Encaminhado à Prefeitura Municipal de Vitória, Conselho Municipal de Assistência Social e de Saúde de Vitória.
Nós, assistentes sociais presentes ao 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado no período de 6 a 9 de setembro de 2018 na cidade de Porto Alegre (RS), expressamos nosso repúdio ao Projeto Vitória do Bem, que tem como objetivo recrutar pessoas para atuarem como voluntárias tanto em órgãos da administração direta, quanto indireta, indo de encontro ao posicionamento do Conjunto CFESS-CRESS, que rechaça essa apropriação da prática voluntária como sendo um tipo de trabalho que visa a preencher lacunas do mercado de trabalho formal.
Repudiamos essa campanha de adesão ao voluntariado como proposta para suprir a falta de profissionais nas equipes dos principais espaços sócio-ocupacionais, sobretudo os serviços de saúde e assistência social.
Repudiamos os vários ataques aos direitos dos/as trabalhadores/as, todos fruto do governo ilegítimo de Michel Temer, que vem colocando em prática um projeto baseado no desmonte das políticas sociais, privatizações, terceirização irrestrita e contrarreformas, dentre essas a reforma trabalhista, que tem como principal objetivo: um estado “mínimo para o social” e “máximo para o capital”.
Repudiamos essa direção, que vem ampliando e concretizando medidas que impactam diretamente no trabalho dos/as assistentes sociais, que também se inserem nessa classe. Enfrentamos hoje um cenário de desemprego e precarização das condições de trabalho.
Repudiamos iniciativas como essa, que representam um total retrocesso e atingem diretamente a população, que fica exposta à descontinuidade e à desprofissionalização da prestação dos serviços, que agora passa a depender da “solidariedade” e disposição individual de cada “voluntário”, e não mais do compromisso do Estado com direitos constitucionais.
Repudiamos ações que promovem e reforçam a desresponsabilização do Estado frente à falta de mão de obra para atendimento de qualidade à população e, ainda, como forma precária de atender às demandas do/as usuários/as das instituições privadas com ou sem fins lucrativos.
Diante disso, convocamos os/as assistentes sociais a dizerem NÃO ao voluntariado em órgãos que deveriam ter o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com a valorização das profissões que tanto contribuem para a efetivação de direitos. Afirmamos que a inserção profissional voluntária prejudica a ampliação de postos de trabalho, além de contribuir para o enfraquecimento da defesa por mais contratação de profissionais dentro das instituições, principalmente em órgãos públicos e prestadoras de serviços.
Não apoiaremos retrocessos!
Porto Alegre (RS), 9 de setembro de 2018.
Aprovada na Plenária Final do 47º Encontro Nacional CFESS-CRESS
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32