Projeto está na Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovada, matéria vai para o Plenário da Câmara dos Deputados
Projeto está na Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovada, matéria vai para o Plenário da Câmara dos Deputados
Na próxima quarta-feira, 30 de outubro, o projeto de lei que define a inserção de profissionais da psicologia e do serviço social nas redes públicas de educação básica poderá ser votado pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O PL 3688/2000 (conhecido como PL Educação) já recebeu parecer favorável do relator do projeto na CCJC, Fábio Trad (PMDB/MS).
O CFESS e o Conselho Federal de Psicologia já estão se articulando para acompanhar a sessão na Câmara. E mesmo que o PL não entre na pauta, as entidades tentarão dialogar com parlamentares e com o presidente da CCJC, Décio Lima (PT/SC), para que o projeto seja analisado.
Nesse sentido, é importante a mobilização de assistentes sociais e estudantes no Congresso Nacional no dia da sessão da CCJC, para sensibilizar a Casa sobre o tema.
Entretanto, é possível que as pessoas encontrem dificuldade para entrar na Câmara. Na última reunião do CFESS e do CFP no Congresso sobre o tema, as entidades demoraram mais de uma hora para conseguir entrar nas dependências da Casa.
A segurança do Congresso vem sendo reforçada desde a última onda de protestos pelo Brasil, em junho deste ano, quando milhares de manifestantes chegaram a ocupar a rampa e a marquise onde estão as cúpulas que abrigam os plenários do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Outros fatos, como a ocupação da entrada da Casa por indígenas e policiais, também podem ter motivado essa nova política de segurança, que, muitas vezes, tem impedido que a população possa acompanhar de perto o trabalho de parlamentares.
“Vamos chegar antes das 8h30 para tentar o acesso. As sessões normalmente começam às 10h. A gente quer profissionais e estudantes entoando o coro ‘da Copa eu abro mão, quero dinheiro para a saúde e educação’, que já virou uma marca nossa nas sessões que têm o PL em pauta”, disse a presidente do CFESS, Sâmya Ramos.
Mais dificuldades Apesar de o PL Educação ter recebido parecer favorável a partir de sua constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa, ainda há resistência por parte de parlamentares, principalmente daqueles da base do governo, sob a alegação de que a obrigatoriedade de profissionais do serviço social e da psicologia da rede básica de educação vai onerar os municípios. “Este projeto poderá significar avanços não só para as categorias envolvidas, mas principalmente para estudantes da rede pública e para a política de educação do país”, finalizou Sâmya.
Pela web também vale Se você não puder comparecer à Câmara, mobilize-se pela rede! Envie e-mails para integrantes da CCJC, com o seguinte texto: SR/A DEPUTADO/A
PELA APROVAÇÃO IMEDIATA DO PL 3688/2000
INCLUSÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS/AS NAS ESCOLAS JÁ!”
Para saber os endereços de e-mail dos/as deputados/as, clique aqui.
Anote em sua agenda Mobilização para votação do PL Educação Data: 30 de outubro (quarta-feira) Horário: A partir das 8h30 Local: Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC)
Fonte: CFESS. |
Durante o 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, os CRESS do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, produziram e aprovaram a Carta de Vitória/ES, um documento de avaliação e também de mobilização, a ser compartilhado com toda a categoria. Confira o conteúdo completo da carta >> clique aqui!
12/08/2022 as 5:00
Para este dia 12 de agosto, quando se celebra o Dia Internacional da Juventude, a gestão “É preciso estar atenta e forte” reuniu alguns textos que fortalecem a importância de se estar ao lado da juventude, em defesa de seus direitos e das políticas sociais que promovem o acesso e a garantia de serviços e […]
12/08/2022 as 8:00
Durante os dias 05 e 07 de agosto, a cidade de Vitória/ES recebeu o 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, reunindo os CRESS do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo para avaliação das ações realizadas pela região no triênio 2020-2023. Com o tema Trabalhadoras do Brasil: “É preta, é pobre e […]
11/08/2022 as 5:13
Neste domingo, dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha (nº 11.340 / 2006) completa 16 anos, marco do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A gestão “É preciso estar atenta e forte” pontua a urgência de se assegurar o direito das mulheres a uma vida sem violência, sendo este […]
07/08/2022 as 7:45