Evento foi uma importante etapa que antecede o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, que será realizado pelo Conjunto CFESS/CRESS, em Maceió, Alagoas, nos dias 04 e 05 de junho de 2012
O tema Educação tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões do Serviço Social.
Prova disso é que o tema central das discussões e debates nas atividades em comemoração ao 15 de maio – Dia do Assistente Social deste ano é a Educação.
Atento a isso, o CRESS-17, por meio da sua Comissão de Seguridade Social, realizou na terça-feira, 10 de abril, uma reunião com profissionais que atuam na área, na Faculdade Salesiana, em Vitória.
Essa reunião representou uma importante etapa que antecede o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, que será realizado pelo Conjunto CFESS/CRESS, em Maceió, Alagoas, nos dias 04 e 05 de junho de 2012. Saiba mais aqui.
Onze profissionais que atuam na área participaram do encontro. Participaram também as conselheiras do CRESS Lívia Madeira Brito, que também é assistente social de uma instituição de educação, e Karin Brandão Bruce e a coordenadora técnica do Conselho, Michely Mezarde.
O encontro começou com a apresentação das profissionais presentes e, logo em seguida, as conselheiras Lívia e Karin apresentaram a proposta da reunião para os participantes. No primeiro momento foi realizada uma apresentação construída pelo GT de Educação do conjunto CFESS/CRESS sobre o documento “Subsídios para o debate sobre Serviço Social na Educação” (CFESS/CRESS).
Discussão e grupos
No segundo momento foram formados dois grupos de discussão. Eles pautaram questões sobre a Política de Educação e sua relação com a inserção e trabalho dos profissionais de Serviço Social na área.
O grupo 1 discutiu os temas:
– Compreensão de Educação que Norteia o Trabalho do/da Assistente Social de acordo com o Projeto Ético e Político Profissional;
– Considerando as atribuições e competências do/da Assistente Social, como se dá a intervenção profissional, contemplando:
a) A Garantia de acesso da população à educação formal e não formal;
b) A Garantia da permanência da população nas instituições educacionais e naquelas vinculadas à Educação não formal;
Já o grupo 2 discutiu:
– Compreensão de Educação que norteia o trabalho do/da Assistente Social de acordo com o Projeto Ético e Político Profissional;
– Considerando as atribuições e competências do/da Assistente Social, como se dá a intervenção profissional, contemplando:
a) A Garantia da qualidade dos serviços prestados pelo sistema educacional;
b) A garantia da gestão democrática e participativa da população no campo educacional.
Para a conselheira e membro da Comissão de Seguridade Social do CRESS-17, Lívia Madeira Brito, o evento foi muito positivo.
“Tivemos a participação de profissionais de diversas instituições de educação do Estado. Isso nos permite conhecer um pouco mais desses espaços e pensarmos coletivamente o processo de trabalho”, avaliou Lívia.
Já a conselheira Karin, avaliou que a reunião foi importante para se buscar a organização da categoria na luta pela aprovação/implementação de leis que inserem o assistente social na educação.
Atualmente, o PL 3688/2000 (transformado em PLC 060/2007 no Senado), o PL 6478/2009, o PL 6874/2010 e a PEC 13/2007 tratam desse assunto no Congresso Nacional.
Os profissionais consideraram o encontro válido, já que havia a necessidade desse espaço. Eles ainda solicitaram às conselheiras que continuem realizando esses encontros.
A finalidade de todo esse processo, que culminará com o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, é a publicação de um documento final que incorpore as discussões estaduais e nacional sobre o documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação”, com o objetivo de apresentar a construção coletiva até o final do segundo semestre de 2012.
Oficina do CRESS-RJ
Ainda dentro das discussões sobre o tema, a conselheira Lívia participou no dia 30 de março da Oficina Estadual de Serviço Social na Educação, realizada pela Comissão de Educação do CRESS-RJ.
Segundo Lívia, a Oficina realizada no Rio de Janeiro tinha o mesmo objetivo que a reunião que aconteceu no dia 10 de abril, no Espírito Santo.
Por isso, a participação da conselheira capixaba na Oficina realiza pelo CRESS-RJ proporcionou um momento de troca de experiências, que contribuiu com o enriquecimento das discussões da reunião realizada em Vitória.
Na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, o atendimento do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h às 14h. As/Os trabalhadoras/es do CRESS-ES farão uma reunião, neste dia, das 14h às 18h. Nos demais dias da semana (de terça à sexta), o atendimento presencial será realizado das 12h às 18h. Lembrando que os contatos […]
24/06/2022 as 4:00
No próximo dia 09 de julho será realizada a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2022 para Assistentes Sociais que atuam no Espírito Santo. E após dois anos sem a realização das assembleias, é de suma importância que esta seja realizada no seu formato presencial. A primeira chamada será às 08h30, com a assembleia sendo realizada […]
24/06/2022 as 10:13
Você conhece a campanha “Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta” do Conjunto CFESS/CRESS? E sabia que pode participar enviando uma foto sua para o site oficial? Afinal, quem constrói a campanha somos nós, mulheres, assistentes sociais de luta! Para participar é bem simples: você acessa o site (www.mulheresassistentessociais.com.br), clica em cima de “Faça Parte” e […]
21/06/2022 as 9:57
Na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, a Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS/ES realiza mais uma reunião. O encontro, previsto para começar às 18h30, está marcado para acontecer de forma remota. Caso tenha interesse em participar da Comissão, entre em contato pelos emails assessoria@cress-es.org.br ou larissenunes@cress-es.org.br. Reunião da Comissão de Ética e […]
20/06/2022 as 12:00