Evento foi uma importante etapa que antecede o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, que será realizado pelo Conjunto CFESS/CRESS, em Maceió, Alagoas, nos dias 04 e 05 de junho de 2012
O tema Educação tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões do Serviço Social.
Prova disso é que o tema central das discussões e debates nas atividades em comemoração ao 15 de maio – Dia do Assistente Social deste ano é a Educação.
Atento a isso, o CRESS-17, por meio da sua Comissão de Seguridade Social, realizou na terça-feira, 10 de abril, uma reunião com profissionais que atuam na área, na Faculdade Salesiana, em Vitória.
Essa reunião representou uma importante etapa que antecede o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, que será realizado pelo Conjunto CFESS/CRESS, em Maceió, Alagoas, nos dias 04 e 05 de junho de 2012. Saiba mais aqui.
Onze profissionais que atuam na área participaram do encontro. Participaram também as conselheiras do CRESS Lívia Madeira Brito, que também é assistente social de uma instituição de educação, e Karin Brandão Bruce e a coordenadora técnica do Conselho, Michely Mezarde.
O encontro começou com a apresentação das profissionais presentes e, logo em seguida, as conselheiras Lívia e Karin apresentaram a proposta da reunião para os participantes. No primeiro momento foi realizada uma apresentação construída pelo GT de Educação do conjunto CFESS/CRESS sobre o documento “Subsídios para o debate sobre Serviço Social na Educação” (CFESS/CRESS).
Discussão e grupos
No segundo momento foram formados dois grupos de discussão. Eles pautaram questões sobre a Política de Educação e sua relação com a inserção e trabalho dos profissionais de Serviço Social na área.
O grupo 1 discutiu os temas:
– Compreensão de Educação que Norteia o Trabalho do/da Assistente Social de acordo com o Projeto Ético e Político Profissional;
– Considerando as atribuições e competências do/da Assistente Social, como se dá a intervenção profissional, contemplando:
a) A Garantia de acesso da população à educação formal e não formal;
b) A Garantia da permanência da população nas instituições educacionais e naquelas vinculadas à Educação não formal;
Já o grupo 2 discutiu:
– Compreensão de Educação que norteia o trabalho do/da Assistente Social de acordo com o Projeto Ético e Político Profissional;
– Considerando as atribuições e competências do/da Assistente Social, como se dá a intervenção profissional, contemplando:
a) A Garantia da qualidade dos serviços prestados pelo sistema educacional;
b) A garantia da gestão democrática e participativa da população no campo educacional.
Para a conselheira e membro da Comissão de Seguridade Social do CRESS-17, Lívia Madeira Brito, o evento foi muito positivo.
“Tivemos a participação de profissionais de diversas instituições de educação do Estado. Isso nos permite conhecer um pouco mais desses espaços e pensarmos coletivamente o processo de trabalho”, avaliou Lívia.
Já a conselheira Karin, avaliou que a reunião foi importante para se buscar a organização da categoria na luta pela aprovação/implementação de leis que inserem o assistente social na educação.
Atualmente, o PL 3688/2000 (transformado em PLC 060/2007 no Senado), o PL 6478/2009, o PL 6874/2010 e a PEC 13/2007 tratam desse assunto no Congresso Nacional.
Os profissionais consideraram o encontro válido, já que havia a necessidade desse espaço. Eles ainda solicitaram às conselheiras que continuem realizando esses encontros.
A finalidade de todo esse processo, que culminará com o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, é a publicação de um documento final que incorpore as discussões estaduais e nacional sobre o documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação”, com o objetivo de apresentar a construção coletiva até o final do segundo semestre de 2012.
Oficina do CRESS-RJ
Ainda dentro das discussões sobre o tema, a conselheira Lívia participou no dia 30 de março da Oficina Estadual de Serviço Social na Educação, realizada pela Comissão de Educação do CRESS-RJ.
Segundo Lívia, a Oficina realizada no Rio de Janeiro tinha o mesmo objetivo que a reunião que aconteceu no dia 10 de abril, no Espírito Santo.
Por isso, a participação da conselheira capixaba na Oficina realiza pelo CRESS-RJ proporcionou um momento de troca de experiências, que contribuiu com o enriquecimento das discussões da reunião realizada em Vitória.
Nesta terça, dia 09 de março, a partir das 18h30, acontece mais uma reunião da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS-ES. As atividades serão online, atendendo às recomendações dos órgãos de saúde, nacionais e internacionais, referentes ao isolamento social. Para fazer parte da reunião, basta enviar e-mail para a coordenadora da comissão, a […]
08/03/2021 as 1:30
Nesta terça-feira, dia 09 de março, a partir das 15h30, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS-ES vai realizar mais uma reunião. A atividade será on-line, atendendo às recomendações dos órgãos de saúde, nacionais e internacionais, referentes ao isolamento social. Para fazer parte da reunião, basta enviar e-mail para a coordenadora da comissão, […]
08/03/2021 as 9:19
Na última semana, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), entidade de direito público que regulamenta, normatiza e orienta a profissão de Serviço Social no Brasil, tomou conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais, pelo qual uma advogada, que se identifica como Procuradora de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional […]
05/03/2021 as 10:27
O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 17ª Região/ES apresenta algumas orientações importantes às/aos assistentes sociais que têm buscado o Conselho para solicitar sua inscrição profissional (primeiro registro) ou, no caso das/dos que estão com o registro cancelado, a reinscrição profissional, em especial pela participação em processos seletivos ou outras formas de contratação para […]
02/03/2021 as 10:00