As atividades em comemoração ao Dia da/o Assistente Social, em 2021 ocorrerão de forma remota, ainda devido à pandemia da Covid-19. No entanto, o CFESS e os CRESS em todo Brasil preparam um grande número de debates, lives, palestras, intervenções culturais.
Clique aqui e confira o site especial com a programação do mês de maio
Para 2021, assistentes sociais apontaram um tema urgente e necessário, ainda mais no contexto da pandemia, de luta pela saúde pública e políticas sociais: o trabalho pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais!
O mote do 15 de maio em 2021 é: “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente”. O tema vem reafirmar o projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e tradicionais, reforçando a inserção da categoria na luta e resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e muitos outros, que estão não só campo, mas também nas cidades.
Assim, para valorizar e celebrar o trabalho de assistentes sociais e denunciar os ataques aos direitos de trabalhadoras e trabalhadores no Brasil, no Dia da/o Assistente Social, 15 de maio, às 16h, haverá um evento virtual unificado, promovido pelo Conjunto CFESS-CRESS e que será transmitido pelos canais do CFESS no Facebook e no Youtube e também pelos canais dos CRESS nas redes sociais.
“Como sempre, teremos mais um maio com celebração coletiva e de luta, organizado de forma unificada pelo Conjunto CFESS-CRESS! Com muito debate, participação de assistentes sociais e mensagens para a categoria. Teremos importantes participações com representatividade. Convidamos todas as pessoas!“, destaca a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Emilly Marques.
Clique aqui e veja as peças criadas especialmente para o Dia da/o Assistente Social 2021
Atividades pelo Brasil com temas sobre a atuação profissional
Durante todo o mês de maio, os Conselhos Regionais organizaram uma série de eventos virtuais, para celebrar o Dia da/o Assistente Social e debater a temática aprovada, por meio de várias nuances: a luta pela terra e os impactos na vida dos povos indígenas e comunidades tradicionais; O trabalho de assistentes sociais pelos direitos e pela vida dos povos originários; intervenções culturais de comunidades quilombolas, dentre outros.
E além desses, tem debate sobre supervisão de estágio, Código de Ética, atendimentos de assistentes sociais no Suas, SUS e no Judiciário, Mercado de Trabalho e os desafios profissionais, a atuação da categoria no contexto da pandemia de Covid-19 nos estados, sigilo profissional, reflexões sobre a conjuntura, perspectivas para a profissão no pós-pandemia.
Clique e confira tudo no site especial!
Também haverá um live unificada da região nordeste nos dias 20 e 21 de maio, com os temas:
– 1º Dia – Resistência e luta em defesa do direito à vida no campo e na cidade – pelos povos originários e comunidades tradicionais;
– 2º Dia – Trabalho profissional da/o assistente social no campo e na cidade em tempos de pandemia.
Os debates serão transmitidos pelas redes sociais do CFESS e dos CRESS do Nordeste.
Participe também, venha celebrar o seu dia e debater sobre os desafios e caminhos da profissão de Serviço Social!
Texto e Artes: CFESS
03/04/2025 as 2:22
INSCREVA-SE E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO 16º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS! As atividades pelo Dia de Assistentes Sociais ocorrerão em 16 de maio, sexta-feira, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, em Vitória. Podem participar assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e demais profissionais da área. As inscrições acontecem pela plataforma Sympla. […]
24/04/2025 as 7:20
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32