O site do CRESS-ES já está acessível para surdas/os. O conselho aprovou, em reunião, a aquisição da plataforma Hand Talk, que traduz simultaneamente os conteúdos em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O contrato tem duração de dois anos, e atende ao valor já destinado para o orçamento de 2019.
De acordo com dados do CENSO 2010, do IBGE, existem 9,7 milhões de pessoas, no Brasil, com algum tipo de problema auditivo. Além disso, entre essas pessoas há uma grande parcela que depende principalmente ou exclusivamente da Libras para se comunicar.
Para o site do CRESS-ES, o aplicativo Hand Talk vai ajudar na tradução de conteúdos em português, digitados ou falados, tanto para quem acessa a página por tablet quanto por smartphone, além dos computadores.
A conversão para Libras é automática. Esse sistema funciona com a ajuda de um intérprete virtual, o Hugo, que reage a comandos de voz e texto, convertendo em tempo real os conteúdos. O curioso é que, ao adotar um intérprete virtual, o sistema ainda permite que os ouvintes possam aprender a se comunicar em Libras.
Para achar o serviço de tradução, na página, basta procurar pelo ícone de acessibilidade, que fica no canto da tela, no lado direito. Ao clicar no botão, o visitante só precisa selecionar o texto que deseja que seja traduzido para que, automaticamente, o intérprete virtual faça a tradução para Libras.
“A decisão de adquirir o Hand Talk veio com o intuito de melhorar a acessibilidade nos serviços do Conselho, não somente no site. Ainda há previsão de oferecer a tradução em Libras nos eventos realizados pelo CRESS-ES, a partir de 2020. Inclusive, já foi levantado o orçamento”, comenta a coordenadora administrativa Ingrid Santos da Silva.
O CRESS-ES ainda vai estudar a possibilidade de tornar o espaço físico do conselho todo acessível, incluindo tais alterações junto à reforma da sede, prevista para acontecer a partir de 2020, com as novas salas que foram adquiridas para ampliar a unidade.
Nosso país foi marcado pela lama das barragens. Há mais de 05 anos, Mariana (MG). E há exatos dois anos, em Brumadinho (02). O rompimento da barragem mina Córrego do Feijão provocou a morte de 259 pessoas, e 11 ainda estão desaparecidas. Um crime sem precedentes, e que nos faz reforçar a importância de seguirmos […]
25/01/2021 as 8:00
Na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, o atendimento remoto do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h30 às 16h30. Os/As trabalhadores/as do CRESS-ES farão a primeira reunião de 2021, nesse dia, das 16h30 às 18h30. Você pode conferir todas as reuniões dos/das trabalhadores/as, para o a no de 2021, na agenda do CRESS-ES […]
22/01/2021 as 11:31
O CFESS lançou nesta quarta-feira (20/1) o Plano de Metas e Planejamento Orçamentário 2021 da entidade. O documento, disponível no Portal Transparência do CFESS, apresenta a síntese do conjunto de ações que o Conselho Federal pretende realizar neste ano, elaborado a partir de um debate virtual coletivo com os CRESS e a com categoria de assistentes sociais […]
21/01/2021 as 9:35
O Brasil é um país laico. Ou seja, não há uma religião oficial. E, segundo nossa Constituição, toda cidadã e todo cidadão pode manifestar livremente suas crenças e seus cultos, assim como também não tem a obrigatoriedade de exercê-los. O nosso país abriga as mais diversas religiões, com diferentes tradições e doutrinas. Entretanto, apesar do […]
21/01/2021 as 8:15