A gestão “Tempos de Resistir” do CRESS-ES realizou, na tarde do dia 04 de julho, reunião com os/as assistentes sociais do Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (IASES).
O encontro ocorreu no auditório do edifício Jusmar, no centro de Vitória, e contou com debate sobre as condições de trabalho do Serviço Social na socioeducação em Unidades de internação e de semiliberdade. O CRESS também aproveitou para divulgar a coleta de dados feita nas Unidades pela gestão 2014-2017 da entidade, “Não Vou me Adaptar”, intitulada “O Serviço Social na Sócio-Educação no Espírito Santo: unidades de internação e semi-liberdade”.
A coleta foi realizada por meio de visitas em 12 das 13 unidades socioeducativas do Estado nos anos de 2015 e 2016, por meio de integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização, agentes fiscais e conselheiros/as do CRESS-ES. Destacamos a contribuição significativa na tabulação dos dados e na produção do relatório da ex-agente de Fiscalização Andréa Dalton.
O CRESS obteve informações junto às/aos assistentes sociais dessas instituições. Tais dados se referiram ao funcionamento da instituição, com destaque para as reflexões acerca da defesa do serviço social e o fortalecimento da identidade profissional na Socioeducação dentro do trabalho interprofissional e às condições éticas e técnicas para o exercício profissional. O relatório completo poderá ser acessado em breve.
Os dados, divulgados na reunião, são úteis para que se conheça um pouco mais do perfil do trabalho das/os assistentes sociais nas Unidades socioeducativas do Estado. Por parte do CRESS-ES, participaram do encontro as conselheiras Carla de Oliveira e Sabrina Lúcia, as agentes fiscais Sislene Gomes e Raquel Martini, o coordenador técnico Gustavo Correia e a assessora em serviço social Tuanne Almeida.
Na ocasião também foi apresentada a “Nota técnica acerca da atuação das/os assistentes sociais em comissão de avaliação disciplinar conforme previsão do SINASE”, elaborada pela doutora em Serviço Social Silvia da Silva Tejada, para conhecimento dos/as assistentes sociais ali presentes. Para acessar a nota técnica, CLIQUE AQUI.
Assistentes sociais que não estejam exercendo sua profissão podem solicitar o cancelamento do registro profissional. O cancelamento é feito na plataforma dos serviços online. Segue link com orientações para tal procedimento: http://www.cress-es.org.br/cancelamento-do-registro-profissional/. E ao fazer a solicitação até o dia 28 de dezembro, você consegue evitar a cobrança da anuidade de 2024. Lembrando que a […]
28/11/2023 as 8:00
No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no […]
27/11/2023 as 9:49
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo. Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. […]
27/11/2023 as 7:30
No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza a última reunião do ano de 2023. O encontro será presencial e está previsto para começar a partir das 15 horas, na sede do CRESS/ES com momentos especiais, sendo: 1. Debate sobre o texto “Desafios para o Serviço […]
24/11/2023 as 11:00