Veja o CFESS Manifesta do Dia Internacional da Mulher
Arte: Rafael Werkema/CFESS
“Sou assistente social. Luto contra o desrespeito, defendo direitos”. Esta chamada, escolhida pelo CFESS para comemorar o Dia Internacional da Mulher, serve para reafirmar o compromisso da categoria na defesa permanente dos direitos das mulheres e no combate à desigualdade de gênero. Compromisso que deve ser cotidiano, como o próprio Código de Ética profissional orienta.
E neste 8 de março, o CFESS lançou mais um manifesto sobre o tema, reunindo dados e informações que mostram que ainda há muita desigualdade a ser superada, e que é necessário romper as estruturas do capitalismo patriarcal.
“Segundo os resultados da pesquisa Data Senado, em sua 4ª versão, os resultados em 2011 apontam que o conhecimento da Lei Maria da Penha cresceu 98% entre as brasileiras. Porém para as entrevistadas, o fato de conhecer a lei não significa que vão realizar uma denúncia às autoridades policiais. Das entrevistadas, 57% declararam conhecer mulheres que já sofreram algum tipo de violência”, aponta trecho do documento.
E não é só isso. Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o número de registros sobre a Lei Maria da Penha, na Central de Atendimentos à Mulher, por meio do disque-180, foi de 48.057 em 2007, passando a 82.170 em 2010 (Secretaria de Políticas para as Mulheres – dados do disque-180). Nesse sentido, a Lei Maria da Penha vem se tornando uma das principais formas de se combater o perverso ciclo da violência de gênero, que atinge as mulheres em todo Brasil.
Por esse motivo, já há algum tempo, o Conjunto CFESS-CRESS vem incorporando lutas do movimento feminista, transformando-as em bandeiras cotidianas, como: defesa intransigente da liberdade, da autonomia e dos direitos das mulheres; empenho na eliminação de toda forma de violência e preconceito, expressos na reprodução do machismo, do racismo, do sexismo e do não respeito à diversidade; intervenção crítica nos espaços institucionais e na mídia, tendo em vista o uso da fetichização e mercadorização do corpo da mulher; acesso das mulheres à política de saúde integral (Paism), respeitando-se sua fase geracional e respectivas demandas; luta pela legalização do aborto, lembrando que se trata de uma questão gravíssima de saúde pública e causa de mortalidade materna no Brasil; e pelo fim da exploração sexual e do tráfico de mulheres.
Nesta data comemorativa, o CFESS parabeniza as assistentes sociais e mulheres em todo o mundo, que resistem e lutam contra a desigualdade e a violência. Como a própria campanha de Gestão 2011-2014 diz, No mundo de desigualdade, toda violação de direitos é violência. Por isso, a nossa luta é todo o dia, contra o racismo, machismo e homofobia.
Leia o CFESS Manifesta do Dia Internacional da Mulher.
Fonte: site do CFESS.
Na última semana, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), entidade de direito público que regulamenta, normatiza e orienta a profissão de Serviço Social no Brasil, tomou conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais, pelo qual uma advogada, que se identifica como Procuradora de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional […]
05/03/2021 as 10:27
O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 17ª Região/ES apresenta algumas orientações importantes às/aos assistentes sociais que têm buscado o Conselho para solicitar sua inscrição profissional (primeiro registro) ou, no caso das/dos que estão com o registro cancelado, a reinscrição profissional, em especial pela participação em processos seletivos ou outras formas de contratação para […]
02/03/2021 as 10:00
Nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o atendimento remoto do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h30 às 16h30. Os/As trabalhadores/as do CRESS-ES farão uma reunião, neste dia, das 16h30 às 18h30. Nos demais dias desta semana, o atendimento remoto será realizado das 12h30 às 18h30. Lembrando que os contados podem ser feitos por […]
22/02/2021 as 9:57
O Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região (CRESS-ES) está com um novo site para melhor divulgar seus dados e informações que sejam de interesse da categoria e de toda sociedade. O “Portal da Transparência CRESS-ES” pode ser acessado pelo https://cress-es.implanta.net.br/portaltransparencia/#publico/inicio. Para ser possível viabilizar o site e tornar os dados do Conselho informatizados, de […]
19/02/2021 as 10:17