que a categoria de assistentes sociais continue mobilizada, envie mensagens aos/às parlamentares e divulgue o abaixo-assinado em defesa da inserção de equipes multiprofissionais, com assistentes sociais e psicólogos/as na rede básica, para um atendimento integral e de qualidade para as crianças e jovens desse país.
Envie e-mails e telefone para os/as deputados/as federais que representam seu estado:
Texto e arte CFESS.
Na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, o atendimento remoto do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h30 às 16h30. Os/As trabalhadores/as do CRESS-ES farão a primeira reunião de 2021, nesse dia, das 16h30 às 18h30. Você pode conferir todas as reuniões dos/das trabalhadores/as, para o a no de 2021, na agenda do CRESS-ES […]
22/01/2021 as 11:31
O CFESS lançou nesta quarta-feira (20/1) o Plano de Metas e Planejamento Orçamentário 2021 da entidade. O documento, disponível no Portal Transparência do CFESS, apresenta a síntese do conjunto de ações que o Conselho Federal pretende realizar neste ano, elaborado a partir de um debate virtual coletivo com os CRESS e a com categoria de assistentes sociais […]
21/01/2021 as 9:35
O Brasil é um país laico. Ou seja, não há uma religião oficial. E, segundo nossa Constituição, toda cidadã e todo cidadão pode manifestar livremente suas crenças e seus cultos, assim como também não tem a obrigatoriedade de exercê-los. O nosso país abriga as mais diversas religiões, com diferentes tradições e doutrinas. Entretanto, apesar do […]
21/01/2021 as 8:15
O Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região (CRESS-ES), por meio da Comissão de Formação e Trabalho Profissional, vai realizar, no dia 11 de fevereiro, a partir das 9 horas, o Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Espírito Santo. A atividade, que será de forma remota, está com inscrições abertas, e […]
18/01/2021 as 12:26