“O diálogo vai ser instaurado dentro do governo”, garantiu o vice-governador, em reunião no Palácio da Fonte Grande, no dia 2
“Com o diálogo vocês podem contar. O dialogo vai ser instaurado dentro do governo”, garantiu o vice-governador do Estado, Givaldo Vieira, na manhã da terça-feira, 2, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.
Givaldo recebeu a comissão de assistentes sociais que vem lutando pela implantação da Lei das 30 horas (12.317/2010) no Estado. Ele adiantou ainda que vai organizar uma reunião da comissão com o secretário Estadual de Gestão e Recursos Humanos, Heráclito Amâncio, para ampliar a discussão sobre o tema. A data será marcada.
Parceiro da comissão, o Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região (CRESS-17) compareceu ao encontro.
A conselheira Maria Augusta Destefani Pancoto pontuou algumas ações do Conselho junto ao Governo do Estado e fez uma crítica ao modo como a Procuradoria Geral do Estado (PGE) interpretou a lei, como sendo aplicável apenas aos profissionais que atuam no âmbito privado, regidos pela CLT.
Ela informou ainda que o CRESS notificou as secretarias estaduais de Gestão e Recursos Humanos (Seger-ES) e a de Saúde (Sesa-ES) cobrando posicionamento sobre a Lei das 30 horas, porém não obteve resposta.
A conselheira reafirmou que o CRESS-17 estava ali para defender o posicionamento do Conjunto CFESS/CRESS em torno da questão.
“É compromisso da profissão em reafirmar a luta para melhorar a qualidade dos serviços prestados. A gente não quer trabalhar menos, quer melhorar o atendimento à população”, frisou.
Comissão entrega documento do CFESS
A assistente social da Prefeitura de Vitória Janaína Gomes Faria entregou o livro “Direito se conquista: a luta dos/as assistentes sociais pelas 30 horas semanais”, elaborado pelo CFESS. Uma pasta contendo uma série de documentos, como a Lei 12.317/2010, incorporada à Lei Regulamentação da Profissão de Assistente Social – 8.662/1993, bem como pareceres favoráveis à redução da carga horária também foram entregues.
O material contém inclusive o apoio dado pelo então senador e atual governador, Renato Casagrande, que em 2010 votou a favor da Lei das 30 horas, no Senado Federal.
Ausência
A reunião com o vice-governador foi marcada mediante a articulação da comissão junto ao gabinete do deputado estadual Roberto Carlos. Ele, porém, se ausentou devido a um mal estar.
Mas a assessoria do parlamentar participou da reunião, ratificando o apoio dado desde a audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa, em maio.
Assistentes sociais que não estejam exercendo sua profissão podem solicitar o cancelamento do registro profissional. O cancelamento é feito na plataforma dos serviços online. Segue link com orientações para tal procedimento: http://www.cress-es.org.br/cancelamento-do-registro-profissional/. E ao fazer a solicitação até o dia 28 de dezembro, você consegue evitar a cobrança da anuidade de 2024. Lembrando que a […]
28/11/2023 as 8:00
No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no […]
27/11/2023 as 9:49
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo. Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. […]
27/11/2023 as 7:30
No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza a última reunião do ano de 2023. O encontro será presencial e está previsto para começar a partir das 15 horas, na sede do CRESS/ES com momentos especiais, sendo: 1. Debate sobre o texto “Desafios para o Serviço […]
24/11/2023 as 11:00